Trecho da Avenida Teixeira Mendes e ruas no seu entorno abrigam bons bares e restaurantes, atraindo para essas casas moradores locais
Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui

Avenida João Wallig, 1.800 - Passo D’Areia
Porto Alegre

Av. Teixeira Mendes, 1.151 - Chácara das Pedras
Porto Alegre
A Avenida Teixeira Mendes e ruas adjacentes, bem próximas ao Shopping Iguatemi, têm assistido a uma transformação lenta, mas contínua. No trecho localizado entre os bairros Três Figueiras e Chácara das Pedras, na Zona Norte de Porto Alegre, está se formando um pequeno polo de gastronomia: hoje são cerca de 10 estabelecimentos, entre bares e restaurantes.
A pandemia atrapalhou um pouco, é verdade. Entre 2016 e 2017, o movimento parecia realmente ter tomado impulso por ali, o que valeu à região o título de Minivilla Gastronômica. No entanto, durante o período de isolamento social, alguns estabelecimentos tiveram de fechar. A boa notícia é que nem todos cerraram as portas. É o caso do Sushi by Cleber, um dos pioneiros, famoso por sua comida japonesa, considerada uma das melhores da cidade. Nota-se agora que essa área deve se manter com boas opções para beber e comer graças a uma vizinhança que entendeu que esses espaços chegaram para deixar os bairros ainda mais gostosos.
Fato é que seus moradores, que no início se mostraram arredios às novidades gastronômicas, são justamente os que hoje lotam os bares e restaurantes. E o melhor: circulam a pé pelas ruas a fim de encontrar a melhor opção para uma boa experiência, tornando as vias dessa região, que sempre foi mais residencial, em um espaço público de convivência.
Ter no entorno de casa ou do apartamento boas opções para se divertir e comer bem, desde que não sejam lugares de muita agitação e barulho, costuma atrair pessoas que, cada vez mais, evitam ao máximo grandes deslocamentos. E isso, é claro, ajuda a valorizar os imóveis. Não por acaso, os aluguéis residenciais de Três Figueiras e Chácara das Pedras podem chegar a R$ 14 mil, dependendo da tipologia e da metragem dos imóveis.
Uma das primeiras pessoas a enxergar o potencial da região foi o paulista Cleber Vital, quando, no início dos anos 2000, alugou um imóvel para morar na Rua Desembargador Esperidião de Lima Medeiros. Ele, que havia aprendido a arte de fazer sushis 10 anos antes no litoral paulista, resolveu abrir em 2001 o Sushi by Cleber, inicialmente somente com tele-entrega. Meses depois, o alvará chegou e ele abriu a casa para o público. Em uma época em que a culinária japonesa ainda era rara em Porto Alegre, foi sucesso absoluto e assim segue até hoje.
Por muito tempo ele foi o único negócio de gastronomia da região, até que novos empresários decidiram montar seus estabelecimentos por lá. Na mesma rua do Sushi by Cleber, está a Ovo Gastronomia, que segue o conceito da culinária brasileira raiz e tem rodízio de pizza.
Na Avenida Teixeira Mendes, está o Restaurante Chiwawa, vencedor do Prêmio da revista Sabores do Sul 2022, na categoria Frutos do mar. Também tem o Sushito Experience, espaço supermoderno que faz o mix entre a cozinha japonesa clássica e a culinária contemporânea, além de oferecer drinques. E a Fratello Pizzaria que faz pizzas e calzones assados em forno a lenha diretamente na brasa, um modo bem diferente de preparação. Ainda na Teixeira, está o Restaurante Casa do Filé.
O Dark Side Poa fica na Avenida Dr. Nilo Peçanha e é um espaço bem divertido com estilo geek na decoração. O bacana é que tem drinques, lanches, pratos com carne e opções vegetarianas, além de menu kids. Na Avenida José Gertum, em Três Figueiras, a Haus Burguer serve um dos melhores hambúrgueres de Porto Alegre.
Crédito de imagens - Destaque: Instagram_Sushi by Cléber |Galeria: Instagram_Sushi by Cléber, Instagram_Ovo Gastronomia, Instagram_Dark Side & Instagram_Sushito