Como funciona a vistoria de entrada?

O que você vai encontrar aqui:

A vistoria de entrada é o processo de formalização das condições iniciais do imóvel e também serve de base para a vistoria de saída, que acontece quando o contrato é encerrado. Para que aconteça da melhor maneira possível, o imóvel deve estar desocupado e livre de objetos pessoais. 

Caso o proprietário tenha negociado alguma modificação com o inquilino, como retirada de itens ou reparos, isso deve ser feito antes da data agendada para a vistoria a fim de evitar divergências entre o laudo e as condições de entrega do imóvel.

O vistoriador faz a visita sozinho. Se o imóvel estiver ocupado pelo proprietário ou inquilino, em uma situação excepcional, a vistoria deverá ser acompanhada.

Posteriormente, o laudo é enviado por e-mail e também fica disponível para consulta em nossa plataforma. Após receberem o laudo, inquilino e proprietário têm 5 dias corridos para análise, comentários e inclusão de fotos complementares.

Não há como adicionar comentários depois deste prazo, a não ser que haja acordo entre proprietário e inquilino. Neste caso, é possível registrar as observações adicionais no chat em que ambos conversam diretamente aqui no aplicativo.

Qual o papel do proprietário e do inquilino no processo da vistoria de entrada

O inquilino deve verificar se o imóvel recebido está nas mesmas condições registradas no laudo da vistoria e apontar qualquer informação divergente. Como a vistoria acontece alguns dias antes do início do aluguel, nesse período, o proprietário pode finalizar a retirada de itens pessoais ou realizar melhorias acordadas previamente.

Além disso, você deve testar o funcionamento dos equipamentos e instalações ao acessar o imóvel, uma vez que somente com o uso no dia a dia alguns problemas poderão ser identificados.

O papel do proprietário é preparar o imóvel para o início do aluguel até o dia da vistoria de entrada, para que não existam divergências entre o laudo e as condições que o inquilino encontrar quando acessar o imóvel.

O que a vistoria de entrada analisa?

Ela contempla as condições aparentes do imóvel e, a partir de 01/10/2022, a existência e funcionamento de água, luz e gás no imóvel e a presença de itens básicos como torneira, chuveiro, iluminação, etc.

Os itens vistoriados são:

  • Condições aparentes de pintura, paredes, pisos 

  • Funcionamento de portas, janelas, armários  

  • Fornecimento de água em torneiras, chuveiros 

  • Fornecimento de energia em pontos de iluminação e tomadas, torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários; 

  • Condições aparentes de acessórios, utensílios, decorações; 

  • Existência e condições aparentes de mobília; 

  • Teste se equipamentos como televisão/ar condicionado/geladeira ligam ou não (não abrangendo estado de conservação relacionado ao seu funcionamento).

Itens que NÃO são vistoriados:

Testes que dependem do fornecimento de água, luz e gás só serão feitos caso os serviços estejam disponíveis no imóvel. Por exemplo: só é possível testar um ponto de luz se o fornecimento elétrico estiver ativo e, além disso, havendo uma lâmpada. Do contrário, o laudo de vistoria irá registrar a impossibilidade da realização do teste.

Estado de conservação de equipamentos como geladeira, máquina de lavar, aquecedor e outros eletroportáteis, uma vez que seu estado de conservação só pode ser verificado com o uso. Essa responsabilidade é do inquilino; a vistoria irá registrar apenas se os itens ligam ou não. Na vistoria de saída, a responsabilidade por esses testes passa para o proprietário que, se encontrar qualquer problema, deverá registrar no laudo durante o prazo disponível para análise.

O que o inquilino deve checar após receber o laudo da vistoria de entrada?

Assim que receber o laudo, orientamos que o inquilino confira pessoalmente se existe algo diferente do que está relatado ou se algum dos itens a seguir apresenta mau funcionamento:

Instalações hidráulicas: abra todos os registros e verifique se as torneiras funcionam corretamente. Verifique também se existe algum vazamento nas mangueiras (flexíveis) e nos sifões do banheiro, área de serviço e cozinha. Teste duchas higiênicas e descargas e, nas pias, observe se há trincas por onde a água passa e se elas estão bem fixadas.

Instalações elétricas: confira se todos os disjuntores do quadro de força estão ligados e identifique a tensão das tomadas (voltagem) para testar seu funcionamento e, só depois, conecte equipamentos à elas. Caso algum ponto de luz apresente problemas, certifique-se de que não é apenas uma lâmpada queimada.

Eletrodomésticos: Teste se estão funcionando da maneira ideal. Por exemplo, verifique se a máquina de lavar está rodando o ciclo completo corretamente e se a geladeira está refrigerando. Também é importante testar equipamentos menores como liquidificador e sanduicheira.

Chuveiro: Em caso de chuveiro elétrico, verifique se ele está funcionando corretamente e se a água está esquentando. Caso não esteja, certifique-se de que a resistência não está queimada. Se estiver, a troca por uma nova resolve o problema. Se o imóvel tiver aquecedor a gás, cheque se está funcionando. Caso negativo, pode ser que o fornecimento de gás para o imóvel esteja desligado ou o registro fechado. Muitas vezes, o zelador consegue ajudar.

