O que você vai encontrar aqui:
Depois da assinatura do Compromisso de Compra e Venda (CCV), o processo de compra à vista geralmente segue as seguintes etapas:
Pagamento do sinal: O valor do sinal é pago pelo comprador após a assinatura do CCV, para garantir a realização do negócio. Esse valor é utilizado para cobrir os custos da taxa de corretagem do QuintoAndar.
Diligência: Análise do relatório de diligência do imóvel, que verifica aspectos legais e a documentação da propriedade e dos proprietários. Essa etapa leva até 10 dias úteis após a assinatura do CCV, podendo ser prorrogada por mais 10 dias úteis. Confira mais informações sobre o processo de diligência do imóvel no artigo:
Cartório de Notas: A partir da documentação dos envolvidos, o cartório prepara a minuta da escritura, que é um rascunho do documento final, enviada em até 3 dias úteis após a assinatura do CCV para validação das partes, seguindo com o agendamento da assinatura da Escritura Pública.
Quitação da dívida anterior (se houver): Se o imóvel tiver um financiamento ou hipoteca (Alienação Fiduciária) em aberto, o saldo precisa ser quitado para finalizar a compra. Após o pagamento, é necessário solicitar ao banco o Termo de Quitação, que comprova o pagamento. O banco leva em torno de 10 dias úteis após a solicitação para emitir esse documento, que deverá ser registrado na matrícula do imóvel (no Cartório de Registro de Imóveis) para que a nova propriedade possa ser registrada em seu nome.
Assinatura da Escritura Pública: É a assinatura do documento oficial que formaliza a compra, feita em um Cartório de Notas. A assinatura pode ser feita presencialmente ou de forma online, pela plataforma e-notariado, que está disponível em todos os Cartórios de Notas. Também é possível um formato híbrido (parte online, parte presencial). Saiba mais em:
Importante: é recomendado aguardar a aprovação da diligência (etapa 2) antes de assinar a escritura, para maior segurança da negociação.Pagamento do ITBI: O comprador deve emitir, junto à prefeitura, o boleto do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). O pagamento deve acontecer antes de dar entrada no processo de registro no Cartório de Registro de Imóveis, respeitando a data de vencimento para evitar a incidência de multas. Veja mais detalhes em:
Cartório de Registro de Imóveis: Com a escritura assinada e o ITBI pago, o último passo é levar os documentos ao Cartório de Registro de Imóveis (CRI) para formalizar a propriedade no nome do comprador. O prazo médio para o registro ficar pronto é de 20 a 30 dias corridos, mas esse tempo pode variar bastante dependendo do caso e da cidade.
Geralmente, a entrega das chaves acontece no momento da assinatura da Escritura Pública, junto com o pagamento final. No entanto, pode haver acordos diferentes entre as partes, portanto, verifique o que foi combinado no Compromisso de Compra e Venda (CCV).
O conteúdo te ajudou?
Nossa equipe está pronta para te ajudar