5 lugares com espeto corrido tri bom

Quem adora carne precisa conhecer esses famosos rodízios da cidade


Locais para você conhecer

Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui

Ver no mapa
Local

Churrascaria Giovanaz

Av. Venâncio Aires, 10 - Cidade Baixa
Porto Alegre

Local

Churrascaria Schneider

Avenida Bahia, 29 - Navegantes
Porto Alegre

Local

NB Steak Floresta

Rua Ramiro Barcelos, 389 - Floresta
Porto Alegre

Local

Churrascaria Freio de Ouro

Rua José de Alencar, 460 - Menino Deus
Porto Alegre

Local

Costela no Roletchê

Rua Marcílio Dias, 965 - Menino Deus
Porto Alegre

Essa modalidade de servir churrasco foi criada em meados dos anos 1960

Publicado em 22 de maio de 2023
Aparece em
Experiências
Para comer
Para beber
Família
Casal
Amigos
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Sentar-se à mesa e, em seguida, ter no prato picanha, maminha, vazio, costela e mais um tanto de lascas de diferentes tipos de carnes, que saem dos espetos levados pelos garçons de um lado a outro do salão. Hoje considerado um clássico servido em grande parte das churrascarias nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o sistema de rodízio representou, décadas atrás, uma verdadeira revolução no jeito de servir.

A origem do espeto corrido

Criado em meados de 1960 no Rio Grande do Sul – embora não haja consenso sobre a cidade de origem –, o espeto corrido veio para se opor ao então modo de servir churrasco, que era à la carte, e se popularizou no Brasil inteiro e até no mundo.

A "dança" dos espetos possibilitou que os clientes pudessem saborear mais cortes de carne sem precisar se preocupar em olhar o cardápio. Isso sem falar na possibilidade de comer muito a um preço fixo, que obviamente chamou a atenção dos mais gulosos que, afinal, poderiam consumir quanto quisessem sem que isso adicionasse valor maior à conta final.

Acompanhamentos na mesa ou no buffet

Hoje, as churrascarias que fazem rodízio podem ter seus acompanhamentos servidos à mesa ou então em formato buffet, enquanto as carnes seguem sendo servidas até o cliente sentir-se satisfeito. Em Porto Alegre, há diversos tipos de espetos corridos, cada um com a sua particularidade, que atraem tanto as famílias aos fins de semana quanto grupos de amigos e colegas de trabalho durante a semana.

A Costela no Roletchê, como o nome sugere, é especializada em vários tipos de costela. Em sua churrasqueira, com sistema de roletes, que faz a carne girar continuamente, são assados mais de 130 quilos de carne por dia.

A  Churrascaria Freio de Ouro, um lugar de espeto corrido com um jeito mais sofisticado, tem como estrela o Costelão 12 horas, assado em fogo brando por meio dia à perfeição, que é dos deuses.

Outra casa mais requintada é a NB Steak, que tem rodízio moderninho, tipo menu degustação, e serve cortes de raças britânicas em louças de porcelana.

Já a Churrascaria Schneider, serve o tradicional churrasco gaúcho e, além das carnes, tem galeto e frutos do mar.

Mas, se a ideia é um programa sem muito requintes, a dica é a Giovanaz, rodízio bom e barato na capital, que se tornou um dos queridinhos do porto-alegrense.

Créditos de imagem: Instagram_Churrascaria Schneider