Como funciona a vistoria de saída e quais são os próximos passos?

O que você vai encontrar aqui:

Ao final da locação, o inquilino é responsável por entregar o imóvel da mesma forma que encontrou quando chegou. E a vistoria de saída serve para atestar isso.

Funciona assim: no último dia de vigência do contrato e em horário comercial, um vistoriador vai até o imóvel, que precisa estar vazio e desocupado, para checar se ele está nas mesmas condições em que foi entregue. A visita é agendada e o profissional não precisa ser acompanhado, basta que sua entrada esteja liberada no prédio ou, no caso de uma casa, que ele esteja com as chaves.

É importante conferir previamente as condições do imóvel descritas no laudo da vistoria de entrada, que fica disponível para consulta durante todo o aluguel, para identificar a necessidade de possíveis reparos. Caso existam, eles devem ser feitos antes desta data.

O que é registrado na vistoria de saída?

De forma geral, são registradas as condições aparentes do imóvel, além do fornecimento e funcionamento de serviços básicos e outros itens.

O que está contemplado: 

  • Pintura, paredes, pisos 

  • Limpeza do imóvel 

  • Acessórios, utensílios, decorações, mobílias 

  • Funcionamento de portas, janelas, armários 

  • Fornecimento de água em torneiras, chuveiros 

  • Fornecimento de energia em pontos de iluminação e tomadas, torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários 

  • Equipamentos como televisão, ar condicionado, geladeira (não abrangendo estado de conservação relacionado ao seu funcionamento) 

Além disso, é necessário que o inquilino deixe em um local de fácil visualização, dentro do imóvel, todos os itens de acesso adicionais recebidos no início do aluguel, como controles, tags e chaves extras.

O que acontece em seguida?

Quando o vistoriador termina a vistoria, ele nos envia um laudo que compara condições de entrada e saída. Após análise interna, esse documento é disponibilizado para o proprietário, que tem 5 dias corridos para revisão e inclusão de comentários.

Depois, o inquilino recebe o laudo comentado pelo aplicativo e tem os mesmos 5 dias corridos para analisar e também comentar.

Com ambas revisões feitas, realizamos uma análise final para determinar se existem reparos pendentes e, se existirem, identificar os responsáveis. Neste caso, se proprietário e inquilino não entrarem em acordo, a Proteção QuintoAndar será acionada para garantir ao proprietário o reembolso dos custos de reparo.

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