Tops picos de skate por Dwayne Fagundes

O skatista mostra os melhores lugares da cidade para praticar o esporte


Locais para você conhecer

Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui

Ver no mapa
Local

Skate Park – Megapista da Orla

Avenida Edvaldo Pereira Paiva, 960 - Praia de Belas
Porto Alegre

Local

IAPI Skate Park

Entre a Rua Dr. Eduardo Chartier e a Avenida Cristóvão Colombo - Higienópolis
Porto Alegre

“A Megapista tem todos os tipos de obstáculos, escolinhas e um clima muito bom.”

O Centro Histórico é um lugar clássico da cultura skater entre os porto-alegrenses

Publicado em 08 de maio de 2023
Aparece em
Equilíbrio
Natureza
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Maior pista de skate da América Latina, a Megapista da Orla do Guaíba tornou- se referência nacional entre os skatistas e ponto turístico da cidade, despertando interesse inclusive de quem nunca subiu em um shape. Não importa o horário ou dia da semana, a movimentação por lá é intensa, reunindo praticantes experientes e iniciantes, além de curiosos que frequentam o local para admirar as manobras. O espaço transformou a cidade, somando-se a outros lugares históricos da cultura skater na capital gaúcha.

O skatista porto-alegrense Dwayne Fagundes, 33 anos, vive essa história desde criança, quando começou a brincar com seu primeiro skate nas ruas do bairro Alto Teresópolis. Em 1998, aos 8 anos, acompanhado do pai, começou a frequentar a Praça da Matriz, no Centro Histórico, reduto skatista desde meados dos anos 1970, espaço que segue sendo um dos lugares favoritos de Dwayne. “Esse é um lugar clássico do skate em Porto Alegre. As escadas são muito boas pra deslizar.”

A criação do IAPI Skate Park em 2001 atraiu Dwayne e uma legião de skatistas. Mais conhecida como Pista do IAPI – por sua proximidade com a Vila IAPI –, é considerada a primeira skate plaza, praça de skatistas, do Brasil. O piso e os bancos remetem aos da Praça da Matriz, replicando elementos apreciados pelos skatistas no pico pioneiro da cidade.

“A Pista do IAPI foi um bagulho que uniu toda a Porto Alegre. Vinha gente de tudo que é canto da cidade e da região metropolitana”, recorda Dwayne, adepto do skate street – modalidade que aproveita elementos como escadas, bancos e corrimãos para as manobras.

Não demorou muito para ele obter os primeiros patrocínios de marcas e alçar novos voos com o shape. “Fui para os EUA buscar meu sonho de entrar em marcas que eu sempre curti. Sigo até hoje com algumas delas”. Após viver entre 2008 e 2011 em Costa Mesa (Califórnia) e Atlanta, Dwayne retornou a Porto Alegre. Mas, desde então, viaja por todo o País e pelo mundo a convite de patrocinadores para gravar vídeos e ser fotografado fazendo suas manobras.

“A gente geralmente viaja pra procurar picos novos, que talvez não tenham aparecido em nenhum vídeo. Se estou caminhando e vejo uma escada com um corrimão perfeito pra deslizar, onde ninguém andou, já chamo o meu câmera para gravar”, conta. “Também gosto de fazer manobras difíceis nos lugares clássicos.”

Quando está na capital gaúcha, ele dedica atenção à sua loja de produtos de skate, a Street Talk Shop, que realiza eventos beneficentes anuais para premiar quem está começando a subir no shape. “Hoje em dia, sou profissional, tenho a minha loja e consigo dar uma ajuda pra molecada”, conta Dwayne, que mora atualmente no bairro Menino Deus, junto ao morro Santa Tereza.

Os melhores espaços para subir no shape

Na visão do esportista, os 6,2 mil metros quadrados da Megapista da Orla transformaram a experiência dos skatistas em Porto Alegre. “É ótimo, especialmente pras novas gerações. A Megapista tem todos os tipos de obstáculos, escolinhas e um clima muito bom. Tomou uma proporção que a cidade precisava”, conta ele, destacando a expressiva participação feminina na pista à beira do Guaíba.

Além da Praça da Matriz, do IAPI Skate Park e da Megapista da Orla, Dwayne também recomenda a Praça Julio Andreatta, entre as Avenidas Benjamin Constant e Ceará, no bairro São Geraldo, e o vão do Viaduto do Brooklyn – como vem sendo chamado o Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina, na Avenida João Pessoa.

Créditos de imagem - Destaque: Instagram_Dwayne Fagundes | Retrato: Thiago da Luz | Feed: Thiago da Luz & Guilherme Almeida | Galeria: Robson Sakamoto, Guilherme Almeida & Daniel Souza