Tudo que você precisa saber sobre a vistoria de entrada

O que você vai encontrar aqui:

A vistoria de entrada é o processo de formalizar as condições iniciais do imóvel e também serve de base para a vistoria de saída, que acontece quando o contrato é encerrado.

Para que aconteça da melhor maneira possível, o imóvel deve estar desocupado e livre de objetos pessoais. Caso o proprietário tenha negociado alguma modificação com o inquilino, como retirada de itens ou reparos, isso deve ser feito antes da data agendada para a vistoria a fim de evitar divergências entre o laudo e as condições de entrega do imóvel.

O agendamento é feito automaticamente até 2 dias antes do início do contrato, e o proprietário recebe uma mensagem via WhatsApp para confirmar a data e combinar a disponibilização das chaves para o vistoriador.

O vistoriador faz a visita sozinho. Se o imóvel estiver ocupado pelo proprietário ou inquilino, em uma situação excepcional, a vistoria deverá ser acompanhada.

Posteriormente, o laudo é enviado por e-mail e também fica disponível para consulta em nossa plataforma. Após receberem o laudo, inquilino e proprietário têm 5 dias corridos para análise, comentários e inclusão de fotos complementares.

Não há como adicionar comentários depois deste prazo, a não ser que haja acordo entre proprietário e inquilino. Neste caso, é possível registrar as observações adicionais no chat em que ambos conversam diretamente aqui no aplicativo.

O que é registrado na vistoria de entrada?

As vistorias de entrada e de saída registram as condições aparentes do imóvel e, desde 01/10/2022, também checam o fornecimento de água, luz e gás, o funcionamento de sistemas hidráulicos, elétricos, de eletrodomésticos e de mobília, caso haja, e a presença de itens básicos como torneira, chuveiro e iluminação.

Itens que são vistoriados:

  • Condições aparentes de pintura, paredes, pisos; 

  • Funcionamento de portas, janelas, armários;  

  • Fornecimento de água em torneiras, chuveiros; 

  • Fornecimento de energia em pontos de iluminação e tomadas; 

  • Funcionamento de torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários; 

  • Condições aparentes de acessórios, utensílios, decorações; 

  • Existência e condições aparentes de mobília; 

  • Funcionamento de equipamentos como televisão, ar condicionado e geladeira.

Itens que não são vistoriados:

Testes que dependem do fornecimento de água, luz e gás só serão feitos caso os serviços estejam disponíveis no imóvel. Por exemplo: só é possível testar um ponto de luz se o fornecimento elétrico estiver ativo e, além disso, havendo uma lâmpada. Do contrário, o laudo de vistoria irá registrar a impossibilidade da realização do teste.

Também não testamos o estado de conservação de equipamentos como geladeira, máquina de lavar, aquecedor e outros eletroportáteis, uma vez que seu estado de conservação só pode ser verificado com o uso. Essa responsabilidade é do inquilino; a vistoria irá registrar apenas se os itens ligam ou não. 

Já na vistoria de saída, a responsabilidade por esses testes passa para o proprietário que, se encontrar qualquer problema, deverá registrar no laudo durante o prazo disponível para análise.

O que o inquilino deve checar após receber o laudo da vistoria de entrada?

Assim que receber o laudo, orientamos que o inquilino confira pessoalmente se existe algo diferente do que está relatado ou se algum dos itens a seguir apresenta mau funcionamento. 

  • Instalações hidráulicas: abra todos os registros e verifique se as torneiras funcionam corretamente. Verifique também se existe algum vazamento nas mangueiras (flexíveis) e nos sifões do banheiro, área de serviço e cozinha. Teste duchas higiênicas e descargas e, nas pias, observe se há trincas por onde a água passa e se elas estão bem fixadas.

  • Instalações elétricas: confira se todos os disjuntores do quadro de força estão ligados e identifique a tensão das tomadas (voltagem) para testar seu funcionamento e, só depois, conecte equipamentos à elas. Caso algum ponto de luz apresente problemas, certifique-se de que não é apenas uma lâmpada queimada.

  • Eletrodomésticos: Teste se estão funcionando da maneira ideal. Por exemplo, verifique se a máquina de lavar está rodando o ciclo completo corretamente e se a geladeira está refrigerando. Também é importante testar equipamentos menores como liquidificador e sanduicheira.

  • Chuveiro: Em caso de chuveiro elétrico, verifique se ele está funcionando corretamente e se a água está esquentando. Caso não esteja, certifique-se de que a resistência não está queimada. Se estiver, a troca por uma nova resolve o problema. Se o imóvel tiver aquecedor a gás, cheque se está funcionando. Caso negativo, pode ser que o fornecimento de gás para o imóvel esteja desligado ou o registro fechado. Muitas vezes, o zelador consegue ajudar.

