Tudo que você precisa saber sobre o contrato de aluguel

O que você vai encontrar aqui:

O contrato do QuintoAndar é 100% digital e tem a mesma validade jurídica de um contrato assinado fisicamente, ou seja, é totalmente seguro.

Porém, para que fique efetivamente ativo, pessoas indicadas como proprietários e inquilinos no documento devem assiná-lo. Caso o proprietário tenha um procurador, o representante poderá assinar em seu lugar. Vale saber também que é possível consultar a situação da assinatura no aplicativo ou pelo site.

Quando o contrato é criado?

Após a aprovação na análise de documentação, o prazo para elaboração do contrato é de até 2 dias úteis nos casos em que não há nenhuma mudança combinada com o proprietário.

Caso vocês tenham alinhado algo como uma benfeitoria, inclusão ou retirada de móveis, nós entraremos em contato com ambos para confirmar essas informações e, em seguida, incluí-las detalhadamente em um termo anexo no contrato. Todo este alinhamento pode levar entre 2 e 7 dias úteis.

Você não solicitou nenhuma alteração na proposta, mas quer solicitar? Neste caso, orientamos que entre em contato com a gente o quanto antes no chat da área "Ajuda e atendimento" do aplicativo para que possamos conversar com o proprietário.

Como funciona a assinatura digital?

O contrato é enviado por e-mail e, ao escolher "Revisar documento" e aceitar os termos da plataforma DocuSign, é possível acessá-lo.

Como assinar o documento:

  1. Assim que o contrato abrir, aceite os termos da assinatura eletrônica e escolha “Continue” ou "Continuar";
  2. Depois, selecione "Start" ou "Iniciar" no canto superior esquerdo do contrato;
  3. Vá em "Initial" ou "Rubricar" em todos os espaços destacados. Neste passo, você pode cadastrar sua rubrica em "Adopt and Initial" ou "Adotar e rubricar";
  4. Na última página do contrato, selecione "Sign" ou "assinar";
  5. Por fim, vá em "Finish" ou "Concluir" no canto superior direito.

Caso tenha algo de errado com a assinatura, é possível alterá-la. Entenda como fazer isso:

  1. Em sua conta da plataforma DocuSign, vá na imagem de Perfil e escolha "Minhas preferências";
  2. Vá em "Assinaturas";
  3. Escolha "Excluir" para remover uma assinatura existente e, depois, "+ Adicionar novo" para criar uma nova;
  4. Insira seu nome e rubrica exatamente como quer que apareça na assinatura e, em seguida, selecione uma das seguintes opções:

a. "Escolher", para selecionar um dos estilos de assinatura pré-formatados; b. "Desenhar", se quiser criar um desenho à mão livre da sua assinatura e rubrica; c. "Fazer upload", para usar um arquivo de imagem da sua assinatura e rubrica;

  1. Por fim, é só ir em "Criar" para concluir a mudança.

Qual o prazo para assinar o contrato?

Antes de assinar o contrato, é importante checar se os dados pessoais de todos os envolvidos estão corretos, bem como as informações sobre o imóvel, como endereço, valor do aluguel. Caso perceba algo de errado, entre em contato com a gente no chat da área "Ajuda e atendimento" do aplicativo para solicitar as correções.

Com as informações corretas, e se o seu contrato tem data mínima para retirada das chaves, por exemplo, 10 dias úteis a partir do recebimento, ele deve ser assinado em até 72 horas.

Se você precisar de mais tempo para analisá-lo, entre em contato com o nosso time e nós pensaremos na melhor maneira de resolver isso.

Também é importante saber:

Se você não tiver uma reserva para o imóvel, o anúncio ficará suspenso quando o contrato começar a ser elaborado;

Se você tiver uma visita agendada neste imóvel, ela será automaticamente cancelada. Caso queira visitá-lo novamente, você deve agendar diretamente com a gente ou com o corretor que te atendeu.

É possível alterar a data de início do contrato?

Isso é possível desde que ambas as partes estejam de acordo. Para que você entenda como funciona o processo, os contratos costumam ser liberados com o início mínimo de 10 dias úteis a partir da data do envio para assinatura, pois este é o período mínimo que precisamos para organizar a entrada do inquilino.

Entenda como solicitar a mudança:

  1. Acesse a área de "Propostas enviadas" e encontre o imóvel desejado;

  2. Escolha "Etapa atual";

  3. Na seção "Quando o meu contrato vai iniciar?", você tem acesso à data de início do contrato e também a outras datas impactadas por ela;

  4. Após checá-las e ter certeza de que quer solicitar o ajuste, nesta mesma seção, selecione "Pedir alteração na data de início". 

Caso o contrato já tenha sido assinado, essa alteração só é possível em situações excepcionais, como: 

  • Os reparos referentes à locação anterior não foram finalizados;

  • O proprietário reside no imóvel e precisa de mais tempo para sair. Se este for o seu caso, entre em contato com a gente pelo chat na área "Ajuda e atendimento" do aplicativo.

Posso pedir o cancelamento do contrato?

Se você recebeu o contrato por e-mail e não o assinou digitalmente, ainda é possível solicitar o cancelamento sem a cobrança de multa.

Para isso, entre em contato com a gente o mais rápido possível no chat da área "Ajuda e atendimento" do aplicativo Se preferir, você também pode fazer essa solicitação respondendo o e-mail em que recebeu o contrato.

Meu contrato pode ser anulado?

Sim, isso é possível. Porém, é importante saber que existem diferenças entre um contrato anulado ou cancelado. Entenda:

- O contrato de aluguel pode ser anulado quando identificarmos a necessidade de alterar um ou mais documentos. Neste caso, basta aguardar, pois iremos enviar um novo contrato para assinatura de todos, mesmo que alguma das pessoas envolvidas já tenha feito isso da primeira vez;

- O contrato pode ser cancelado se houver desistência de algum dos envolvidos antes da assinatura, ou caso seja identificada alguma irregularidade como anúncio duplicado e imóvel alugado, imóvel em leilão ou documentação ilegítima das partes.

O conteúdo te ajudou?

Ainda precisa de ajuda?

Nossa equipe está pronta para te ajudar

Entrar em contato