Para inquilino: Cobrança e pagamento do IPTU durante o aluguel

O que você vai encontrar aqui:

O IPTU é um imposto municipal cobrado anualmente de quem possui um ou mais imóveis. No QuintoAndar, é definido em contrato que o proprietário é responsável por receber o carnê de IPTU e fazer o pagamento, sendo a cobrança relativa ao imóvel, garagem, box, área comum etc.

O valor anual total do IPTU, sem desconto, é repassado para o inquilino, que realiza o pagamento parcelado em 12 vezes no boleto de aluguel. Essa parcela mensal é reembolsada ao proprietário junto com o repasse do aluguel, como definido em contrato.

Para contratos que iniciaram antes de 01 de fevereiro de 2018, O QuintoAndar é o responsável por receber o carnê de IPTU e fazer o pagamento.

É importante saber que inquilino e morador NÃO devem pagar o carnê do IPTU, mesmo que ele chegue no imóvel. Caso receba, é só deixar na portaria ou informar o proprietário pelo chat no aplicativo QuintoAndar.

O valor do IPTU mudou na fatura de aluguel

No início do ano, as prefeituras encaminham aos proprietários o carnê de IPTU atualizado referente ao ano vigente. Por conta disso, o valor do IPTU no seu boleto poderá sofrer reajuste de acordo com o que foi determinado pela prefeitura.

A primeira cobrança reajustada costuma ser feita no mês seguinte à data que o proprietário nos informou sobre o novo valor. O pedido de ajuste pelo proprietário deverá acontecer entre os dias 01 a 15 para refletir na fatura de aluguel no mês seguinte.

Quando houver uma atualização feita pelo proprietário do imóvel, você receberá um e-mail avisando do novo valor (que poderá ser um aumento ou uma redução) e quando será aplicado o ajuste em sua fatura.

O IPTU é cobrado no boleto do condomínio. O que fazer?

Caso o IPTU do imóvel ou da área comum, garagem, box, etc, esteja dentro do boleto de condomínio, o inquilino deverá pagá-lo normalmente, e o mesmo não estará em sua fatura de aluguel QuintoAndar. 

Mas, se a cobrança que veio no boleto do condomínio também está na fatura do aluguel cobrado por nós, entre em contato com a gente pelo no chat da área "Ajuda e atendimento" no aplicativo QuintoAndar. É importante que tenha com você o boleto do condomínio.

Para mais informações sobre como entrar em contato com a gente, acesse o artigo

O carnê do IPTU foi pago por engano. Como resolver?

Caso o inquilino tenha pago o carnê do IPTU por engano, ele deve reportar a situação via formulário "Demandas IPTU" disponível no final do artigo.

IPTU durante o término do contrato de aluguel

Na rescisão do contrato, que é o término do aluguel, o inquilino paga apenas a parcela do IPTU que foi lançada na última fatura de aluguel, independente de quantas ainda seriam cobradas caso o contrato ficasse ativo.

Exemplo:  Se a rescisão do contrato acontece em fevereiro, o inquilino paga somente a segunda parcela do IPTU. As dez restantes não serão cobradas.

O conteúdo te ajudou?

Ainda precisa de ajuda?

Nossa equipe está pronta para te ajudar

Entrar em contato