Mapa da corrida na cidade

Descubra grupos, circuitos e competições para quem quer começar ou já é amante dessa atividade física


POA tem tradição em corridas de rua

Publicado em 22 de maio de 2023
Aparece em
Família
Casal
Amigos
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Porto Alegre é considerada uma cidade tradicional no universo das corridas de rua. O Clube dos Corredores de Porto Alegre - Corpa foi criado há mais de 40 anos por atletas que sentiam falta de uma entidade que reunisse os corredores gaúchos e que organizasse as corridas de rua de maneira mais profissional. 

Dois anos depois, o clube se tornou o organizador da Maratona Internacional de Porto Alegre, que acontece anualmente no início de junho. Essa maratona é uma baita oportunidade de praticar a corrida em família: com percursos entre 50 m e 400 m, conforme a idade, os pais podem incentivar a gurizada entre 3 e 14 anos a descobrirem a paixão pela corrida na Maratoninha. A dica também vale para os mais experientes: a prova principal tem um percurso de 42 km e é ideal para quem já treina bastante e está em busca de um desafio maior. O percurso passa pelos principais pontos turísticos da cidade, como o Mercado Público e a Ponte do Guaíba.

Atualmente, existem diversos grupos de corrida em Porto Alegre, cada um com sua própria proposta e características. Quem circula pelos parques e pistas da cidade vê de longe a galera uniformizada realizando seus treinos. Em geral, os grupos de corrida se reúnem em um ponto específico da cidade para treinar. Eles fazem parte de assessorias esportivas que oferecem treinamentos com o acompanhamento de profissionais capacitados para evitar possíveis lesões e garantir a segurança durante a prática, com treinamentos personalizados e adaptados às necessidades de cada um. A Zero Quarenta é uma dessas assessorias especializadas em treinamento de corrida de rua, com o diferencial de estar em oito pontos de treino presenciais bastante acessíveis em diferentes regiões da capital.

No Projeto Sexto Sentido, a corrida de rua conecta corredores voluntários e pessoas com deficiência visual que desejam praticar o esporte. Com o auxílio de uma corda emborrachada conectada pelas mãos, a dupla fica lado a lado ao realizar os treinos.

O projeto catarinense chegou a Porto Alegre há mais de cinco anos e constantemente aceita novos adeptos que queiram participar das corridas, seja como guia, seja como competidor. Hoje em dia tem cerca de 20 guias que acompanham os maratonistas sem visão numa parceria com o Centro Estadual de Treinamento Esportivo – Cete.

Circuitos alternativos

Corridas de rua também são uma ótima forma de conhecer novos lugares na cidade. Para quem curte uma paisagem mais rural, a sugestão é praticar corrida na Trilha do Morro da Polícia. Com cerca de 3 km de extensão, o trajeto é ideal para quem quer unir o prazer da corrida com a contemplação da natureza. O caminho é íngreme e exige um pouco mais de esforço físico, mas a vista lá do topo do morro vale o esforço!

Outra opção interessante é o Parque Saint Hilaire, localizado no bairro Lomba do Pinheiro. Com uma pista de corrida de 1,5 km de extensão, o Saint Hilaire é um espaço bastante arborizado, o que garante uma corrida mais fresca e agradável, especialmente nos meses de calor em Porto Alegre.

Correr pra quê?

A corrida é um dos exercícios mais populares em todo o mundo. Além de ser uma atividade física acessível e relativamente fácil de praticar, traz uma série de benefícios para a saúde física e mental. E, quando praticada em grupo, esses benefícios podem ser ainda maiores. 

Estudo realizado em 2013 pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, apontou que a prática de exercícios físicos em grupo pode ajudar a aumentar a autoestima e a reduzir os sintomas de depressão. Segundo a pesquisa, as interações sociais que acontecem durante a atividade física em grupo podem contribuir para a melhoria do bem-estar emocional.

Outro benefício da corrida em grupo é a possibilidade de compartilhar experiências e aprender com outros corredores, com troca de informações e incentivo mútuo. Correr acompanhado de outras pessoas pode também ser uma ótima maneira de aumentar o sentimento de segurança durante a prática esportiva, principalmente para iniciantes.

Mas não são apenas os benefícios sociais que fazem da corrida uma opção interessante. A prática regular de corrida traz uma série de vantagens para a saúde física, como a redução do risco de doenças cardiovasculares, a melhoria da capacidade pulmonar e a manutenção do peso corporal saudável. De acordo com estudo publicado em 2017 no British Journal of Sports Medicine, a corrida pode reduzir o risco de morte por qualquer causa em até 27%.

Agenda

Quem procura uma atividade física que traga benefícios para a saúde física e mental e deseja experimentar a corrida – de pode conhecer esses grupos:

Zero Quarenta, assessoria em corrida

Treinamento para pessoas com deficiência visual

Secretaria do Esporte e Lazer - CETE

Mas se você já se sente pronto para enfrentar uma marotona, fique de olho na programação desses dois sites:

Maratona de Porto Alegre

Corpa

Créditos de imagem: Banco de imagem