  • Ar condicionado: Acione o equipamento, confirme se está resfriando o ar e se existe algum vazamento. Observe também o funcionamento das paletas e do controle (se ele não funcionar, cheque as pilhas).

  • Portas, janelas e persianas: Procure abrir e fechar todas. Observe se estão emperrando, se o trilho está danificado ou se alguma folha está solta. Cheque o estado dos vidros, e note se as maçanetas das portas ou trincos das janelas apresentam algum problema. 

  • Mobília: Abra e feche as gavetas e portas dos armários. Se houver um sofá-cama, confirme se ele abre corretamente. Sofás e colchões podem apresentar pequenas manchas ou furos que não foram identificados na vistoria, assim como os móveis podem apresentar marcas ou riscos.

O proprietário pode cancelar ou reagendar a vistoria de entrada?

Sim, isso pode acontecer caso haja algum imprevisto. Em situações como essa, a não realização da vistoria antes do início do contrato não impede a mudança do inquilino. A entrada no imóvel poderá ocorrer normalmente e a vistoria ainda será feita, porém será agendada diretamente com o inquilino dentro do menor prazo possível.

Tanto o cancelamento quanto o reagendamento pode ser feito pelo link de confirmação que o proprietário recebe pelo WhatsApp. Porém, é importante saber que não agendamos vistorias para o mesmo dia, somente para o próximo dia útil em diante. 

Entenda como fazer isso:

  1. No Whatsapp, localize a mensagem de confirmação da vistoria e abra o link "Cancelar ou sugerir outro horário";
  2. Assim que o aplicativo abrir, selecione se quer reagendar ou apenas cancelar a vistoria;
  3. Escolha a forma como as chaves serão disponibilizadas: portaria, lockbox ou entrega feita pessoalmente;
  4. Caso opte pela portaria ou lockbox, basta escolher um dia e faixa de horário permitida dentre as opções disponíveis para que possamos fazer o agendamento da vistoria a partir daquela data. Assim que for agendada, você receberá uma nova mensagem de confirmação;
  5. Se escolher fazer a entrega das chaves pessoalmente, selecione a data e horário exatos em que prefere que a vistoria seja feita. Assim que for agendada, você receberá uma nova mensagem de confirmação.

Em que horários a vistoria pode ser feita?

Nossas vistorias acontecem das 9h às 17h, de segunda a sexta, e das 9h às 13h, aos sábados. Aos domingos e feriados nós não agendamos nem realizamos vistorias.

Para que a vistoria seja feita, o proprietário deve disponibilizar as chaves, assim como foi feito durante as visitas ao imóvel. Caso elas não possam ficar no lockbox, na portaria, ou se não tiver portaria no imóvel, entraremos em contato para combinar a entrega pessoalmente para o vistoriador parceiro.

Também é importante saber que alguns condomínios solicitam que os dados dos prestadores de serviços sejam enviados antecipadamente para liberar sua entrada. Se precisar desses dados, entre em contato com a gente pelo que fica na área "Ajuda e atendimento" e solicite a lista dos vistoriadores parceiros. Depois, é só deixar o documento na portaria e avisar sobre a realização da vistoria. Para mais informações sobre como entrar em contato, acesse o artigo

Se, por algum motivo, o vistoriador não comparecer à vistoria agendada, recomendamos que entre em contato com a gente o mais rápido possível pelo mesmo chat.

Por que alguns itens da vistoria não foram comentados pelo vistoriador?

Se um item estiver descrito como "Sem observações", significa que o vistoriador não encontrou detalhes que precisam ser registrados além das fotos. Caso contrário, ele usará "Com observações".

Você pode comentar em todos os itens e cômodos da vistoria durante o prazo de 5 dias disponível para análise. Após isso, o laudo final será gerado com os registros do vistoriador e, caso o inquilino ou proprietário tenha feito considerações, elas também estarão registradas como complemento aos apontamentos do vistoriador.

Boas práticas na hora de comentar:

  • Anexe fotos que ilustram seu comentário; 

  • Não repita considerações feitas pelo vistoriador;

  • Apontamentos referentes a assuntos além das condições do imóvel e testes de funcionalidade poderão ser apagados. Neste caso, orientamos que entre em contato com a gente pelo chat que fica em "Ajuda e atendimento".

O QuintoAndar vai fazer os reparos que o inquilino apontou na vistoria de entrada?

O objetivo da vistoria de entrada é registrar as condições aparentes do imóvel no início de um contrato. Ela não gera uma solicitação de execução de reparos.

No entanto, se identificar a necessidade de algum reparo estrutural durante a vistoria de entrada, o inquilino pode abrir uma solicitação pelo nosso chat que fica na área "Ajuda e atendimento" do aplicativo QuintoAndar ou conversar com o proprietário pelo chat direto com ele. Esta segunda opção também é válida para contratos administrados pelo proprietário.

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