Galeteria: renda-se a essa tradição!

O famoso galeto assado, tradição gastronômica dos gaúchos, tem bons restaurantes onde comer a iguaria


Locais para você conhecer

Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui

Ver no mapa
Local

Galeto Mamma Mia Embarcadero

Av. Mauá, 1.050, Armazém A7 - Centro Histórico
Porto Alegre

Local

Galeto Di Paolo

Av. dos Estados, 111 - São João
Porto Alegre

Local

Galeteria Primo Polastro

R. Ernesto da Fontoura, 822 - São Geraldo
Porto Alegre

O prato é herança dos imigrantes italianos que ocuparam a região da Serra Gaúcha a partir dos anos 1870

Última atualização em 10 de maio de 2023
Aparece em
Experiências
Para comer
Para beber
Família
Casal
Amigos
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Ao lado do churrasco e do arroz de carreteiro, o galeto assado também é um dos mais tradicionais pratos da culinária gaúcha. A iguaria é herança dos imigrantes italianos que ocuparam a região da Serra Gaúcha a partir dos anos 1870. Em geral, possuindo apenas lotes pequenos de terra, esses colonos cultivavam apenas produtos de subsistência, adotando – para complementar – a dieta de proteína animal, hábito alimentar trazido da Itália: a “passarinhada”, fruto da caça de passarinhos, assados na brasa e servidos com polenta.

Com a proibição da caça aos passarinhos, o prato passou a ser preparado com frango, especialmente o chamado galeto al primo canto – abatido entre 25 e 30 dias de vida, “ao primeiro canto”. Assada na grelha ou no espeto, a ave é normalmente marinada de véspera com vinho branco, sálvia, sal e outros temperos e complementos, como cebola, manjerona, noz-moscada e pimenta.

Originalmente servido em festividades, o galeto está associado à mesa farta – a abundância gastronômica, aliás, é uma característica da cultura alimentar dos descendentes de colonos italianos e alemães do Rio Grande do Sul. Sopa de capeletti, polenta frita ou brustolada (levemente dourada na chapa), radicce com bacon e massas são os principais acompanhamentos do galeto.

A Galeteria Peccini, fundada em 1950 em Caxias do Sul, é considerada o estabelecimento pioneiro do gênero – apesar de que, desde 1931, em função da primeira Festa da Uva, o prato já deliciava paladares para além dos lares imigrantes.

O galeto desceu a serra e chegou a Porto Alegre em 1954 pelas mãos de um ex-lutador de luta-livre, o “Marreta”. Localizado no bairro Petrópolis, o Galeto do Marreta funcionou até os anos 1990. Outra galeteria lendária da cidade foi a Don Nicola: funcionou entre 1964 e 2015 e ficou célebre por servir um frango prensado.

Apesar do fechamento dessas casas, a cidade ainda mantém vários ótimos restaurantes em que o galeto é estrela do seu cardápio. Geralmente, são espaços em que vale levar a família para curtir a experiência.

Crédito de imagens - Destaque: Divulgação_Mamma Mia | Feed: Divulgação_Di Paolo & Divulgação_Mamma Mia