Med Gastro Giardino Mediterrâneo
Av. Independência, 891 - Independência
Adepta do slow food, a casa tem cozinha italiana com sotaque mediterrâneo, de onde saem massas e doces feitos com ingredientes frescos
“Pressa e intolerância não podem entrar”, avisa já de cara o italiano Paolo Cannata, que vive no Brasil desde 1999, na entrada do seu Med Gastro Giardino Mediterrâneo. Com a filosofia do slow food, querendo proporcionar uma experiência mais do que uma mera refeição, o siciliano abriu seu espaço que une padaria e restaurante primeiramente na Gonçalo de Carvalho – que já foi conhecida como a “rua mais bonita do mundo”. Atualmente, o restaurante italiano Med Gastro ocupa amplo casarão antigo, perto do endereço original, na Avenida Independência, 891.
No cardápio, há massas e brusquetas de inspiração italiana e mediterrânea, feitas com produtos frescos. O almoço, servido a partir das 11h30, é o que a casa chama de “à la minuta all’italiana”: salada e brusqueta com opção de vários sabores de entrada, massa com tipo de molho à escolha do freguês – há variedades veganas – como prato principal, espresso e doce de sobremesa.
O Med Gastro recebe em algumas noites apresentações de música popular e jazz no seu espaçoso pátio. Depois da refeição – que realmente merece ser feita sem nenhuma pressa –, a dica é passar pelo balcão de doces, salgados e pães que fica na entrada. A generosa fartura inclui delícias como brownies, cannoli e produtos especiais, como o limoncello, o tradicional licor caseiro italiano de limão.
O diferencial do lugar é o grande quintal aos fundos do sobrado histórico, onde os clientes são servidos em mesas sob as copas das altas árvores e em meio a... animais soltos. Isso mesmo! Pelo pátio do restaurante circulam coelhos, galos e porquinhos-da-índia, que dão um clima de fazenda ao local e encantam a clientela – especialmente a criançada, que corre faceira atrás dos bichinhos.
Créditos de imagem: Letícia Remião