Patissier_mg

Pâtissier Marcelo Gonçalves

Rua Marquês do Pombal, 128 - Moinhos de Vento

Já foi a uma grocerant? Conheça esse misto de bistrô e confeitaria que eleva o prazer da gastronomia a outro patamar

Pato confitado, hambúrguer, feijoada e mil folhas de bergamota são os sucessos da casa

Aparece em
Para comer
Para beber
Casal
Família
Amigos
Pet friendly
Transporte Público
Bike
Para Trabalhar
Acessibilidade
$$
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

“O restaurante foi acontecendo assim, por si só, pelo acaso. Mas no fim parece que tudo se conectou.” É dessa maneira um tanto enigmática que Marcelo Gonçalves define seu Pâtissier, um dos endereços gastronômicos mais charmosos de Porto Alegre. Misto de bistrô e confeitaria – híbrido conhecido como grocerant –, a aconchegante casa que o chef mantém há 22 anos no bairro Moinhos de Vento é um dos destinos preferidos de quem gosta de comer muito bem em um ambiente confortável e decorado com extremo bom gosto.

O cardápio do almoço varia toda a semana – e é sempre delicioso. Três pratos, porém, estão sempre entre os preferidos da casa: o pato confitado, o hambúrguer e a feijoada, a melhor opção para a refeição de sexta-feira. Entre os doces que fazem sucesso, está o mil-folhas de bergamota.

Na parte da frente do prédio funciona a loja, onde você pode comprar os apetitosos doces e salgados expostos nas vitrines ou consumir no Pâtissier mesmo. Outra boa pedida é levar para casa os ingredientes e molhos que Marcelo Gonçalves prepara para seus pratos – dependendo do dia, até o famoso pato confitado do chef está esperando por você no balcão da mercearia.

Pâtissier Marcelo Gonçalves, nome do restaurante, remete ao começo da trajetória do proprietário na culinária: Gonçalves descobriu-se apaixonado pela cozinha na época em que lavava pratos em restaurantes na Europa. Estudou confeitaria e virou pâtissier (confeiteiro). De volta ao Brasil, e já trabalhando também com receitas salgadas, resolveu abrir o próprio negócio. “Era uma confeitaria. Daí alguém me desafiou a fazer um almoço em uma fazenda. Esses convidados, então, começaram a me chamar para cozinhar na casa deles em Porto Alegre. Por isso, a confeitaria virou bistrô, e o bistrô também tem serviço para evento”, resume Gonçalves. Outra vocação do Pâtissier é criar cardápios especialmente preparados pelo chef para ocasiões fechadas à noite, como aniversários, casamentos e confraternizações diversas.

O espaço em que é servido o almoço de segunda a terça no Pâtissier fica na parte de trás de um galpão, cujo despojamento industrial é matizado pela presença de sofás e poltronas vintage, mesas de centro com livros e revistas, lareiras e eletrolas nos cantos, quadros contemporâneos nas paredes, objetos antigos e luminárias nas estantes e aparadores. 

Já a cozinha fica em um contêiner na entrada desse salão com cara de loft descolado, de onde se pode ver a preparação das delícias. “Gastronomia pra mim é um meio de conexão com as pessoas, com os clientes, com os antepassados, com a família, com os amigos”, define Marcelo Gonçalves.

Créditos de imagens - Destaque: Ricardo Feldman | Galeria: Letícia Remião & Instagram_Patissier

Mais informações sobre o local

Rua Marquês do Pombal, 128 - Moinhos de Vento
Porto Alegre

Como chegar
Média de Preço

Entre R$ 166 a R$ 245 por pessoa