Posso alterar os inquilinos do meu contrato durante o aluguel?

O que você vai encontrar aqui:

Sim, é possível. Mas antes de entender como fazer isso, é importante lembrar da diferença entre inquilino e morador.

  • Inquilino: é a pessoa que passa pela análise de crédito e assina o contrato, ou seja, é o responsável financeiro e não precisa necessariamente morar no imóvel. Se houver mais de um inquilino em contrato, todos são igualmente responsáveis pelas despesas referentes ao aluguel.

  • Morador: é quem mora no imóvel alugado. Pode, ou não, ser o inquilino. Caso não seja, está isento das responsabilidades financeiras.

Como alterar os inquilinos no contrato de aluguel do QuintoAndar?

Preencha o formulário: Solicitar alteração de inquilinos. Depois, será necessário realizar uma nova análise de crédito com o nome de todas as pessoas que vão permanecer ou entrar no contrato. É importante você saber que caso haja um pedido de rescisão em andamento ou boletos em aberto, a solicitação será inviabilizada. 

A análise de crédito vai analisar requisitos importantes para seu perfil de crédito, como score, histórico financeiro, composição de renda e oscilações, entre outros pontos. Lembrando que o pré-requisito básico para seguir com a análise de crédito é comprovar renda de 2.5 vezes o valor do pacote (aluguel + IPTU + condomínio + seguro incêndio). 

Por exemplo: Se o valor do pacote for de R$1.000,00, é necessário comprovar renda de no mínimo R$2.500,00 para seguir com a análise.

Com a análise aprovada, vamos pedir autorização ao proprietário para prosseguir com a alteração. Em seguida, enviaremos o aditivo contratual para que todos os envolvidos (inquilinos que vão entrar, sair ou permanecer, além do proprietário) assinem.

Nenhuma outra cláusula contratual será alterada e os prazos da locação (início e previsão de término) serão mantidos de acordo com o contrato inicial.

Quanto tempo isso demora?

O prazo para conclusão da solicitação de alteração costuma ser de 15 dias úteis. Mas fatores como ausência de dados ou documentos, problemas na análise de crédito, necessidade de alinhamento entre os envolvidos e tempo para assinatura podem prolongar o processo.

E se eu quiser alterar os moradores, também consigo?

Sim, consegue. Isso porque a Lei do Inquilinato garante aos inquilinos em contrato a posse do imóvel e, consequentemente, autonomia para decidir quem pode acessar ou morar nele. 

Porém, para incluir ou excluir algum morador, orientamos que informe essa decisão à administradora do condomínio e/ou síndico para evitar problemas com entrada e demais acessos e, também, garantir uma experiência mais segura e tranquila para todos.

Para atualização de moradores, entre em contato com a gente pelo chat que fica em "Ajuda e atendimento" no aplicativo portando as seguintes informações sobre o novo morador: nome completo, RG/RNE, CPF, cópia de um documento oficial, telefone e e-mail.
Agora que você conheceu todo o processo, fique à vontade para seguir com a alteração de inquilinos, caso ela seja do seu interesse.

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