Rua Dom Pedro II, 550 - São João
Nesse ateliê, todo o processo de confecção das peças – da criação à finalização – é feito com o acompanhamento do alfaiate
Uma viagem no tempo e no mundo da elegância. É assim que podemos descrever a visita ao ateliê de Mauricio Placeres, no bairro São João, em Porto Alegre. Criado em 2010 com a proposta de oferecer alfaiataria para o público jovem, hoje a Mauricio Placeres Genuine Tayloring é referência em alfaiataria reconhecida.
A marca apresenta o equilíbrio entre seriedade e excentricidade, trazendo características das alfaiatarias inglesa e italiana. Na decoração, peças no estilo Luís XV e XVI se misturam com móveis, quadros, obras de arte e antiguidades garimpadas por Maurício em suas viagens pelo mundo. Entre os destaques, estão adornos vindos da França, da Itália e do Uruguai, gravuras e desenhos do século 18, vasos e objetos chineses, entre outras relíquias. A área externa é uma atração à parte, com jardim que leva os visitantes a um château em Paris.
A experiência de encomendar uma peça sob medida se compara a ateliês internacionais, apresentando a excelência ao estilo de marcas de alfaiataria bespoke europeias, em que todo o processo – da criação à finalização– é feito com o acompanhamento do alfaiate. As salas de prova são independentes e garantem total privacidade aos clientes, que têm à disposição a maior seleção de tecidos da região Sul.
Há também uma sala dedicada a camisas, gravatas, acessórios e peças de coleção inspiracional, onde é possível conferir looks autorais criados pelo alfaiate e a qualidade das matérias-primas. Um grande diferencial da marca está na assessoria completa de estilo: “É entender o cavalheiro e quando as roupas serão usadas. Compreendendo a pessoa, o ambiente, o local, o horário, o entorno e o tom do lugar, definimos o que cai bem para cada ocasião”, explica Mauricio, que também promove estudo de características físicas, cores, personalidade e gostos do cliente.
Grifes como Dormeuil, fundada na França em 1842, F.lli Cerruti, criada em 1881 na província de Biella, região italiana do Piemonte, e Scabal, uma referência inglesa que existe desde 1938, integram a lista de nove fornecedores de tecidos que oferecem lãs frias, lã com seda ou cashmere, linho, algodão, cashmere, vicunha, além de forros.
Os botões são feitos de materiais como chifre, ureia, pó de osso, madeira, coco, cobre e outros metais. Já as abotoaduras podem ser de aço, ouro, pedras ou diamantes. As gravatas, último item a ser escolhido para finalizar o look, são criação própria e exclusiva, produzidas em seda.
Créditos de imagem: Instagram_Maurício Placeres