Parque Moinhos de Vento
R. Comendador Caminha, s/nº - Moinhos de Vento
Pulmão do bairro em que está, o Parcão é um dos cartões-postais de Porto Alegre
Carinhosamente conhecido como Parcão pelos porto-alegrenses, o Parque Moinhos de Vento é uma das principais áreas verdes da cidade. O nome oficial do parque e do bairro que o acolhe faz referência a moinhos de trigo antigamente instalados na região. Não à toa, a atual Rua 24 de Outubro chamava-se Caminhos dos Moinhos de Vento até 1939.
Ao longo de grande parte de sua história, o parque foi um polo dos principais esportes da cidade, abrigando o Prado Independência – tradicional hipódromo dos séculos 19 e 20 –, e o Estádio da Baixada – a casa do Grêmio até 1954. Somente nos anos 1960 começaram os estudos para criar um parque na região e as negociações da Prefeitura com o Jockey Club do RS para adquirir a área antes dedicada ao turfe.
Trilhas, um lago artificial e áreas arborizadas para piqueniques e práticas esportivas são algumas das atrações do Parcão, um dos lugares mais movimentados da cidade aos fins de semana. A réplica de um moinho de vento conecta o parque com sua história, criando um dos cartões-postais mais icônicos de Porto Alegre.
Em uma de suas margens, a Rua Comendador Caminha está repleta de opções gastronômicas para os frequentadores do Parcão. Com poucos minutos de caminhada, ao cruzar a 24 de Outubro, é possível aproveitar outros encantos do bairro Moinhos de Vento em ruas como a Dinarte Ribeiro e a Padre Chagas.
Créditos de imagem: Gabriel Barros
(51) 3289-8312