Tudo que você, proprietário, precisa saber sobre contas de consumo (água, luz e gás)

O que você vai encontrar aqui:

O pagamento de contas de água, luz e gás são responsabilidade do inquilino pelo tempo em que o contrato estiver ativo.  Fora deste período, o proprietário se torna responsável e deve ficar atento às datas de vencimento, uma vez que contas pendentes podem resultar em cortes no fornecimento dos serviços.

Está prestes a receber um novo inquilino no seu imóvel?

Neste caso, como previsto em contrato, você deve garantir que as contas de consumo anteriores ao período de locação estejam quitadas pelo menos 2 dias antes da data de início do aluguel.

Isso é importante para que o inquilino consiga pedir a troca de titularidade ou a religação dos serviços, assumindo assim, a responsabilidade pelo pagamento mensal.

Como confirmar se a troca de titularidade foi feita?

Somente a prestadora do serviço pode confirmar essa informação. Por isso, orientamos que entre em contato com a empresa, informando o endereço do imóvel e o CPF do inquilino ou morador, ambas informações descritas em contrato. 

Lembrando que o prazo para a troca de titularidade é de 10 dias úteis, porém a conta pode demorar até dois meses para apresentar os dados atualizados.

O que acontece quando o contrato começa no meio do período de leitura de uma ou mais contas de consumo?

Se o inquilino identificar alguma conta pendente que seja anterior ao início do seu contrato, ele deve nos contatar para que possamos intermediar a comunicação com o proprietário e solicitar a ele o pagamento.

Também fica por nossa conta fazer a divisão proporcional, ou seja, entender quantos dias serão assumidos e pagos pelo proprietário e quantos já estão na responsabilidade do inquilino, para então cobrá-lo no próximo boleto de aluguel.

Se você, enquanto proprietário, notar que uma conta de sua responsabilidade foi gerada, por favor, nos avise imediatamente. Assim, poderemos verificar com o inquilino se o pagamento já foi realizado e tomar as medidas necessárias.

Uma ou mais contas de consumo do meu imóvel ainda estão em meu nome. E agora?

Isso acontece quando a solicitação de troca de titularidade com a empresa que presta o serviço ainda não foi feita. Entenda por que isso pode ter acontecido:

  • O período de leitura da conta é anterior ao início do novo contrato. Neste caso, a conta deve ser paga o quanto antes pelo proprietário para que o novo inquilino consiga trocar a titularidade;

  • O período de leitura é posterior ao início do novo contrato, quando o pagamento já é responsabilidade do inquilino. Orientamos que entre em contato e envie a fatura para o nosso time. Com isso, vamos cobrar o inquilino e reforçar a necessidade da troca de titularidade. Com o pagamento realizado, iremos enviar o comprovante para seu controle;

  • Se o período de leitura for proporcional, ou seja, a cobrança inclui um intervalo de tempo antes do início da locação e outro já considerando a chegada do inquilino,  entre em contato e envie a fatura para o nosso time. Com isso, faremos o pagamento e, posteriormente, cobraremos o valor proporcional que cabe a cada um.

O novo contrato já começou, mas ainda existem contas em aberto do inquilino anterior. O que fazer?

Caso se identifique com uma das situações a seguir, é só ter as contas com você e preencher o formulário no final da página que nossa equipe vai ajudar:

  • O período de leitura dos débitos em aberto é posterior à entrada do inquilino;

  • A conta tem consumo proporcional, ou seja, anterior e posterior a entrada do inquilino no imóvel;

  • Você pagou as contas que estavam pendentes e agora precisa do reembolso.

Como peço reembolso de contas pagas?

Você deve utilizar o formulário de Reembolso para contratos ativos. Se o contrato já foi encerrado, a solicitação deve ser feita diretamente ao time de rescisão através da central de atendimento pelo número: 4020-1955 (sem DDD).

Lembrando que em caso de dúvidas, temos a sua disposição a central de ajuda em seu app.“quintoandar.com.br/ajuda”. Para mais informações sobre como entrar em contato, acesse o artigo Como solicitar ajuda no QuintoAndar?

  • Pelo que sou responsável financeiramente? Pelo consumo gerado até a data de início da vigência do contrato com o novo inquilino.

  • Como recebo o reembolso? O valor é creditado diretamente no seu repasse mensal. O crédito ocorre no mês subsequente ao pedido.

Quais os documentos necessários para abertura da solicitação? Fatura do imóvel com os dados de leitura e o comprovante de pagamento bancário.

O conteúdo te ajudou?

Ainda precisa de ajuda?

Nossa equipe está pronta para te ajudar

Entrar em contato