Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro, s/nº - Centro Histórico
O espaço recebe recitais, concertos, balé e ópera, tanto de artistas nacionais quanto estrangeiros
O Theatro São Pedro é uma joia encravada no coração do Centro Histórico, bem no “quadrilátero do poder” da capital gaúcha. Atualmente, recebe regularmente recitais e concertos de artistas nacionais e estrangeiros, apresentações de balé e montagens de ópera e séries, como o Musical Évora – com recitais gratuitos às 12h30 no Foyer Nobre. Criada em abril de 1985, a Orquestra Theatro São Pedro já acompanhou dezenas de solistas de música erudita e popular, e mantém uma agenda de concertos regulares na casa.
Inaugurado em 27 de junho de 1858, o belo prédio em estilo neoclássico do Theatro São Pedro foi construído para substituir iniciativas anteriores, como a precária Casa de Ópera, e presentear a cidade com um teatro digno de grandes metrópoles.
Em seu período áureo, na primeira metade do século 20, o teatro abrigava temporadas com variada programação, que incluía montagens teatrais e de ópera, balés e recitais de câmara. O nobre palco recebeu estrelas da música erudita como os pianistas Arthur Rubinstein, Friedrich Gulda, Magda Tagliaferro e Claudio Arrau, o maestro Heitor Villa-Lobos e as cantoras líricas Bidu Sayão e Marian Anderson.
Interditado em 1973 pelo estado degradado em que se encontrava, o teatro mais antigo de Porto Alegre foi reinaugurado em 1984 depois de uma cuidadosa e extensa restauração, cuja campanha foi liderada pela empreendedora cultural Eva Sopher – que ocupou a direção administrativa da casa até sua morte, em fevereiro de 2018.
Ao lado do teatro da Praça Marechal Deodoro – também conhecida como Praça da Matriz –, está em fase finalização o Multipalco Eva Sopher, projeto com mais de 18 mil metros quadrados de área construída e cinco andares, que inclui Concha Acústica, Teatro Oficina, teatro italiano e salas de ensaio para dança e artes cênicas e circenses, entre outros equipamentos. Créditos de imagem - Destaque: Flávio Wild | Galeria: Divulgação_Theatro São Pedro