Garimpos para decoração por Pierre Rosa

Dicas de lugares para quem quer criar ambientes com personalidade


Locais para você conhecer

Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui

Ver no mapa
Local

Mercado Negro Antiguidades

Rua Marechal Floriano Peixoto, 744 - Centro Histórico
Porto Alegre

Local

Faro Design

Rua Tenente Coronel Fabrício Pillar, 33 - Moinhos de Vento
Porto Alegre

Local

Mundaréu

Rua Hoffmann, 500 - Floresta
Porto Alegre

“Adoro o design contemporâneo, mas valorizo muito tudo que já existe há mais tempo.”

Desde de criança, Pierre curtia arrumar a sala, mudando móveis e objetos de lugar

Publicado em 17 de junho de 2023
Aparece em
Compras
Decoração
Casal
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Garimpar móveis, objetos e luminárias para decorar espaços com personalidade exige olhar atento e muita dedicação. Atuando há 25 anos na produção de cenários para cinema e publicidade, Pierre Rosa conhece como a palma da mão os lugares em Porto Alegre onde é possível encontrar antiguidades, o mobiliário de design mais contemporâneo e a iluminação que melhor valoriza cada ambiente.

Sempre fui apaixonado por objetos. Quando era criança, ajudava minha mãe a limpar a casa e preferia arrumar a sala para trocar todos os objetos de lugar na estante”, diverte-se Pierre, 52 anos. Ele começou a carreira pesquisando locações para cinema e publicidade, mas desde então já estava de olho nos objetos que podiam ser aproveitados – ou que faltavam – em cada espaço e logo enveredou para a produção de objetos. “Adoro o design contemporâneo, mas valorizo muito tudo que já existe há mais tempo”, ressalta o produtor.

Caminhos dos Antiquários

De suas andanças pela capital gaúcha em busca de móveis e objetos antigos, Pierre destaca o Caminho dos Antiquários, com lojas que se espalham por ruas como Coronel Genuíno, Marechal Floriano Peixoto e Fernando Machado, incluindo a Praça Daltro Filho, no Centro Histórico. Aos sábados, a região remete a feiras consagradas de países vizinhos, como a de San Telmo, em Buenos Aires, e a Tristán Narvaja, em Montevidéu.

“No Caminho dos Antiquários, a Mercado Negro Antiguidades é meu lugar preferido! Um casarão de dois andares com muito material, mobília, acessórios, luminárias, cartões-postais antigos, medalhas...”, destaca Pierre, assíduo frequentador do espaço, uma construção que data de 1921, fundado por Paulo Hippen e Sidnei Dichuta. O antiquário tem como destaque móveis e objetos de procedência europeia dos séculos 19 e 20.

“Mundaréu” de objetos e design contemporâneo

Outro destaque do itinerário de Pierre é o Mundaréu, no bairro Floresta, com uma curadoria eclética que reúne peças de diferentes épocas, criteriosamente selecionadas por Rodrigo Sandri, idealizador do espaço. “O Mundaréu é hoje o melhor lugar de Porto Alegre para encontrar objetos. O Rodrigo tem um olho incrível para encontrá-los”, afirma Pierre.

Na hora de combinar garimpos com peças contemporâneas, Pierre sugere o estúdio Faro Design, no bairro Moinhos de Vento. “A Ilse Lang tem um trabalho autoral belíssimo dedicado a móveis e acessórios”, conta Pierre, ressaltando as peças criadas pela arquiteta que fundou a loja em 1996. Além da coleção Faro, o espaço vende com exclusividade no Rio Grande do Sul peças do estúdio paulista +55design.

Decorando com luz

Para iluminar peças novas e antigas, Pierre recomenda a Trybo Design, no bairro Santa Maria Goretti, que vende luminárias, lâmpadas e acessórios, possui fabricação própria e comercializa itens para os adeptos da fabricação do-it-yourself de luminárias. “Na Trybo, é possível encontrar luminárias e lâmpadas para todo tipo de ambiente, incluindo uma ótima linha infantojuvenil. Se preciso de algo muito específico, converso com o pessoal da loja e eles avaliam a possibilidade de usar impressão 3D para produzir a peça”, destaca Pierre.

Créditos de imagem - Destaque: Instagram_Mercado Negro | Retrato e feed: Arquivo Pessoal