Ruas de comércio especializado

Focadas em segmentos específicos, elas oferecem produtos que nem sempre são fáceis de achar e facilitam a pesquisa de preços


Como há variedade de comércio do mesmo tipo na mesma região, também fica mais fácil pechinchar

Publicado em 03 de julho de 2023
Aparece em
Família
Casal
Amigos
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Em Porto Alegre, as ruas de comércio especializado facilitam a busca de quem precisa de produtos do mesmo segmento, seja para garimpar algo diferente, seja para economizar. A vantagem de encontrar tantas lojas da mesma categoria reunidas em uma única rua é a variedade de marcas e a concorrência, que permite pesquisar preços, esclarecer dúvidas sobre os produtos e também negociar direto com os vendedores.

Nessa diversidade de ofertas existem alguns polos que atendem públicos específicos, como a Avenida Alberto Bins, referência do comércio de eletrônicos que fica no Centro Histórico. Lá estão concentrados dezenas de estabelecimentos um ao lado do outro que vendem e consertam os mais variados artigos eletrônicos. Atualmente, a região atrai clientela fixa e pessoas em busca de todo tipo de componentes de informática, peças para computadores, agulha para aparelhos de vinil, cabos e ferramentas que podem ser encontradas em casas como Tubolândia, Eletrônica System e Severo Roth. Se você tem em casa algum aparelho antigo que precisa de uma peça específica para conserto. a chance de encontrar por ali é grande.

Quem passa pela Avenida São Pedro, no bairro Floresta, logo identifica sua especialidade. Lustres e luminárias variados e para todos os ambientes tomam conta das vitrines chamando a atenção de quem quer uma novidade para iluminar a casa. Os vendedores também ajudam quem está na dúvida, indicando as melhores ofertas e até a “temperatura” ideal das lâmpadas para cada cômodo da casa.  

Já a Marechal Floriano Peixoto, também no Centro Histórico, tem mais de uma dezena de lojas de antiguidades entre brechós, galerias de arte, louças e móveis garimpados pelos proprietários dos estabelecimentos. A rua ficou tão conhecida dos consumidores que o local entrou para o calendário da cidade com o evento Caminho dos Antiquários. Aos sábados, a rua é fechada e os lojistas espalham seus produtos pela via e calçadas formando uma grande feira. Quem visita o local acha as mais diversas quinquilharias, mas também algumas relíquias. A loja do De Lorenzi Antiguidades tem raridades e colecionáveis. Já no Mercado Negro Antiguidades há grande variedade de louças, lustres e móveis antigos.

Agenda:

Antiguidades: Rua Marechal Floriano Peixoto

Luminárias: Rua São Pedro

Comércio de eletrônicos: Avenida Alberto Bins

Crédito de imagem: Quinto Andar