O que você vai encontrar aqui:
No último dia de vigência do contrato e em horário comercial, um vistoriador vai até o imóvel, que precisa estar vazio e desocupado, para checar se ele está nas mesmas condições em que foi entregue. A visita é agendada e o profissional não precisa ser acompanhado, basta que sua entrada esteja liberada no prédio ou, no caso de uma casa, que ele esteja com as chaves.
Durante a vistoria de saída, é feita uma análise detalhada para verificar se houve danos ou deteriorações, desconsiderando o desgaste natural pelo uso. O objetivo é preservar a integridade do imóvel, garantindo que sua estrutura, acabamento e funcionalidades estejam compatíveis com o estado inicial da locação.
Se forem identificadas alterações entre a vistoria de entrada e saída, como danos causados por mau uso, falta de manutenção ou alterações não autorizadas, o inquilino será cobrado pelas alterações observadas segundo a tabela de preços do QuintoAndar.
Para evitar cobranças ao final do contrato, o inquilino deve garantir que o imóvel seja devolvido nas mesmas condições em que foi recebido, conforme registrado no laudo de vistoria de entrada, que fica disponível para consulta no aplicativo durante todo o aluguel. Combinar e formalizar qualquer mudança também previne cobranças ao final do contrato. Se fez alguma alteração no imóvel (como pintura ou instalação de acessórios), certifique-se de que isso foi comunicado e aprovado pelo proprietário no chat dentro da plataforma. Mudanças sem autorização podem gerar cobranças.
De forma geral, são registradas as condições aparentes do imóvel, além do fornecimento e funcionamento de serviços básicos e outros itens.
O que está contemplado:
Pintura, paredes, pisos
Limpeza do imóvel
Acessórios, utensílios, decorações, mobílias
Funcionamento de portas, janelas, armários
Fornecimento de água em torneiras, chuveiros
Fornecimento de energia em pontos de iluminação e tomadas, torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários
Equipamentos como televisão, ar condicionado, geladeira (não abrangendo estado de conservação relacionado ao seu funcionamento)
Além disso, é necessário que o inquilino deixe em um local de fácil visualização (dentro do imóvel) todos os itens de acesso adicionais recebidos no início do aluguel, como controles, tags e chaves extras.
O conteúdo te ajudou?
Nossa equipe está pronta para te ajudar