
Justo
Avenida Borges de Medeiros, 741 - Centro Histórico
Localizado no Viaduto da Borges, o bar é o clássico bom e barato, além de ter um ambiente com espírito caseiro
Não é exagero dizer que o Justo é um dos principais responsáveis pela transformação de um cartão-postal de Porto Alegre. Desde a inauguração em 2017, o bar se soma a outros estabelecimentos que movimentam o Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros, com centenas de frequentadores diários ocupando os degraus das escadarias – antes evitadas pela população por receios de segurança. Mesmo quando todas as mesas da área externa estão ocupadas, o Justo segue recebendo grupos de amigos que ficam de pé para curtir o happy hour e o clima vibrante do Centro Histórico – não à toa, um dos lemas do Justo é “Confia no Centro”.
Como o nome indica, o bar Justo tem como proposta oferecer refeições e bebidas com preços justos – quem frequenta desde os primeiros dias pode atestar que os valores mudaram muito pouco ao longo dos anos. Além disso, o estabelecimento tem a diversidade como bandeira e já realizou eventos como o Papo Justo, em que convidadas mulheres abordam temas como a identidade indígena e a visibilidade trans.
O cardápio busca popularizar técnicas da chamada alta gastronomia em pizzas, sanduíches e hambúrgueres, além de doces e pães – tudo muito saboroso e acessível.
Para beber, as opções incluem chope, bebidas sem álcool e drinques como a gin tônica de hibisco, um dos clássicos do Justo. Vale acompanhar as redes sociais do bar para ficar por dentro de menus temáticos lançados em datas comemorativas e outras programações especiais como a – justíssima! – Pizza dos Funcionários, que reverte todo o valor das vendas de pizzas para a equipe do bar.
Crédito de imagens - Destaque: Adelino Bilhalva | Galeria: Ricardo Feldman, Adelino Bilhalva & Instagram_Justo