Situado em plena área urbana e cercado pela Mata Atlântica, o Morro do Moreno é uma atração à parte em Vila Velha (ES), que atrai os moradores de diversos cantos da cidade, e também da Grande Vitória, para aproveitarem momentos de lazer em contato com a natureza. 

Além de proporcionar um visual panorâmico da Baía de Vitória, o ponto histórico é ideal para praticantes de esportes radicais e até mesmo que quer dar uma esticada depois de curtir a Praia da Costa.

Leia também: Convento da Penha: conheça a história de um dos lugares mais populares de Vila Velha

E se você ainda não conhece o lugar ou não sabe o que fazer pelas redondezas, te contamos um pouco mais sobre o Morro do Moreno a seguir.

Navegue pelo conteúdo:

História do Morro do Moreno

Entre os pontos mais frequentados na Região da Grande Vitória está o Morro do Moreno, em Vila Velha. O lugar é um dos fragmentos remanescentes da Mata Atlântica em área urbana e que proporciona um visual único da Baía de Vitória.

Sua história remete ao período da colonização de Espírito Santo, quando Vasco Fernandes Coutinho nomeou o colono português João Moreno como responsável para ocupar o posto de observação no topo do morro, garantindo a defesa da cidade dos ataques de navios corsários.

O Monumento Natural do Morro do Moreno é uma Unidade de Conservação situada no bairro da Praia da Costa, com área de 614 mil m² e de aproximadamente 190 m de altura.

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil
Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel

Como chegar

Aberto 24h, diariamente e com visitação gratuita, o acesso ao Morro do Moreno pode ser feito de carro até o portão na Rua Xavantes, que é a entrada principal.

Para chegar até lá, pela Praia da Costa, basta seguir pela orla observando as placas de indicação desde a Praia da Sereia até a Rua Jofredo Novais.

Veja no mapa abaixo a localização exata do Morro do Moreno:

O que fazer no Morro do Moreno

A caminhada até o topo pode levar até 30 minutos, dependendo do seu ritmo. Mas vale saber que, apesar do percurso ser pavimentado até certo ponto, há muitos trechos sinuosos de chão de terra. Então, o uso de tênis e roupas leves pode ser indispensável, além do filtro solar e das garrafinhas de água.

Durante o percurso é possível fazer umas pausas para apreciar o visual que ao longe vai se mostrando aos poucos por entre as árvores e rochas.

Ao chegar ao platô que fica bem próximo ao pico, onde estão as antenas de comunicação, você pode avistar a Terceira Ponte, a Ilha do Boi (em Vitória), o Convento da Penha, o Farol de Santa Luzia, a casa oficial do Governo do Espírito Santo, a Praia da Costa, a Praia da Sereia, a Praia de Itapoã e as ilhas Itatiaia e Pituã.

Inclusive, é em meio ao cenário da Mata Atlântica e do oceano, que muitas pessoas procuram o Morro do Moreno para praticar atividades ao ar livre, principalmente esportes radicais, como rapel, parepente e mountain bike, que contam com trilhas mais específicas.

Foto que ilustra matéria sobre o Morro do Moreno mostra uma das encostas do lado do morro.
Morro do Moreno (Foto: Vitor Jubini | MTur)

O que fazer nas redondezas

Como o Morro do Moreno está situado próximo à Região Central de Vila Velha, na Praia da Costa, há uma infraestrutura variada para encontrar o que fazer nas redondezas, como praias, bares e restaurantes com serviços. Veja algumas opções:

  • Praia da Costa
  • Praia da Sereia
  • Praia do Bananal
  • Bacana Churrasco e Cia
  • Minuano Lanches
  • Foodhall Garden
  • Budas Pub
  • Castanheira Bar
  • Padaria Monte Líbano
  • Mahai
  • Balancê Garden
  • Vila do Açaí
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.