
Toca do Disco
Rua Garibaldi, 1.352 - Bom Fim
Uma das lojas de disco mais longevas da cidade é ponto de fomento da cena musical local desde 1989
O letreiro na fachada indica que você está chegando a um local que é muito mais que uma loja: é espaço de troca e fomento da cena musical porto-alegrense. “Desde 1989 tocando a vida”, a Toca do Disco sobreviveu a todas as transformações do mercado fonográfico desde sua fundação, sempre mantendo seus clientes fiéis e assistindo a diversas gerações de apaixonados por música da cidade passarem pelos altos da Rua Garibaldi.
Fundada por Rogério Cazzetta, a Toca sempre foi um negócio familiar. Inicialmente a loja de discos dividia o espaço com a locadora de vídeos administrada pela irmã. Hoje, mais de 30 anos depois, Cazzetta divide as funções e o balcão com os filhos Rafael e Francisco.
Nas prateleiras, CDs e discos de vinil novos e usados, com foco especial em rock, blues, jazz e música brasileira. Há uma interessante seção de compactos – muitos deles raros! –, que fazem a alegria dos colecionadores que vêm do mundo todo visitar a loja.

Além disso, desde a fundação da loja, Cazzetta comercializa álbuns da cena musical de Porto Alegre e também apoia e patrocina diversos projetos de artistas da cidade.
Por tudo isso, a Toca do Disco recebe uma legião de apaixonados por música, sejam eles locais, sejam visitantes. Frequentemente os clientes esbarram em compradores japoneses, argentinos e uruguaios, todos em busca de pérolas da música brasileira.
Até os músicos que vêm a Porto Alegre se apresentar abrem uma brecha na agenda e passam por lá para garantir um novo achado para a sua coleção. “A gente acompanhou todas as mudanças do mercado fonográfico e da música em Porto Alegre. Com o passar do tempo, participamos também da vida dos clientes, de suas conquistas, transformações, casamentos, filhos. Fico muito feliz de ver diferentes gerações frequentando a Toca”, afirma.
Se você for à loja, aproveite para conferir a seleção de álbuns de artistas locais – um passeio pela história da música contemporânea do Rio Grande do Sul – ou pedir dicas de clássicos do blues, um dos gêneros favoritos por lá.
Crédito de imagens: Instagram_Toca do Disco