Moita Lanches
Avenida Ipiranga, 2.800 - Santa Cecília
“Sem frescura”, a lanchonete deixa o gourmet de lado para fazer um sanduíche incrível em ambiente que lembra mercearias antigas
O Moita é o xis “sem erro”. Faça chuva ou faça sol, o pão vai estar sempre sequinho e crocante, o recheio bem temperadinho e a cerveja bem gelada. Localizado em uma das avenidas de maior movimento em Porto Alegre, o entra e sai é constante e o público bem variado. No entanto, por ficar no caminho para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o local é um queridinho dos universitários.
O Moita abraça a simplicidade com mesas e cadeiras de madeira nos dois andares da casa e também na área externa. Os pedidos são feitos na mesa e, graças a uma proteção envidraçada, a chapa fica visível aos visitantes do andar de baixo, que podem acompanhar o balé de carnes e demais recheios sendo preparados sobre a superfície quente.
O restaurante também serve torradas e baurus, mas o principal é mesmo o xis. O xis entrevero, por exemplo, é uma versão de um típico prato gaúcho com variedade bem extensa de carnes: calabresa, coração de frango, bacon, frango e carne bovina. Outro lanche bem quisto pelos clientes é o tri moita, que, como o nome já entrega, leva três bifes de hambúrguer. Tudo isso, claro, além dos ingredientes tradicionais, como milho, ervilha, alface, tomate e maionese.
“Alemão”, como é conhecido o proprietário do local, fica no balcão organizando e recebendo os pagamentos dos clientes que se preparam para ir embora. Esse seu local de trabalho lembra os balcões das antigas mercearias de épocas já um tanto remotas, com balas e bombons expostos para tentar fisgar uma última indulgência dos já muito bem alimentados visitantes.
Créditos de imagem: Instagram_Moita Lanches