Vez ou outra, seja em um feriado ou em alguma data especial, é normal receber visitas em casa. Para garantir o conforto dos hóspedes, o ideal é contar com um quarto de visitas aconchegante, funcional, bonito e tranquilo.

Também chamado de quarto de hóspedes, esse local da casa é um ambiente super versátil. Além de ser o quarto para os convidados, ele também pode ser utilizado como “quarto da bagunça” e até mesmo como escritório da casa.

Ou seja, pensar em uma decoração para esse quarto é uma forma de proporcionar conforto e praticidade para quem visita e para quem já mora na casa!

Pensando nisso, abaixo vamos te mostrar as principais ideias de como decorar o quarto de visitas. Confira!

Navegue pelo conteúdo: 

O que é um quarto de visitas?

O quarto de visitas é um cômodo da casa que serve de hospedagem para as pessoas que vêm visitar. Esse cômodo geralmente não é frequentado no dia a dia e, por isso, podemos considerar outras utilidades para ele, além de ser o espaço de descanso dos seus hóspedes.

Um quarto de hóspedes não é uma questão de luxo ou ostentação, pois esse cômodo pode ser, para muitos, uma necessidade.

Por exemplo, se você mora longe dos seus pais e eles vão te visitar num feriado, se você tiver um quarto de hóspedes, eles não precisam ficar em um hotel. Além disso, como falamos acima, esse quarto pode ser utilizado como escritório para home office e também como o quartinho da bagunça que toda casa tem!

6 ideias de como decorar um quarto de visitas

A arquiteta Clareana Bortotti, do Estúdio Casa Livre, aponta que o espaço do quarto de visita requer cuidado, já que é ali que os hóspedes vão descansar. Pensando nisso, o ideal é usar tons suaves e criar um espaço aconchegante, escolhendo uma decoração que ajude o cérebro a se desconectar. 

Para deixar o quarto de hóspedes completo, bem decorado e pronto para receber as visitas, separamos os principais elementos que compõem esse cômodo. Confira.

1. Escolha móveis que combinem

Quarto de visitas decorado com móveis combinando, feitos do mesmo material. Imagem disponível em Gettty Images.
Quarto de visitas decorado com móveis combinando, feitos do mesmo material.

Os móveis não podem ser de baixa qualidade e nem destoar da decoração da sua casa. Esse cômodo deve oferecer conforto para quem o utilizar, mas dando a sensação clara de que é um espaço que compõe a casa ou apartamento, como no exemplo da foto acima.

Desse modo, o ideal é que tenha uma cama, uma mesa auxiliar com cadeira, guarda-roupa e um banquinho para colocar a mala. Mas, é claro, tudo vai depender do espaço que você tem disponível.

Além disso, você deve mapear o perfil das pessoas que visitam sua casa, pois se, na maioria das vezes, é um casal, compensa mais colocar e decorar uma cama de casal. Agora, se são mais amigos e pessoas que viajam sozinhas, uma cama de solteiro ou um sofá-cama já suprem a necessidade.

O mesmo vale para o guarda-roupa. Se não couber, você pode apostar em araras de roupa ou baús. 

É muito importante procurar um colchão confortável para a cama, pois caso seja uma visita que veio de outra cidade, estado ou país, a viagem costuma cansar. Além disso, é sempre melhor dormir em um colchão bom e aconchegante, não é?

2. Prefira cores neutras para os móveis e decoração

Quarto de visita com piso revestido por carpete em tom neutro. Imagem disponível em Pixabay.
Quarto de visita com piso revestido por carpete em tom neutro.

Para escolher as cores do quarto de hóspedes, siga o exemplo da foto acima  e use tons neutros, misturando com detalhes da decoração da sua casa. Pois, assim, se garante um espaço mais intimista e estiloso.

Por exemplo, você pode escolher os móveis em tons mais claros e colocar um jogo de cama mais ousado ou preto, se sua casa tiver um estilo moderno. Se for mais romântico, aposte na roupa de cama rosa-bebê e em almofadas bordadas a mão.

