Centro Histórico de Florianópolis: conheça 18 atrativos para visitar na Capital Catarinense

Da Praça XV ao Mercado Público, entre museus, igrejas, praças e sabores tradicionais, descubra o que encontrar na região central de Florianópolis

Por Redação - 31/08/2025 às 23:05
Atualizado: 24/09/2025 às 07:41
Vista aérea de uma rua movimentada da cidade, ladeada por palmeiras e tráfego, com um grande edifício histórico amarelo em frente a prédios modernos sob um céu nublado.

Entre ruas de pedra, igrejas seculares, museus e mercados, o Centro Histórico de Florianópolis revela histórias da colonização açoriana e das transformações urbanas que moldaram a cidade desde o século XVII.

Neste convite para descobrir a essência da “Ilha da Magia”, sinta a combinação entre o passado e o presente da Capital Catarinense, com casarões que hoje abrigam cafés, restaurantes e espaços culturais.

História do centro de Florianópolis

O Centro Histórico de Florianópolis nasceu em 1675, com o nome de Nossa Senhora do Desterro. Sua história começou a se desenhar ao redor da Praça XV de Novembro, que se tornou o coração da vida pública e social. Com o tempo, o século XIX trouxe consigo edifícios que marcariam para sempre a identidade local. A exemplo do Palácio Cruz e Sousa, que hoje abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, e é testemunha dessa época.

Leia também: Centro histórico: conheça os principais pelas cidades brasileiras

Por outro lado, o século XX deu início às transformações do espaço: o porto mudou, a cidade modernizou-se e o centro converteu-se em ponto de encontro, comércio e entretenimento. Assim, quem passa hoje por suas ruas experimenta essa camada de tempos, com antigos casarões que funcionam como estabelecimentos culturais e comerciais.

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar

18 lugares para conhecer o Centro Histórico de Florianópolis

A seguir, você conhece mais sobre a história de alguns dos principais atrativos presentes no centro de Florianópolis:

Arquitetura e cultura

1. Praça XV de Novembro e a Figueira Centenária

A história do centro de Florianópolis começou na Praça XV de Novembro, marco zero da capital catarinense.

Junto à Figueira Centenária, essa praça viu a cidade se transformar ao seu redor, da vila colonial à capital moderna, com jardins, bancos e prédios históricos contrastando a evolução.

Hoje, ela continua sendo o principal ponto de encontro, onde o passado e o presente se fundem no ritmo das feiras, dos artistas e do vai-e-vem da cidade.

  • Endereço: Praça XV de Novembro – Centro

Confira a localização exata no mapa abaixo:

2. Palácio Cruz e Sousa (Museu Histórico de SC)

A história do poder em Santa Catarina também passa pela Praça XV de Novembro, no Palácio Cruz e Sousa. Construído no século XVIII para ser a Casa do Governo, suas paredes já abrigaram os principais acontecimentos políticos do estado, desde o período imperial até a República.

O nome homenageia o grande poeta catarinense Cruz e Sousa, símbolo da abolição da escravatura.

Hoje, o atual Museu Histórico de Santa Catarina convida a percorrer salões e a descobrir um acervo de mobiliário, obras de arte e objetos que narram a trajetória do estado.

  • Endereço: Praça XV de Novembro, 227 – Centro
  • Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 17h30

Confira a localização exata no mapa abaixo:

3. Catedral Metropolitana de Florianópolis

A história da Catedral Metropolitana de Florianópolis está totalmente ligada à fundação da cidade, construída de maneira simples – pedra e cal – em 1673 por Francisco Dias Velho. Hoje, ela é resultado de séculos de mudanças, preservando seu alpendre central que ainda guarda a portada original em cantaria.

Embora sua construção tenha sido finalizada em 1773, o visual que conhecemos só apareceu mesmo em 1922, quando as reformas adicionaram alpendres neoclássicos.

  • Endereço: Rua Padre Miguelinho 55 – Centro
  • Horário de funcionamento: Missas – Segunda a sexta, às 12h15 e às 18h15. Sábados às 18h15 e domingos às 7h30, 9h30, 18h e 19h30

Confira a localização exata no mapa abaixo:

4. Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Localizada ao lado da Escola Lauro Müller, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é carinhosamente chamada de “Igreja da Escadaria”. Erguida em 1750 pela Irmandade dos Homens Pretos, sua arquitetura barroca narra uma história de luta, resistência e espiritualidade, abrigando alfaias e imagens sacras, como a de Nossa Senhora do Rosário.

  • Endereço: R. Mal. Guilherme, 60 – Centro

Confira a localização exata no mapa abaixo:

5. Igreja São Francisco das Chagas

Entre os casarões e o movimento do centro, a Igreja São Francisco das Chagas é uma das construções religiosas mais antigas da cidade, datada de 1802. Testemunha discreta da expansão urbana ao redor da Praça XV, essa igreja em estilo barroco e neoclássico convida a um momento de paz e conexão.

