
Parque da Redenção
Av. João Pessoa, s/nº - Farroupilha
No coração da cidade, a área possui múltiplas atrações e é ponto de encontro dos porto-alegrenses
Democrática, plural e repleta de atrativos, o Parque da Redenção é um dos principais pontos de encontro de Porto Alegre. Inicialmente conhecida como Várzea do Portão e Campo do Bonfim, a área ganhou o nome de Campos da Redenção para comemorar a libertação de escravizados na cidade no final do século 19. A nomenclatura oficial, Parque Farroupilha, foi cunhada em 1935, no centenário da Guerra dos Farrapos, mas não teve jeito: Redenção segue sendo até hoje o nome mais popular.
O parque mais antigo de Porto Alegre oferece áreas verdes para o público de todas as idades espairecer e praticar atividades físicas. Também é conhecido por espaços que celebram outras culturas, como o Recanto Oriental e o Recanto Europeu, pelo Monumento ao Expedicionário – os “Arcos”, como costumam ser chamados – e pelo espelho d’água, que reúne em seu entorno milhares de frequentadores da Redenção.
No fim de semana, dois eventos movimentam ainda mais o parque. Aos sábados pela manhã, a Feira Ecológica da Redenção – considerada a maior feira orgânica ao ar livre da América Latina – atrai um público assíduo para a Avenida José Bonifácio. Aos domingos, nesse mesmo local, o Brique da Redenção perfila suas bancas de artesanato, obras de arte, antiguidades e outros produtos.
Dentro do parque, o Refúgio do Lago, inaugurado em 2022, conta com opções gastronômicas. Quem deseja oferta maior de cafés e restaurantes pode explorar as ruas próximas ao Colégio Militar ou passear pelos bairros vizinhos Bom Fim e Cidade Baixa, a poucos minutos de caminhada da Redenção.
O parque acolhe atividades muito variadas – desde práticas de yoga e oficinas artísticas a manifestações políticas, doações de pets e shows gratuitos. Outra opção musical nas quadras da Redenção é o Auditório Araújo Vianna, junto à Avenida Osvaldo Aranha, com programação intensa que reúne artistas nacionais e internacionais.
Créditos de imagem - Destaque: Ricardo Feldman | Galeria: Gabriel Barros