
Ninkasi Bar
Rua João Alfredo, 557 - Cidade Baixa
Cervejaria artesanal comandada por mulheres, a casa tem nove torneiras de onde jorram diversos sabores para agradar diferentes paladares
O bar de cervejas artesanais Ninkasi surgiu da parceria da cervejaria Sapatista com a DaLuz – outra produtora conduzida por mulheres – e funciona desde outubro de 2021 na Rua João Alfredo, tradicional endereço da jovem boemia porto-alegrense.
Ninkasi, nome escolhido para o bar da Cidade Baixa, representa uma deusa suméria da bebida, da cerveja e do álcool. Ela empoderou-se há quase quatro mil anos, quando foi documentada pela primeira vez uma receita de cerveja na Mesopotâmia em um poema escrito em sua homenagem. Autodefinida como “uma cerveja revolucionária feita por mulheres”, a cervejaria artesanal Sapatista quer reafirmar a presença feminina nessa história. Afinal, a bebida teria sido descoberta por mulheres.
O Ninkasi oferece nove torneiras, com espaço para uma cerveja “convidada”, de onde jorram cervejas artesanais de diversos sabores para agradar diferentes paladares. Para beber, pode ir sem medo na Incendiária, que é uma Red IPA, ou na Filipina, uma Double IPA, ambas cervejas fortes da Sapatista. Além de bebidas, há opções de comidas com carne, veganas e vegetarianas. Entre os petiscos, destaque para a pizza vegetariana e o ótimo bolinho de feijão recheado com couve refogada e molho de pimenta.
Nos fundos do bar, tem mesa de sinuca e pingue-pongue – e rola até campeonato. A afirmação do protagonismo feminino está presente também nos nomes de cervejas como a Maria da Penha – uma saison com butiá – e nas apresentações musicais ao vivo, sempre de artistas mulheres.
Créditos de imagem - Destaque: Instagram_Ninkasi | Galeria: Instagram_Ninkasi & Gabriel Barros