
Guernica
Travessa dos Venezianos, 44 - Cidade Baixa
A casa oferece shows de artistas independentes da cidade. Samba, música latino-americana e ritmos nordestinos são destaques da programação
O Guernica é um espaço de cultura e resistência que habita uma das casinhas de uma das ruas mais charmosas de Porto Alegre, a Travessa dos Venezianos. Com objetivo de praticar a democratização da cultura, a casa promove shows de quarta a domingo, valorizando os artistas independentes da cidade.
O nome, inspirado no célebre quadro de Pablo Picasso de 1937, que se tornou símbolo antimilitarista e da luta pela liberdade, revela bastante sobre o bar – um local onde pulsa resistência, alegria, arte e acolhimento. “Somos uma casa onde se possa expulsar a tristeza e trazer a esperança em seu lugar, ter muitas histórias ainda por serem escritas e silenciar as nossas bocas apenas por beijos, jamais por censuras”, declaram Ronivon e Pepe Martini, pai e filho, proprietários do empreendimento.
Com a proposta de associar arte, cultura e certo posicionamento crítico diante da vida, o Guernica promove intensa programação musical, com bastante destaque para o samba, a música latino-americana e os ritmos nordestinos. Não há cobrança de couvert: o público contribui espontaneamente com os artistas. A agenda semanal é divulgada às terças-feiras pelas redes sociais do bar.
Pepe comanda o projeto itinerante de cozinha artesanal Mucho Gusto, que assina o cardápio da casa, com destaque para as pizzas no estilo uruguaio – retangular, com massa mais grossinha e queijo muçarela – e as empanadas, tudo com valores bem acessíveis. Para quem gosta de cachaças, a de guaco faz sucesso entre os frequentadores.
Créditos de imagem - Destaque: Gabriel Barros | Galeria: Leonardo Serrat & Gabriel Barros