Ratskeller Baumbach
Avenida Pará, 1.324 - São Geraldo
Joelho de porco, pato assado e outras iguarias da culinária alemã tradicional encantam clientes nesse restaurante clássico
O Ratskeller Baumbach é referência em gastronomia alemã na capital gaúcha há 55 anos. São três gerações da família Baumbach garantindo a qualidade da comida e a simpatia do atendimento do restaurante inaugurado em 1967 pelo casal Vera e Orlando, até hoje no comando do negócio.
A ligação dos Baumbach com a culinária é ainda anterior. Os fundadores trabalharam como auxiliares de cozinha no restaurante Tiroleza, em São Leopoldo, antes de assumirem em 1966 o restaurante do então recentemente inaugurado Mini Golfe, em Gramado.
Os Baumbach também estiveram presentes em outras operações gastronômicas de Porto Alegre: Orlando ajudou a estabelecer restaurantes como o do Clube Veleiros do Sul e o da Sociedade Suíça – onde permaneceu 10 anos antes até iniciar em 1982 a construção do atual Ratskeller.
Originalmente localizado na Avenida Cristóvão Colombo, o Ratskeller mudou-se em 1989 para a esquina das Avenidas Pará e Viena, no bairro São Geraldo, em um sobrado construído pela família.
O bufê é variado e as porções à la carte são individuais, mas bem servidas. É quase impossível destacar algum prato em meio a tantas iguarias germânicas, mas duas especialidades do Ratskeller são o joelho de porco e o pato assado. Outras peças de resistência do restaurante são o spatzle (massa típica alemã) gratinado e o filé de peixe Baumbach: o prato mais pedido da casa é um delicioso peixe grelhado coberto com lâminas de amêndoas, camarões, queijo e molho branco gratinados.
Nem porco, pato ou peixe? Tudo bem, pode pedir então o filé ao molho de champignon – os clientes antigos dizem que é o mesmo desde 1967 – ou o fettuccine grana padano, massa envolta em queijo cremoso e marcante, flambado com conhaque na frente do freguês.
O restaurante Ratskeller recebe sua clientela fiel em dois ambientes distintos, um para almoço (bufê) e outro para jantar (à la carte) – além do espaço reservado para eventos, chamado Sala Monschau. A decoração tradicional valoriza os detalhes em madeira, que têm a mão do também marceneiro Orlando Baumbach, responsável inclusive pela produção das mesas da casa.
Créditos de imagem: Instagram_Ratskeller