O que você vai encontrar aqui:
Quando o contrato de aluguel termina, é responsabilidade do inquilino entregar o imóvel nas mesmas condições que recebeu. Ou seja: desocupado, livre de móveis e demais itens pessoais, limpo, com a pintura em dia e os reparos necessários realizados.
Vistoria de saída No último dia do contrato, acontece a vistoria de saída. Este processo é feito pessoalmente por um vistoriador e serve para atestar que as condições do imóvel na saída são as mesmas da entrada. Se o profissional identificar algo diferente, será apontado como necessidade de reparo no laudo. É importante conferir previamente as condições do imóvel descritas no laudo da vistoria de entrada, que fica disponível para consulta durante todo o aluguel, para identificar a necessidade de possíveis reparos. Caso existam, eles devem ser feitos antes desta data. Comentários no laudo de vistoria de saída
Identificação de reparos necessários e envio do orçamento Por fim, nosso time usa todos os comentários para comparar as vistorias de entrada e saída e entende se existe algum equívoco ou reparo a ser feito, considerando também o tempo de aluguel, histórico de reparos e vida útil dos materiais. Se houver, enviamos o orçamento dos reparos necessários ponderando as responsabilidades do inquilino, com base na média do mercado, podendo variar entre cidades e regiões. O QuintoAndar não é responsável por executar obras de reparos.
Se o inquilino não se responsabilizar pelos reparos necessários identificados no laudo de vistoria de saída e no orçamento enviado, a "Proteção QuintoAndar" será acionada para garantir ao proprietário o reembolso dos custos de reparos. Vale lembrar que o QuintoAndar não executa obras de reparos. Atualmente, dividimos os reparos em duas categorias: aqueles que são de responsabilidade do inquilino e aqueles que não são.
1. Danos decorrentes da falta de manutenção
2. Problemas relacionados ao desgaste excessivo
3. Alterações no imóvel sem permissão do proprietário
1. Problemas estruturais
2. Desgastes naturais
3. Reparos isentos pelo QuintoAndar
Em caso de reparos ou benfeitorias feitas pelo inquilino durante o aluguel, a negociação de um possível desconto ou reembolso no momento de encerrar o contrato deve ser feita previamente com o proprietário via chat, no aplicativo. Assim, o acordo fica formalizado e o QuintoAndar também terá acesso.
Se o proprietário aceitar a negociação de desconto ou reembolso de reparos ou benfeitorias feitas pelo inquilino durante a locação e negociadas no chat do aplicativo, o proprietário poderá escolher uma das seguintes opções:
Descontar o valor da multa rescisória (se houver). Para isso, pedimos que ele nos comunique a decisão via chat e, juntos, seguiremos os passos necessários;
Descontar o valor do último aluguel direto pelo aplicativo;
Reembolsar o valor ao inquilino. Essa formalização deve ser feita com o nosso time via chat e, em seguida, fica por nossa conta solicitar dados bancários do inquilino para o depósito do valor.
Lembrando que o proprietário também pode decidir por não efetuar o reembolso se o inquilino não negociar previamente a realização do reparo ou benfeitoria conforme o contrato. Já o inquilino, pode optar por manter a benfeitoria ou corrigir para manter as condições iniciais da locação.
O conteúdo te ajudou?
Nossa equipe está pronta para te ajudar