Você só tem que lembrar que nesse quarto não se pode ter exageros, deixando as cores mais fortes para os detalhes da decoração. Isso garante que o cômodo seja agradável para diferentes perfis de convidados, independentemente das preferências pessoais quanto às cores. 

3. Opte por revestimentos funcionais

Quarto de visita com revestimento em tons neutros, no piso e na parede. Imagem disponível em Unsplash.
Quarto de visita com revestimento em tons neutros, no piso e na parede.

O revestimento desse ambiente também segue a lógica das cores, tudo em tons neutros e simples. Esse não é um cômodo em que você precisa se preocupar em passar personalidade e luxo, por exemplo. Se for funcional e confortável, já cumpriu com o objetivo.

Desse modo, aposte em revestimentos mais claros, em tons de cinza, como o carpete – o exemplo acima é uma boa inspiração para você considerar -, ou na cor natural do material, como a madeira.

Também recomendamos um piso de porcelanato em tons claros e tons pastéis nas paredes. Se não curtir, os tons de areia são lindíssimos, estão em alta e casam certinho com o quarto de visitas.  

Outra opção é colocar um papel de parede. Pode ser com formas geométricas, colorido ou monocromático. Assim, aplique o papel sempre na parede onde a cama encosta, esteja ela no centro ou na lateral.

4. Garanta um ambiente bem iluminado

Pode parecer apenas um detalhe, mas a iluminação é essencial no quarto de hóspedes e faz toda a diferença para passar a sensação de acolhimento e aconchego.

Então, é importante que, de dia, o quarto receba luz natural do sol e, à noite, conte com luminárias. Além de dar um charme na decoração, elas são ótimas para trazer uma vibe de hotel.

Assim, inspire-se na nossa galeria de fotos acima, e use  um modelo de luminária de mesa e coloque-as nas mesas de cabeceira ou na mesa de auxílio. Outra dica é investir em luminárias de chão com lâmpadas amareladas, que dão um ar mais quente ao ambiente.

5. Aposte em itens decorativos

Quarto de visita com quadro decorativos, plantas, almofadas e luminárias. Imagem disponível em Unsplash.
Quarto de visita com quadro decorativos, plantas, almofadas e luminárias.

Por mais que o quarto de hóspedes seja usado por períodos limitados, colocar alguns itens decorativos, como na imagem acima, faz toda a diferença. 

Você pode colocar cortinas mais finas nas janelas, lençóis macios de 400 fios para deixar a cama mais confortável e também investir em um infusor que exale um cheiro leve e mais adocicado no quarto. 

Outra dica é colocar um vaso de flores ou plantas para trazer a tranquilidade e o verde da natureza para o recinto.

Clareana Bortotti

Arquiteta no Estúdio Casa Livre

Plantas são sempre bem-vindas, mas devem ser escolhidas com cautela. Uma dica boa são as espécies filodendros e clorofitos que ajudam na umidade e limpeza do ar, além de trazer a beleza da vegetação ajudam também na qualidade do sono.

Não se esqueça também de detalhes como quadro decorativos ou com frases motivacionais, prateleiras suspensas com livros, itens de colecionador e elementos decorativos da sua cultura. 

O que deve ter no quarto de hóspedes, além do básico?

Além dos móveis, você pode oferecer alguns mimos e itens de higiene e cosméticos para deixar a estadia das suas visitas mais prazerosas. 

Abaixo separamos algumas dicas para você se inspirar!

  • Produtos de higiene pessoal: monte um kit e coloque escova e pasta de dentes, sabonete, shampoo e condicionador, hidratante de corpo e bucha para tomar banho;
  • Toalhas de corpo e rosto;
  • Vários tipos de travesseiros: coloque 2 macios e 2 mais duros, um mais alto e outro mais baixo;
  • Cobertor para os dias de frio e uma manta no pé da cama apenas para os dias mais quentes;
  • TV com acesso aos streamings;
  • Ar-condicionado ou ventilador;
  • Senha do Wi-Fi;
  • Jarra de água com copos, para que o hóspede não precise levantar e ir até a cozinha para beber água à noite ou pela manhã;
  • Produtos de farmácia: monte um kit com analgésicos para dor de cabeça e corpo, antialérgico, absorventes, algodão, álcool gel, cotonete e lenço umedecido.