  • Endereço: R. Deodoro, 135 – Centro
  • Horário de funcionamento: Missas – Segunda a sexta às 16h e sábados às 9h.

Confira a localização exata no mapa abaixo:

6. Museu de Florianópolis (Casa da Câmara e Cadeia)

O prédio que abriga o atual Museu de Florianópolis foi construído no século XVIII e já serviu como Casa da Câmara e Cadeia. Sua arquitetura colonial resguarda a formação administrativa da cidade e, hoje, conta a história da evolução urbana de Florianópolis.

O museu é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc-SC: dividido em dois prédios, oferece exposições que misturam acervos físicos e tecnologia. Por lá, você encontra documentos, maquetes e objetos que ajudam a compreender como a antiga vila se desenvolveu até se tornar capital.

Seu acervo conta com cerca de 11 mil peças, entre objetos líticos e faianças, coletados em escavações arqueológicas. No local, há ainda uma exposição de longa duração com seis módulos que representam a cidade em suas variadas dimensões, além de uma exposição temporária sobre o Boi de Mamão.

  • Endereço: R. dos Ilhéus, 194 – Centro
  • Horário de funcionamento: Março a novembro de segunda a sexta-feira das 9h às 19h (última entrada às 18h30), finais de semana e feriados das 10h às 16h. Dezembro a fevereiro: de segunda a sexta-feira das 10h às 20h (última entrada às 19h30), finais de semana e feriados das 10h às 16h. Fechado às terças-feiras para expediente interno. Permanência permitida até 20 minutos após o horário de fechamento.

Confira a localização exata no mapa abaixo:

7. Museu Victor Meirelles

Localizado na casa natal do pintor, o Museu Victor Meirelles homenageia um dos maiores artistas brasileiros do século XIX. Por sinal, trata-se de um dos poucos museus-casa do país que preservam a memória de um artista plástico nacional, uma oportunidade para quem deseja compreender a contribuição catarinense às artes visuais do Brasil.

O acervo inclui obras do próprio Victor, como também apresenta referências a sua obra mais célebre, o quadro “A Primeira Missa no Brasil”, além de trabalhos de outros artistas contemporâneos.

  • Endereço: R. Victor Meirelles, 59 – Centro
  • Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 18h. Sábado das 10h às 15h.

Confira a localização exata no mapa abaixo:

8. Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

Inaugurado entre 1871 e 1872, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) é o mais antigo da cidade em atividade, recebendo espetáculos do clássico ao contemporâneo.

Ele leva a homenagem ao tenente e comandante da Marinha Brasileira, também conhecido como o primeiro dramaturgo catarinense.

Sua fachada elegante em estilo neoclássico revela onde já se apresentaram companhias nacionais e internacionais, incluindo peças de teatro, óperas e eventos que marcaram gerações.

  • Endereço: R. Mal. Guilherme, 26 – Centro
  • Horário de funcionamento: Pode variar conforme a programação. Ingressos para os espetáculos devem ser adquiridos de forma online.

Confira a localização exata no mapa abaixo:

9. Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa

A Casa da Literatura celebra a vida e obra de Cruz e Sousa, poeta simbolista nascido em Desterro, antiga capital. O espaço funciona em prédio histórico como centro cultural e literário, promovendo lançamentos, oficinas e saraus.

É uma oportunidade para aproximar os encontros de leitores e escritores e um convite à troca de ideias literárias.

  • Endereço: Praça XV de Novembro, 270 – Centro
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 18h. Sábado das 10h às 14h.

Confira a localização exata no mapa abaixo:

10. Casa da Alfândega – Galeria do Artesanato Catarinense

Construída em 1876, a Casa da Alfândega é um dos edifícios históricos mais emblemáticos do centro em estilo neoclássico. Desde 1988 o espaço abriga a Galeria do Artesanato Catarinense, com peças de renda de bilro, cerâmica e madeira.

O espaço valoriza o trabalho de artesãos de diferentes regiões do estado, reunindo tradição e criatividade, com cada peça carregando a identidade cultural catarinense.

  • Endereço: Largo da Alfândega – Centro
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 17h55. Sábado das 9h às 13h.

Confira a localização exata no mapa abaixo:

11. Museu da Escola Catarinense (MESC)

Instalado em prédio histórico que já funcionou como escola, o Museu da Escola Catarinense (MESC) preserva a memória da educação em Santa Catarina. O acervo inclui mobiliário, documentos e objetos escolares, além da exposição permanente e mostras temporárias de arte e cultura.

A visita é indicada tanto para quem deseja conhecer a história da educação na região, quanto para quem busca contato com a produção cultural contemporânea.

  • Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196 – Centro
  • Horário de funcionamento: Segunda e terça, das 13h às 19h. Quarta a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 10h às 17h.

