O que você vai encontrar aqui:
Se o proprietário decidir vender o imóvel enquanto você mora nele, a Lei do Inquilinato protege seus direitos. Como inquilino, você tem prioridade na compra e prazos garantidos para se organizar.
Antes de oferecer a outras pessoas, o proprietário deve oferecer o imóvel a você. Após receber a comunicação oficial, como inquilino, você tem 30 dias corridos para decidir se quer comprar o imóvel.
Se o inquilino quiser comprar: Nossos especialistas ajudam em todo o processo e o contrato de aluguel termina sem cobrança de multa.
Se o inquilino não quiser comprar: O proprietário fica livre para anunciar e vender o imóvel para outras pessoas.
Como inquilino, você deve autorizar as visitas de possíveis compradores, mas elas devem ser combinadas com antecedência.
Anúncios no QuintoAndar: Você recebe os pedidos de visita pelo app com, no mínimo, 6 horas de antecedência.
Outros anúncios: O proprietário ou a imobiliária devem entrar em contato com você para agendar um horário que você possa receber a visita.
A pessoa que comprou o imóvel (novo proprietário) decide se mantém o aluguel ou não.
Se o aluguel continuar: O QuintoAndar faz a alteração dos dados do proprietário no contrato e tudo continua como está para o inquilino.
Se o novo proprietário pedir o imóvel:
O inquilino tem 90 dias corridos para desocupar o imóvel após a finalização da venda.
Nesse caso, o inquilino não paga multa pelo fim do contrato.
É importante que o proprietário seja a pessoa a pedir o fim do contrato para garantir a isenção da multa.
Importante sobre a saída antecipada Se o inquilino decidir sair do imóvel antes de o processo de venda ser finalizado, a multa por fim de contrato poderá ser cobrada normalmente, conforme as regras descritas no contrato de locação.
O conteúdo te ajudou?
Nossa equipe está pronta para te ajudar