Dicas de lugares para quem quer criar ambientes com personalidade
Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui
Garimpar móveis, objetos e luminárias para decorar espaços com personalidade exige olhar atento e muita dedicação. Atuando há 25 anos na produção de cenários para cinema e publicidade, Pierre Rosa conhece como a palma da mão os lugares em Porto Alegre onde é possível encontrar antiguidades, o mobiliário de design mais contemporâneo e a iluminação que melhor valoriza cada ambiente.
“Sempre fui apaixonado por objetos. Quando era criança, ajudava minha mãe a limpar a casa e preferia arrumar a sala para trocar todos os objetos de lugar na estante”, diverte-se Pierre, 52 anos. Ele começou a carreira pesquisando locações para cinema e publicidade, mas desde então já estava de olho nos objetos que podiam ser aproveitados – ou que faltavam – em cada espaço e logo enveredou para a produção de objetos. “Adoro o design contemporâneo, mas valorizo muito tudo que já existe há mais tempo”, ressalta o produtor.

De suas andanças pela capital gaúcha em busca de móveis e objetos antigos, Pierre destaca o Caminho dos Antiquários, com lojas que se espalham por ruas como Coronel Genuíno, Marechal Floriano Peixoto e Fernando Machado, incluindo a Praça Daltro Filho, no Centro Histórico. Aos sábados, a região remete a feiras consagradas de países vizinhos, como a de San Telmo, em Buenos Aires, e a Tristán Narvaja, em Montevidéu.
“No Caminho dos Antiquários, a Mercado Negro Antiguidades é meu lugar preferido! Um casarão de dois andares com muito material, mobília, acessórios, luminárias, cartões-postais antigos, medalhas...”, destaca Pierre, assíduo frequentador do espaço, uma construção que data de 1921, fundado por Paulo Hippen e Sidnei Dichuta. O antiquário tem como destaque móveis e objetos de procedência europeia dos séculos 19 e 20.

Outro destaque do itinerário de Pierre é o Mundaréu, no bairro Floresta, com uma curadoria eclética que reúne peças de diferentes épocas, criteriosamente selecionadas por Rodrigo Sandri, idealizador do espaço. “O Mundaréu é hoje o melhor lugar de Porto Alegre para encontrar objetos. O Rodrigo tem um olho incrível para encontrá-los”, afirma Pierre.
Na hora de combinar garimpos com peças contemporâneas, Pierre sugere o estúdio Faro Design, no bairro Moinhos de Vento. “A Ilse Lang tem um trabalho autoral belíssimo dedicado a móveis e acessórios”, conta Pierre, ressaltando as peças criadas pela arquiteta que fundou a loja em 1996. Além da coleção Faro, o espaço vende com exclusividade no Rio Grande do Sul peças do estúdio paulista +55design.
Para iluminar peças novas e antigas, Pierre recomenda a Trybo Design, no bairro Santa Maria Goretti, que vende luminárias, lâmpadas e acessórios, possui fabricação própria e comercializa itens para os adeptos da fabricação do-it-yourself de luminárias. “Na Trybo, é possível encontrar luminárias e lâmpadas para todo tipo de ambiente, incluindo uma ótima linha infantojuvenil. Se preciso de algo muito específico, converso com o pessoal da loja e eles avaliam a possibilidade de usar impressão 3D para produzir a peça”, destaca Pierre.
Créditos de imagem - Destaque: Instagram_Mercado Negro | Retrato e feed: Arquivo Pessoal