Confira a localização exata no mapa abaixo:

Praças, ruas e comércios

12. Largo da Alfândega e Memorial ao Miramar

O Largo da Alfândega é um espaço de convivência no coração do centro histórico, rodeado de prédios antigos e lojas. Ele é ponto de passagem obrigatório para quem circula na região, com o Memorial ao Miramar que relembra o antigo trapiche demolido, símbolo da relação da cidade com o mar.

  • Endereço: Largo da Alfândega – Centro

Confira a localização exata no mapa abaixo:

13. Calçadões da Felipe Schmidt e Conselheiro Mafra

No dia a dia, os calçadões da Felipe Schmidt e Conselheiro Mafra concentram comércio e movimento intenso, entre lojas, cafés e bancos que convivem lado a lado. Além do agito, ao longo das ruas, é possível identificar diferentes estilos arquitetônicos, do colonial ao moderno – e é essa diversidade que transforma o passeio em uma experiência cultural.

Frequentados diariamente por moradores e turistas, os calçadões são a alma comercial do centro histórico.

Confira a localização exata no mapa abaixo:

14. Camelódromo de Florianópolis

O Camelódromo Municipal de Florianópolis é outro espaço do comércio popular do centro histórico. Ele reúne diversas barracas e boxes que vendem desde roupas até eletrônicos, atraindo uma grande circulação de pessoas.

Para muitos visitantes, essa é também uma oportunidade de vivenciar o cotidiano da cidade além dos pontos turísticos tradicionais.

  • Endereço: R. Francisco Tolentino, 315 – Centro
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 19h. Sábado, das 8h às 14h.

Confira a localização exata no mapa abaixo:

Onde comer no Centro Histórico de Florianópolis

15. Mercado Público de Florianópolis

Inaugurado em 1899, o Mercado Público de Florianópolis é um dos lugares mais emblemáticos da cidade.

Entre peixarias, bares e restaurantes, o espaço oferece uma imersão na gastronomia típica, cujos frutos do mar frescos são o verdadeiro destaque.

Seu ambiente descontraído também atrai pela música ao vivo e pelos encontros animados do cotidiano, parte da experiência de quem vive na ilha.

  • Endereço: Rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta – Peixarias: 07h às 19h Lojas: 08h às 19h Alimentação: 10h às 22h. Sábado – Peixarias: 07h às 14h Lojas: 08h às 14h Alimentação: 10h às 17h. Domingo – Funcionam apenas as peixarias e restaurantes. Peixarias: 07h às 12h Alimentação: 11h às 17h

Confira a localização exata no mapa abaixo:

16. Boteco Cascaes

Localizado no vão central do Mercado Público, o Boteco Cascaes é uma das referências gastronômicas no Centro Histórico. Com cardápio voltado para petiscos e frutos do mar, clima agradável e programação musical variada, o boteco é ideal para refeições e momentos descontraídos.

  • Endereço: R. Jerônimo Coelho, 60 – Box 02 N – Centro
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 22h. Sábado e domingo, das 10h às 17h.

Confira a localização exata no mapa abaixo:

17. Armazém Rita Maria

Instalado em um casarão histórico restaurado, o Armazém Rita Maria une gastronomia contemporânea e charme arquitetônico. Enquanto o espaço mantém detalhes originais que criam uma atmosfera única, seu cardápio sugere sabores regionais e pratos criativos.

A carta de drinks complementa a experiência, sendo uma escolha ideal para quem deseja unir história, cultura e boa mesa em um só lugar.

  • Endereço: Al. Annita Hoepcke da Silva, 112 – Centro
  • Horário de funcionamento: Domingo a terça, das 11h às 22h. Quarta a sábado, das 11h à 00h.

Confira a localização exata no mapa abaixo:

18. Restaurante Comer Bem

Localizado no calçadão da Felipe Schmidt, o restaurante Comer Bem é conhecido pelo tempero caseiro e preços acessíveis, atraindo trabalhadores e visitantes em busca de refeições no dia a dia.

Com atmosfera acolhedora e rústica, a casa trabalha com pratos tradicionais da culinária brasileira, perfeito para almoçar bem sem pressa, em meio ao cotidiano do centro histórico.

  • Endereço: Rua Felipe Schmidt, 119 — Centro
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 11h às 15h30

Confira a localização exata no mapa abaixo:

More próximo de locais repletos de história e cultura em Florianópolis

Imagine viver a poucos passos de atrativos centenários, teatros clássicos, museus e centros culturais efervescentes, podendo desfrutar de uma gastronomia única? O Centro Histórico de Florianópolis é um tesouro de histórias e culturas esperando para serem descobertas. E com o QuintoAndar, essa exploração fica ainda mais acessível e inspiradora.

Nossa plataforma te ajuda a visualizar essa possibilidade, apresentando imóveis com localização privilegiada nessa região tão especial. Além do suporte do time de especialistas, você ainda pode usar os mais de 70 filtros de pesquisa para otimizar a busca e assinar o contrato de locação de onde estiver, tudo de forma digital!

Este artigo foi útil?
  Média: 0


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Encontre um lar para
chamar de seu