Onde encontrar mulheres que se destacam na cena da tatoo porto-alegrense
Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui
“Eu sou daquelas pessoas que se emociona quando está voltando para casa depois de uma viagem. Porto Alegre é um lugar que me desperta isso, apesar de às vezes a cidade ter muitos desafios”, revela a tatuadora Ivy Saruzi, porto-alegrense que já viveu nos bairros Passo d’Areia, Cristo Redentor e, por muitos anos, no IAPI, bairro onde nasceu Elis Regina.
Atualmente a artista mora no Bom Fim e trabalha no Auxiliadora, no estúdio Hands Down Tattoo. “É na ida e na volta para casa a pé que observo muito o que acontece. O Bom Fim está em uma fase muito interessante, com um boom de novos restaurantes e bares que adoro frequentar”, conta.
Das memórias afetivas com a cidade, grande parte está conectada com a vida na rua e a cultura. A tradicional ida à Redenção aos domingos para conferir as barracas do Brique e assistir aos espetáculos de teatro de rua, os passeios à Usina do Gasômetro e às visitas aos museus do Centro Histórico foram marcantes na infância de Ivy.
“Quando criança, meus pais sempre me levaram a espaços culturais. Isso sem dúvida muda a relação que temos com o lugar que moramos. Esses ambientes públicos oferecem tanta riqueza de troca e conhecimento e, às vezes, a gente deixa de lado ou prestigia menos do que deveria”. Já o Vila Flores, que antes mesmo de se tornar o multiespaço que hoje abriga diversos criadores e linguagens, faz parte de suas memórias há tempos, pois sua tia morou em um dos prédios do complexo.
Entre espaços e artistas que Ivy destaca, estão tatuadoras incríveis. “Ao longo desses 15 anos de trajetória profissional, vi o cenário da tatuagem crescer muito e surgirem diversos nomes femininos de impacto na cena, com mulheres muito talentosas”. Uma delas é Renata Rodrigues, sua colega no Hands Down. “Ela tem um traço muito bonito. Sou muito encantada com o trabalho dela”, declara.
Outra artista é Andi, que atende em uma sala no Vila Flores. “Ela tem traço fino muito delicado” e faz sucesso com desenhos realistas de cachorros. Entre os estúdios, Ivy elege o Castela Tattoo, inaugurado em 2020 no bairro Moinhos de Vento. “É uma equipe de mulheres muito legal, com trabalhos bem diversos, cada uma num estilo bem diferente, para todos os gostos.”
Créditos de imagem - Destaque e galleria: Instagram_Hands Down | Retrato e feed: Arquivo Pessoal