Espaços para ouvir música clássica

A tradição desse gênero musical em Porto Alegre é antiga e atualmente ele se fortaleceu com surgimento de novas salas de concerto


Locais para você conhecer

Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui

Ver no mapa
Local

Casa da Música POA

Rua Gonçalo de Carvalho, 22 - Floresta
Porto Alegre

Local

Associação Leopoldina Juvenil

Rua Marquês do Herval, 280 - Moinhos de Vento
Porto Alegre

Local

Theatro São Pedro

Praça Marechal Deodoro, s/nº - Centro Histórico
Porto Alegre

Local

Casa da OSPA

Av. Borges de Medeiros , 1.501 - Cidade Baixa
Porto Alegre

As plateias desses lugares estão sempre lotadas

Última atualização em 11 de maio de 2023
Aparece em
Experiências
Cultura
Família
Casal
Amigos
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Questionado certa vez, no exterior, a respeito de Porto Alegre, o escritor gaúcho Erico Verissimo deu uma resposta que se tornou orgulho local: “Eu venho de uma cidade que tem uma orquestra sinfônica”. O autor do clássico épico O Tempo e o Vento referia-se à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), uma das mais antigas formações do gênero em atividade ininterrupta no País, fundada em 1950.

Tradição da música clássica, ópera e balé

A tradição de música erudita em Porto Alegre, no entanto, é bem anterior à formação de sua orquestra e deve muito à sua localização geográfica. Situada no meio do caminho entre os grandes centros brasileiros Rio de Janeiro e São Paulo e as capitais platinas Buenos Aires e Montevidéu, a cidade entrou naturalmente no roteiro das turnês internacionais de orquestras, companhias de ópera e balé e cantores líricos a partir da primeira metade do século 19. Grandes nomes da música clássica internacional se apresentaram em Porto Alegre, especialmente no Theatro São Pedro, contribuindo não apenas para a formação de um público cativo dessa arte, mas também para o estímulo e o aprimoramento de talentos musicais locais.

Música erudita vive novo boom em POA

Depois de amargar períodos de retração na agenda de atrações, precarização ou mesmo encerramento de grupos e espaços, a música erudita em Porto Alegre está vivendo novo ímpeto nos últimos anos com a inauguração da Casa da OSPA em 2018, a abertura de novas salas de concerto, o surgimento de formações eruditas – inclusive orquestras – e até a volta das montagens de ópera. E o principal de tudo: as plateias estão sempre lotadas para escutar a grande música.

Créditos de imagem - Destaque: Ricardo Filippon | Feed: Site_Casa da Música POA & Eduardo Seidl