Como funciona e quais são os reparos devidos no fim do contrato?

O que você vai encontrar aqui:

Quando o contrato de aluguel termina, é responsabilidade do inquilino entregar o imóvel nas mesmas condições que recebeu. Ou seja: desocupado, livre de móveis e demais itens pessoais, limpo, com a pintura em dia e os reparos necessários realizados.

Vistoria de saída No último dia do contrato, acontece a vistoria de saída. Este processo é feito pessoalmente por um vistoriador e serve para atestar que as condições do imóvel na saída são as mesmas da entrada. Se o profissional identificar algo diferente, será apontado como necessidade de reparo no laudo.  É importante conferir previamente as condições do imóvel descritas no laudo da vistoria de entrada, que fica disponível para consulta durante todo o aluguel, para identificar a necessidade de possíveis reparos. Caso existam, eles devem ser feitos antes desta data. Comentários no laudo de vistoria de saída

Depois da vistoria de saída, o proprietário tem 5 dias corridos para comentar os resultados. Em seguida, o inquilino recebe o laudo comentado pelo aplicativo QuintoAndar e tem outros 5 dias corridos para fazer o mesmo.

Identificação de reparos necessários e envio do orçamento Por fim, nosso time usa todos os comentários para comparar as vistorias de entrada e saída e entende se existe algum equívoco ou reparo a ser feito, considerando também o tempo de aluguel, histórico de reparos e vida útil dos materiais. Se houver, enviamos o orçamento dos reparos necessários ponderando as responsabilidades do inquilino, com base na média do mercado, podendo variar entre cidades e regiões. O QuintoAndar não é responsável por executar obras de reparos.

O que acontece se o inquilino não se responsabilizar?

Se o inquilino não se responsabilizar pelos reparos necessários identificados no laudo de vistoria de saída e no orçamento enviado, a "Proteção QuintoAndar" será acionada para garantir ao proprietário o reembolso dos custos de reparos. Vale lembrar que o QuintoAndar não executa obras de reparos. Atualmente, dividimos os reparos em duas categorias: aqueles que são de responsabilidade do inquilino e aqueles que não são.

O inquilino é responsável por:

O inquilino não é responsável por:

Fiz reparos e benfeitorias no imóvel, posso negociá-los no encerramento do contrato?

Em caso de reparos ou benfeitorias feitas pelo inquilino durante o aluguel, a negociação de um possível desconto ou reembolso no momento de encerrar o contrato deve ser feita previamente com o proprietário via chat, no aplicativo. Assim, o acordo fica formalizado e o QuintoAndar também terá acesso.

Se o proprietário aceitar a negociação de desconto ou reembolso de reparos ou benfeitorias feitas pelo inquilino durante a locação e negociadas no chat do aplicativo, o proprietário poderá escolher uma das seguintes opções:


  1. Descontar o valor da multa rescisória (se houver). Para isso, pedimos que ele nos comunique a decisão via chat e, juntos, seguiremos os passos necessários;

  2. Descontar o valor do último aluguel direto pelo aplicativo;

  3. Reembolsar o valor ao inquilino. Essa formalização deve ser feita com o nosso time via chat e, em seguida, fica por nossa conta solicitar dados bancários do inquilino para o depósito do valor.

Lembrando que o proprietário também pode decidir por não efetuar o reembolso se o inquilino não negociar previamente a realização do reparo ou benfeitoria conforme o contrato. Já o inquilino, pode optar por manter a benfeitoria ou corrigir para manter as condições iniciais da locação.

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