Moishe’s Deli
Rua Miguel Tostes, 997 - Rio Branco
Sanduíches feitos com bagel, pastrami e várias outras comidinhas de origem judaica fazem o sucesso do lugar
“Menos ódio, mais pastrami.” O lema estampado em letras garrafais na fachada do Moishe’s Deli coloca em evidência dois ingredientes essenciais do restaurante: o saboroso fiambre e a comida como elemento de paz e comunhão. “É uma visão com a qual fui criado, de que a pior coisa que existe é a guerra. O Moishe’s foi uma maneira de homenagear não só a minha família, mas todos os judeus”, conta o proprietário Marcelo Libel, que também lidera, entre outros estabelecimentos gastronômicos, o Sim Sala Bim. “Devo ser o único judeu que tem um restaurante árabe e um judaico”, diverte-se.
O menu do Moishe’s Deli mescla receitas familiares e clássicos que se espalharam pelo mundo, com destaque para os sanduíches de pão bagel – introduzido na América por imigrantes judeus e produzido no local. Além do bagel de pastrami, há também opções recheadas com salmão defumado. Uma das mais apreciadas pelos clientes é o sanduíche pink money, feito de bagel, salmão defumado, húmus de beterraba, cebola roxa e picles.
Outra excelente pedida são os pratos feitos e a la minutas, que levam ingredientes como falafel, schnitzel (empanado) de frango, húmus de cenoura, latkes (bolinho crocante de batata) e o onipresente pastrami, cuja carne é curada na charcutaria do Moishe’s Deli.
O restaurante leva o nome de Marcelo em hebraico e de seu bisavô, Facilisi Moishe, cujo retrato se tornou uma das marcas do Moishe’s Deli. O local também funciona como delicatéssen de produtos como húmus (de grão-de-bico, beterraba ou cenoura), mostarda e picles, voltados para quem deseja levar para casa um pouco da culinária judaica. A propósito, para as datas sagradas da religião – incluindo o shabat, período de descanso entre o fim da tarde de sexta e o anoitecer de sábado –, é possível encomendar kits com produtos variados do Moishe’s Deli.
Créditos de imagem: Instagram_Moishe’s Deli