Como funciona e quais são os reparos devidos no fim do contrato?

O que você vai encontrar aqui:

Processo da vistoria de saída

No último dia de vigência do contrato e em horário comercial, um vistoriador vai até o imóvel, que precisa estar vazio e desocupado, para checar se ele está nas mesmas condições em que foi entregue. A visita é agendada e o profissional não precisa ser acompanhado, basta que sua entrada esteja liberada no prédio ou, no caso de uma casa, que ele esteja com as chaves.

Durante a vistoria de saída, é feita uma análise detalhada para verificar se houve danos ou deteriorações, desconsiderando o desgaste natural pelo uso. O objetivo é preservar a integridade do imóvel, garantindo que sua estrutura, acabamento e funcionalidades estejam compatíveis com o estado inicial da locação.

Se forem identificadas alterações entre a vistoria de entrada e saída, como danos causados por mau uso, falta de manutenção ou alterações não autorizadas, o inquilino será cobrado pelas alterações observadas segundo a tabela de preços do QuintoAndar.

Para evitar cobranças ao final do contrato, o inquilino deve garantir que o imóvel seja devolvido nas mesmas condições em que foi recebido, conforme registrado no laudo de vistoria de entrada, que fica disponível para consulta no aplicativo durante todo o aluguel. Combinar e formalizar qualquer mudança também previne cobranças ao final do contrato. Se fez alguma alteração no imóvel (como pintura ou instalação de acessórios), certifique-se de que isso foi comunicado e aprovado pelo proprietário no chat dentro da plataforma. Mudanças sem autorização podem gerar cobranças.

Importante: Após a vistoria de saída, não é permitido retornar ao imóvel para realizar ajustes ou reparos. Por isso, certifique-se de que tudo esteja conforme esperado antes da realização da vistoria.

Laudo de vistoria de saída e identificação de reparos necessários

Após a conclusão da vistoria, o vistoriador envia um laudo comparando as condições de entrada e saída do imóvel. Esse documento passa por análise interna e é disponibilizado ao proprietário, que tem 5 dias corridos para revisar e incluir comentários. Em seguida, o inquilino recebe o laudo comentado pelo aplicativo e também tem 5 dias corridos para análise e observações. Com base nos comentários, nosso time avalia se há equívocos ou necessidade de reparos, considerando o tempo de locação, histórico do imóvel e vida útil dos materiais. O QuintoAndar não executa reparos ou obras.

O que acontece se o inquilino não se responsabilizar?

A Proteção QuintoAndar é acionada pelo nosso time quando a vistoria de saída identifica reparos de responsabilidade do inquilino e não há acordo financeiro entre as partes mesmo após a nossa intermediação. Nesse caso, cobraremos o inquilino pelo valor total definido durante a avaliação e a intermediação, e repassaremos o valor integral para a conta do proprietário.

Fica por nossa conta reembolsar os valores aprovados para a conta do proprietário e também a cobrança direta ao inquilino.

Quando recebo o valor?

O valor é repassado em até 3 dias úteis após o encerramento do contrato, considerando a finalização da análise e aprovação dos reparos.

Como recebo?

O repasse é feito diretamente na conta bancária cadastrada pelo proprietário na plataforma QuintoAndar.

Importante:  O QuintoAndar não executa obras no imóvel. A contratação e realização dos serviços são de responsabilidade do proprietário.

Quando o inquilino pode ser cobrado por uma alteração observada na saída?

No QuintoAndar, nos baseamos na Lei do Inquilinato para definir esses se a alteração observada entre entrada e saída é de responsabilidade do proprietário ou do inquilino, sempre considerando o que está descrito nas vistorias de entrada e saída e também nos registros de alterações acordados entre proprietário e inquilino ao longo do contrato.

O inquilino é cobrado por alterações identificadas na saída quando:

Quando o inquilino não será responsabilizado por uma alteração identificada na saída?

Itens comuns que geram cobrança na vistoria de saída – e como evitá-los

E se o imóvel já estava com algumas das condições listadas na entrada?

Se a condição estiver registrada na vistoria de entrada ou em reparos solicitados ao longo da locação, o inquilino não será cobrado por esses itens, pois vamos considerar que não houve alteração do estado inicial do imóvel.

O que você pode esperar do QuintoAndar neste processo?

Com o QuintoAndar, tanto inquilino como proprietário contam com uma atuação segura, neutra e especializada.

  • Aplicação da Lei do Inquilinato

Toda análise de responsabilidades é feita com base na legislação vigente, respeitando os direitos e deveres de ambas as partes.

  • Análise técnica e imparcial

Utilizamos imagens comparativas da vistoria de entrada e de saída para avaliar com precisão as condições do imóvel. Portanto, a revisão da vistoria de entrada no início do contrato pelo inquilino é fundamental para que os registros reflitam a realidade do imóvel na entrada.

Consideramos, também, acordos formalizados no aplicativo ao longo do contrato, evitando cobranças indevidas por reparos ou melhorias que foram acordados entre as partes.

  • Critérios de mercado

Consideramos o tempo de uso, a vida útil dos materiais e padrões de desgaste natural, evitando cobranças indevidas ao inquilino. Entendemos que, no processo de morar em um imóvel (ou mesmo imóveis não habitados), desgastes acontecem por fatores naturais ou de uso comum, e não são de responsabilidade do inquilino.

  • Processo com janelas de tempo claras para negociação

Proprietário e inquilino podem comentar o laudo dentro dos prazos definidos em contrato. O QuintoAndar não atua como mediador direto entre as partes após essa etapa.

Fiz reparos e benfeitorias no imóvel, posso negociá-los no encerramento do contrato?

Obrigatoriamente, benfeitorias ou reparos devem ser negociados com o proprietário e formalizados na plataforma durante o contrato via chat, no aplicativo. Sem esse acordo prévio, o proprietário pode exigir a remoção da benfeitoria e o ressarcimento do item original, o que pode gerar custos adicionais para o inquilino.

Exemplos comuns de benfeitorias que exigem acordo prévio:

  • Pintura diferente da original;
  • Instalação de redes de proteção;
  • Troca de pisos ou revestimentos;
  • Substituição de portas, janelas ou instalação de fechaduras eletrônicas;
  • Troca ou atualização de equipamentos elétricos ou hidráulicos;
  • Qualquer tipo de reforma, melhoria ou modificação estrutural.

Se isso não foi feito, recomendamos que o inquilino busque formalizar antes da saída. Isso pode ser feito de duas formas:

  1. Caso o reparo/benfeitoria tenha sido negociado com o proprietário durante o contrato por fora da plataforma, formalize no aplicativo antes da saída;

  2. Caso o proprietário não tenha sido informado sobre o reparo/benfeitoria antes da saída, use o chat com proprietário para informar e busque um acordo ou orientação sobre reversão da alteração feita. É importante que tudo esteja registrado na plataforma para que possa ser considerado pelo QuintoAndar na avaliação da saída.

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