Ar condicionado: Acione o equipamento, confirme se está resfriando o ar e se existe algum vazamento. Observe também o funcionamento das paletas e do controle (se ele não funcionar, cheque as pilhas). Portas, janelas e persianas: Procure abrir e fechar todas. Observe se estão emperrando, se o trilho está danificado ou se alguma folha está solta. Cheque o estado dos vidros, e note se as maçanetas das portas ou trincos das janelas apresentam algum problema.  Mobília: Abra e feche as gavetas e portas dos armários. Se houver um sofá-cama, confirme se ele abre corretamente. Sofás e colchões podem apresentar pequenas manchas ou furos que não foram identificados na vistoria, assim como os móveis podem apresentar marcas ou riscos.

Como a pintura do imóvel é avaliada na vistoria?

A condição da pintura de cada cômodo é avaliada por meio de uma lista de critérios, aplicada pelo vistoriador e embasada por fotos para identificar eventuais problemas. Na devolução do imóvel, o inquilino é responsável por entregar a pintura nas mesmas condições registradas nessa lista inicial.

Esses são os pontos avaliados: 

Falhas no acabamento: Presença de falhas na textura da parede, como pontos com massa corrida em excesso, que não foi lixada. Falhas na cor da parede, como furos tapados com uma cor diferente ou paredes desbotadas. Também podem ser falhas na realização da pintura, quando é possível identificar trechos mais claros e outros mais escuros, marcas de rolo de pintura e tinta escorrida.

Sinais de uso: Presença de marcas, manchas, riscos, sujidades. Geralmente são causadas pelo contato com outros objetos, como a marca de um sofá que ficou encostado na parede ou um risco deixado ao arrastar uma estante. Também são comuns quando há uso frequente do local, como marcas próximas à maçaneta da porta ou marcas de calçado na parede da escrivaninha.

Furos/Avarias: Presença de furos, inclusive com pregos ou ganchos dentro, realizados para pendurar quadros, prateleiras, entre outros. Também pode indicar a presença de trechos quebrados ou lascados.

Fissuras: Presença de fendas na parede ou teto, sejam elas fissuras, trincas ou rachaduras.

Bolhas/Descascados/Sinais de umidade: Presença de bolhas ou descascados, além de outros sinais que podem indicar umidade no local, como mofo e infiltrações.

Quando recebo o laudo? Como deixar comentários?

No dia da vigência do seu contrato, ou seja, no dia acordado para início do aluguel, você receberá o laudo por e-mail. Ele também ficará disponível aqui no aplicativo, na aba "Meu lar".

Ao receber o laudo, verifique se o imóvel está nas mesmas condições registradas por nosso vistoriador e aponte qualquer divergência encontrada. 

Recomendamos também que teste todas as instalações e equipamentos. Verifique a voltagem das tomadas e teste todas elas. Teste também o funcionamento de eletrodomésticos e demais equipamentos, como interruptores, chuveiro, aquecedor, geladeira. Abra torneiras, registros, portas, janelas e persianas e confira seu funcionamento. Cheque se existem defeitos nos pisos, paredes e mobílias.

Você pode comentar em todos os itens e cômodos da vistoria durante o prazo de 5 dias disponível para análise. Após isso, o laudo final será gerado com os registros do vistoriador e, caso o inquilino ou proprietário tenha feito considerações, elas também estarão registradas como complemento aos apontamentos do vistoriador.

Se um item estiver descrito "Sem observações", significa que o vistoriador não encontrou detalhes que precisam ser registrados além das fotos. Assim, procure comentar apenas se você identificar um mau funcionamento ou defeito estético no item. Também não é preciso reforçar apontamentos já feitos pelo vistoriador.

Imóvel não bate com o que foi anunciado: faltam cômodos ou detalhes do anúncio

A vistoria contempla as condições aparentes do imóvel e, a partir de 01/10/2022, a existência e funcionamento de água, luz e gás no imóvel e a presença de itens básicos como torneira, chuveiro, iluminação, etc.

Alguns itens dependem da utilização pelos moradores no dia a dia ou podem constar divergências com o apontado no laudo. Por isso, é importante conferir a vistoria feita pelo QuintoAndar e registrar nos comentários do laudo se algo não está funcionando ou em estado diferente do relatado.

Passou o prazo do laudo de vistoria de entrada. Ainda consigo fazer comentários?

O prazo para comentários na vistoria é definido em contrato e não há como adicionar comentários no documento depois da data estabelecida, a não ser que haja acordo entre proprietário e inquilino.

Nesse caso, a nossa sugestão é que os comentários adicionais sejam registrados pelo chat do aplicativo.

O QuintoAndar vai fazer os reparos que eu apontei na minha vistoria de entrada?

O objetivo da vistoria de entrada é apenas registrar as condições aparentes do imóvel no momento da entrada do novo inquilino. Portanto, essa etapa não gera uma solicitação de execução em relação aos reparos para o QuintoAndar ou para o proprietário.  

No entanto, se o inquilino identificar a necessidade da realização de algum reparo estrutural durante a vistoria, poderá abrir uma solicitação de reparo. Para isso, é necessário conversar com o proprietário através do chat do aplicativo ou entrar em contato com a gente no chat da área "Ajuda e atendimento". Para mais informações sobre como entrar em contato, acesse o artigo

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