Lancheria do Parque
Av. Osvaldo Aranha, 1.086 - Bom Fim
A histórica “lanchera" é lanchonete que faz parte da cultura pop da cidade
A Lancheria do Parque, ou “lanchera”, como chamam os íntimos, é um dos locais mais icônicos de Porto Alegre. Desde 1982, a lanchonete está no mesmo endereço, em frente ao Parque da Redenção, ocupando o número 1.086 da Avenida Osvaldo Aranha, passarela que se estende ao longo do bairro Bom Fim. O pequeno toldo, em vermelho vivo, com o nome do restaurante, se destaca em meio à profusão de lojas e cafés das adjacências.
Há 40 anos em uma região culturalmente fervilhante, repleta de casas de espetáculos, bares e espaços públicos, a “lanchera” já teve várias figuras ilustres como clientes fiéis: muitos músicos, políticos e escritores debruçaram-se sobre as mesas da lancheria. No entanto, engana-se quem pensa se tratar de um lugar chique. A casa é quase como um corredor que vai estreitando enquanto avançamos em direção aos fundos.
Logo na entrada, fica o balcão do buffet, disponível praticamente durante todo o dia, com arroz, feijão, carnes e saladas. Do lado oposto, está o balcão de atendimento, que se estende até o fim do espaço. O estilo é o mesmo desde a época da inauguração, com vidros expondo doces e salgados e um display antigo mostrando os pratos e os preços.
O local também está longe de ser silencioso. As cerca de 2 mil pessoas que passam por lá diariamente são atendidas na base do grito, mas sem deixar de lado a gentileza. O garçom, diretamente da mesa, comunica o pedido em voz alta para a pessoa que comanda a chapa ou está preparando os sucos. As ordens “sai um suco de laranja batido” ou “torrada completa” são a trilha sonora da casa.
Mesmo com tantas opções, o xis ainda é o queridinho. O mais tradicional é o xis coração, com coração de frango picadinho, queijo, ovo, milho, ervilha, salada e bastante maionese. O xis salada também é bastante pedido, substituindo apenas o coração pelo bife de hambúrguer feito na chapa. O lanche é bem recheado e suculento, e pode acompanhar uma das marcas registradas do local: o suco de frutas batido na hora e servido na própria jarra do liquidificador!
Créditos de imagem: Gabriel Barros