O que você vai encontrar aqui:
Ao final da locação, o inquilino é responsável por entregar o imóvel da mesma forma que encontrou quando chegou. E a vistoria de saída serve para atestar isso.
Funciona assim: no último dia de vigência do contrato e em horário comercial, um vistoriador vai até o imóvel, que precisa estar vazio e desocupado, para checar se ele está nas mesmas condições em que foi entregue. A visita é agendada e o profissional não precisa ser acompanhado, basta que sua entrada esteja liberada no prédio ou, no caso de uma casa, que ele esteja com as chaves.
É importante conferir previamente as condições do imóvel descritas no laudo da vistoria de entrada, que fica disponível para consulta durante todo o aluguel, para identificar a necessidade de possíveis reparos. Caso existam, eles devem ser feitos antes desta data.
De forma geral, são registradas as condições aparentes do imóvel, além do fornecimento e funcionamento de serviços básicos e outros itens.
O que está contemplado:
Pintura, paredes, pisos
Limpeza do imóvel
Acessórios, utensílios, decorações, mobílias
Funcionamento de portas, janelas, armários
Fornecimento de água em torneiras, chuveiros
Fornecimento de energia em pontos de iluminação e tomadas, torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários
Equipamentos como televisão, ar condicionado, geladeira (não abrangendo estado de conservação relacionado ao seu funcionamento)
Além disso, é necessário que o inquilino deixe em um local de fácil visualização, dentro do imóvel, todos os itens de acesso adicionais recebidos no início do aluguel, como controles, tags e chaves extras.
Quando o vistoriador termina a vistoria, ele nos envia um laudo que compara condições de entrada e saída. Após análise interna, esse documento é disponibilizado para o proprietário, que tem 5 dias corridos para revisão e inclusão de comentários.
Depois, o inquilino recebe o laudo comentado pelo aplicativo e tem os mesmos 5 dias corridos para analisar e também comentar.
Com ambas revisões feitas, realizamos uma análise final para determinar se existem reparos pendentes e, se existirem, identificar os responsáveis. Neste caso, se proprietário e inquilino não entrarem em acordo, a Proteção QuintoAndar será acionada para garantir ao proprietário o reembolso dos custos de reparo.
O conteúdo te ajudou?
Nossa equipe está pronta para te ajudar