Como montar um quarto de hóspedes?

Agora que você sabe o que deve ter em um quarto de hóspedes, abaixo separamos algumas opções para te ajudar a montar um de diferentes formas, confira!

Faça junto ao escritório

Mãe e filha juntas em um escritório compartilhado com quarto de visitas. Imagem disponível em Getty Images.
Mãe e filha juntas em um escritório compartilhado com quarto de visitas.

Clareana Bortotti

Arquiteta no Estúdio Casa Livre

Se tratando de um espaço multifuncional, apesar de terem funções diferentes, o objetivo é quase o mesmo: focar no trabalho ou focar no descanso. Para otimizar o espaço, invista em um sofá-cama de boa qualidade.

É comum as pessoas que trabalham em home office montarem seu escritório no quarto de visitas. Como o quarto não é usado diariamente e, na maioria das vezes, o trabalho é de segunda a sexta, ao invés de fazer uma reforma ou mudar de casa, o melhor é transformar o quarto em um escritório. 

Para sobrar espaço para o home office, escolha um sofá-cama confortável ou uma cama box de solteiro que parece um sofá. Além disso, encoste a cama em uma das paredes para dar mais amplitude e também a parede servir de encosto.

Outra dica para deixar o ambiente decorado é apostar em almofadas coloridas em cima da cama para proporcionar uma área de conforto e aconchego com estilo.

Um truque de mestre é optar por uma bancada no lugar da mesa de escritório. A bancada serve para você trabalhar e pode ser usada pelos hóspedes como suporte de material e apoio para colocar itens que se usa mais vezes ao dia, como cosméticos, relógios, carregador de celular e outros.

Se possível, prefira trabalhar com um notebook, que não precisa ficar fixo no local. Desse modo, você consegue ter um quarto e um escritório com espaço para os dois e utilizando apenas móveis funcionais e multifuncionais

Crie um quarto pequeno para visitas

Na maior parte das vezes, o quarto de hóspedes é sempre o menor da casa e, por isso, sua decoração deve considerar o espaço.

Dessa forma, se você costuma receber casais, mas não tem espaço para uma cama de casal, uma alternativa é a bicama (cama de solteiro com outra cama embaixo).

Aposte em um guarda-roupa de duas portas ou uma arara de roupas instalada na parede (dá para fazer uma decoração vintage perfeita dependendo do suporte da arara) e invista em uma mesa de canto, com cadeira e espaço para computador – como na foto do exemplo.

Outra dica é contratar um serviço de móveis planejados para oferecer um quarto multifuncional, mesmo sendo pequeno.

Opte por um quarto de visitas simples

Se você não quer gastar muito com a decoração, mas quer um quarto estiloso, invista em uma decoração simples que dá tudo certo.

Desse modo, coloque uma cama de solteiro encostada na parede e almofadas em cima para servir tanto de cama quanto de sofá.

Se possível, o ideal é ter um guarda-roupa, que tanto sua visita pode usar como você pode deixar roupas de festa ou casacos mais pesados, que não são usados no dia a dia.

Caso não seja possível, conte pelo menos com um móvel gaveteiro, que sirva de apoio para decorações e, também, para guardar itens.

Você pode deixar as paredes brancas e colocar alguns quadros em uma das paredes laterais da cama ou colocar um papel de parede geométrico, simples e minimalista na parede onde a cama ficará encostada.

Receba suas visitas com mais conforto no seu novo lar

No QuintoAndar você pode pesquisar casas e apartamentos que tenham a quantidade de quartos necessária para montar o seu quarto de hóspedes. 

Com os mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você ainda pode fazer um tour virtual antes mesmo de agendar uma visita. 

E, com as fotos dos nossos fotógrafos profissionais, você já pode começar a planejar toda a decoração do quarto de visitas!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.