Roteiros para descobrir a cidade a pé

Iniciativas promovem caminhadas por vários pontos de POA, estimulando uma relação mais próxima com a história e a diversidade dos habitantes


Ao fazer esses programas você vai se surpreender com detalhes urbanos em que nunca havia reparado

Publicado em 22 de maio de 2023
Aparece em
Cultura
Família
Amigos
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos, 40% dos deslocamentos diários nos municípios brasileiros são feitos a pé. Além de saudável e econômico, caminhar é uma excelente forma de conhecer e se surpreender com a cidade onde vivemos, o que também traz benefícios coletivos, como espaços urbanos mais humanizados e seguros.

Porto Alegre reúne iniciativas que promovem percursos a pé, estimulando a relação mais próxima com a história da cidade e a diversidade de seus habitantes.

Viva Porto Alegre a pé

Um dos projetos mais conhecidos se chama Viva o Centro a Pé. Realizado desde 2006 pela Secretaria Municipal de Cultura, o projeto visa a ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre a história de Porto Alegre e seu patrimônio cultural em caminhadas guiadas por especialistas, valorizando o Centro Histórico.

Recentemente, a proposta passou a integrar um projeto mais amplo, chamadoViva Porto Alegre a Pé, que inclui roteiros fora do perímetro central. A iniciativa já teve como tema o “Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre”, que dá visibilidade à participação da comunidade negra com a instalação de obras de arte em espaços públicos.

O Atelier Livre Xico Stockinger é o atual responsável pela coordenação do Viva Porto Alegre a Pé. Os percursos são divulgados no site da Prefeitura e no perfil do Instagram do Atelier Livre.

Viva+POA 

Os guias turísticos Evandro Costa e Tamara Dias criaram o projeto VIVA+POA com o objetivo de oferecer passeios para moradores e visitantes da cidade, explorando a história e a cultura de Porto Alegre. Além de roteiros gratuitos – as famosas free walking tours, realizadas nas principais cidades do mundo –, o programa promove passeios pagos, como a caminhada Porto Alegre Negra, que ressalta o papel de negros e negras no desenvolvimento cultural, religioso, econômico e social da capital gaúcha.

O Viva+POA também realiza caminhadas noturnas para descobrir lendas e mistérios da cidade, o percurso por cervejarias do Quarto Distrito e passeios que propõem uma conexão maior com os parques. No perfil de Instagram do projeto, é possível se inscrever nas atividades e acompanhar a programação dos roteiros.

Porto Alegre Mal Assombrada

Criado em 2019, o Porto Alegre Mal Assombrada percorre ruas do Centro Histórico, passando por lugares relacionados a fatos documentados e lendas da capital. O projeto foi idealizado por André Neto, cantor e pesquisador de histórias macabras de Porto Alegre, como a do assassino da Rua do Arvoredo – atual Rua Coronel Fernando Machado –, que supostamente fornecia corpos humanos à produção de linguiça do açougueiro alemão Carlos Claussner.

“Olhar as sombras para reconhecer a luz” é o lema da iniciativa. Na visão de André, explorar mistérios e fatos sombrios é uma forma de entender melhor a nossa história e as atitudes humanas. O universo dos mistérios e crimes famosos de Porto Alegre também ganha forma no Café Mal Assombrado, idealizado por André e pela fotógrafa Martina Mombelli. O perfil de Instagram do Porto Alegre Mal Assombrada divulga as atividades. 

Agenda:

Se você se interessou por esses roteiros, acompanhe as programações que estão nos links abaixo:

Site da Prefeitura

Atelier Livre Xico Stockinger

Projeto VIVA+POA 

Porto Alegre Mal Assombrada

Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre

Créditos de imagem: Destaque: Instagram_Poa Mal Assombrada | Feed: Gabriel Barros & S_Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre | Galeria: Instagram_Poa Mal Assombrada