Lugares clássicos para experimentar o famoso lanche gaúcho que, apesar do nome, é diferente do cheeseburguer
Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui
Rua Padre Chagas, 306 - Moinhos de Vento
Porto Alegre
Avenida Ipiranga, 2.800 - Santa Cecília
Porto Alegre
Rua Dr. Armando Barbedo, 300 - Tristeza
Porto Alegre
Rua General Lima e Silva, 274 - Cidade Baixa
Porto Alegre
Av. Osvaldo Aranha, 1.086 - Bom Fim
Porto Alegre
Av. São Pedro, 1.359 - São Geraldo
Porto Alegre
Adaptação do chamado cheeseburger norte-americano, o xis não tem nada a ver com o lanche encontrado em diferentes partes do mundo. Apesar de ter estrutura semelhante, o xis adotou identidade própria e é conhecido como o lanche tradicional dos gaúchos. Não se sabe em que cidade apareceu pela primeira vez, mas a disputa para saber qual delas serve o melhor sanduíche é real e volta e meia aparece na internet.
O xis costuma ser grande e cheio de sabor. Certamente desperta memórias afetivas profundas em quem curte a iguaria desde criança. Afinal, nenhum outro lanche faz tanto sucesso por aqui.
O pão que envolve o xis costuma ter pelo menos 16 centímetros de diâmetro: é quase do tamanho de um prato. Bem maiores, os chamados xis-calota estão disponíveis em várias lancherias de Porto Alegre e levam esse nome por ter o tamanho de uma calota de carro.
Diferentemente do hambúrguer ou cheeseburger, o xis é todo montado na chapa e prensado pouco antes de ser servido.
Como não poderia deixar de ser – considerando que estamos falando de Rio Grande do Sul –, a carne é o ingrediente principal do recheio e vem em um bife fininho, batido, bem fácil de ser mordido. Há opções com coração de galinha, frango, bacon, costela e até mesmo estrogonofe. Tem para todos os gostos, até mesmo para os vegetarianos.
O xis costuma levar ainda queijo, ketchup e mostarda, alface, ovo, tomate, milho e ervilha.
Cada lancheria tem sua versão de maionese, e todas são caseiras. Claro que todos os ingredientes garantem sabor ao xis, mas é a maionese a grande responsável por carregar a identidade de cada estabelecimento.
Seja para ir com a família, seja para um lanche com os amigos depois da balada ou do jogo de futebol, essas lanchonetes são como a casa da gente. Afinal nada mais clássico do dia a dia de um gaúcho do que apelar para um xis quando bate a fome.
Créditos de imagem: Instagram_Ô Xiss