A criadora da websérie “Jornada de uma Mãe” compartilha seu roteiro para comprar bons brinquedos e entreter os filhos
Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui
Em um mundo cada vez mais digital, as telas inevitavelmente encontram espaço na rotina de adultos e de crianças. Mas especialistas indicam que é importante moderar o tempo diante dos dispositivos, ainda mais quando se trata dos pequenos. Em meio a tanto estímulo virtual, onde encontrar brinquedos e brincadeiras que estimulem a imaginação, a curiosidade e a socialização?
A jornalista e influenciadora digital Vanessa Martini, mãe do Theo e do Thomaz, conta que essa é uma das perguntas que mais inquieta os pais – e uma das tantas questões que a levou a compartilhar experiências da maternidade com seus leitores e seguidores. “Não era só eu! Muitas outras mães também enfrentavam essa e outras dúvidas”, recorda Vanessa. Entre elas, onde levar os filhos para comer, passear e, claro, brincar.

Um dos lugares de Porto Alegre com mais opções para explorar o lúdico entre os pequenos é a Munay Brinquedos Educativos. “Ao entrar na loja, a gente se encanta com a diversidade de brinquedos que estimulam a imaginação das crianças a inventarem suas brincadeiras. Eles ensinam que a vida envolve processos e que algumas coisas levam um tempo para acontecer”, observa Vanessa, na comparação com o que o mundo digital costuma oferecer: “na maioria das vezes, tudo vem pronto, sem exigir muito esforço”.
Outro elemento fundamental da rotina de brincadeiras é a interação com outras crianças. Vanessa ressalta que essas trocas colaboraram para que os pequenos aprendam a lidar com as diferenças, desenvolvendo o senso de empatia. Entre os espaços da cidade que favorecem a socialização, ela recomenda o Parquinho da Redenção, que acolhe crianças de diferentes idades com suas opções de lazer.
Se o objetivo for aliar brincadeira e conhecimento, o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS é a grande pedida, segundo Vanessa. E, caso pais queiram aproximar os pequenos da natureza, a dica é o Sítio Canto Rural, no bairro Lami, na Zona Sul de Porto Alegre.

A jornalista e mãe ressalta que, muitas vezes, é possível despertar o lúdico com atividades que não são necessariamente infantis. “Eu e meu filho já pegamos o Trensurb e fomos a São Leopoldo tomar um sorvete. É um passeio corriqueiro que pode ser divertido. Também adoramos caminhar pelas ruas do Centro Histórico. A cidade tem lugares lindíssimos e estimulantes para explorarmos com nossos filhos.”
Créditos de imagem - Destaque: Instagram_Munay | Retrato e feed: Arquivo Pessoal