Conhecida por ser uma planta elegante, charmosa e delicada, a Orquídea é a planta dos apaixonados. Com uma beleza ímpar, a flor representa amor, desejo, luxo, força, beleza e pureza espiritual.
Neste conteúdo, vamos ensinar algumas dicas de como cuidar de orquídeas, quais os principais cuidados que você deve ter e até mesmo algumas características dessa flor. Continue a leitura e anote tudo para não errar na hora do cultivo. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- A Orquídea
- Como cuidar de Orquídeas
- Iluminação
- Irrigação
- Adubação
- Podas
- Cuidado com as pragas
- Vaso ideal
- Seu lar ainda mais alegre e purificado com lindas Orquídeas
A Orquídea
As Orquídeas possuem uma enorme variedade de espécies na natureza, são mais de 50 mil ao redor do mundo – e 3.500 só no Brasil. Sendo uma das maiores famílias de plantas do planeta.
Elas são conhecidas por terem diferentes formas, cores de pétalas e tamanhos sendo uma das flores mais charmosas e bonitas para decorar a casa ou presentear alguém. Por conta de sua versatilidade, a forma de cuidar dessa planta pode ter algumas particularidades em cada uma das espécies.
No entanto, com as nossas dicas, cuidar de Orquídeas não é um bicho de sete cabeças e pode ser uma tarefa simples do seu dia. Confira no próximo tópico as sugestões do MeuLugar!
Como cuidar de Orquídeas
Agora que você já conhece um pouco sobre essa planta, vamos às dicas de como cuidar de orquídeas, para cultivá-las de forma saudável e correta na sua casa. Confira:
Iluminação
Tradicional planta tropical, a Orquídea gosta de ambientes claros e iluminados. No entanto, nada de luz direta solar o dia inteiro, ok? A dica é deixá-la próxima de janelas onde pegam sol antes das 10h da manhã ou depois das 16h. Dessa forma, ela vai absorver a claridade necessária para se desenvolver de forma saudável.
Irrigação
Quando o assunto é rega de Orquídeas pode-se variar a depender da espécie que você tem em casa. Porém, elas não gostam do solo encharcado ou que esteja sempre úmido. Por isso, o truque é sempre antes de regar cravar um palito na terra para verificar como está o solo – também pode usar o dedo se preferir. Caso o palito (ou o seu dedo) saia sujo e úmido, espere mais um pouco para regar. Agora, se sair totalmente seco, você pode fazer a rega.
Adubação
A adubação é uma forte aliada, principalmente se a planta está murcha ou sem flores bonitas. O adubo é uma forma de dar à planta algumas substâncias que ela, sozinha, não consegue gerar. Você pode escolher adubos químicos ou orgânicos e fazer uma trouxinha com um TNT para colocar no vaso da sua Orquídea. Depois, coloque um pouco de água para que o abuso seja liberado aos poucos para a planta.
Ventilação
As Orquídeas gostam de ambientes arejados e que haja circulação do ar, por isso, nada de deixar suas plantas amontoadas junto de outras espécies em um canto da casa. É necessário encontrar um equilíbrio de temperatura para que a flor não fique exposta a nenhum vento muito gelado (como o ar condicionado ou janelas abertas no inverno, por exemplo) e nem muito abafado.
Podas
Não é necessário realizar muitas podas em Orquídeas. Normalmente, você pode fazer quando as flores caírem. Neste caso, corte apenas a parte da haste que estiver seca e o que estiver verde você mantém. O importante é entender o comportamento e reação da planta a cada atitude que você toma.
Cuidado com as pragas
Como já deu para perceber, um dos principais cuidados com Orquídeas é que elas não gostam de umidade e nem de lugares abafados – e que é o ambiente preferido de pragas. Dessa forma, evite colocá-las nesses ambientes e fique de olho na coloração das plantas e qualidade das flores.
Vaso ideal
As três opções mais comuns para cultivar Orquídeas em casa são os de plástico, cerâmica, barro ou porcelana. O primeiro é o melhor custo-benefício que temos, só cuide pois é necessário que tenha furos na parte inferior para garantir a saída do excesso de água.
Os outros dois, pois não têm esses furos, acumulam mais água no solo, por isso, tome cuidado na hora da rega para não exagerar na quantidade de água e apodrecer as raízes. Além disso, provavelmente, a quantidade de regas também será menor.
Seu lar ainda mais alegre e purificado com lindas Orquídeas
Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas de como cuidar de orquídeas. E se você estiver procurando um novo cantinho para chamar de seu, não deixe de escolher um que comporte esse projeto. No QuintoAndar, você aproveita mais de 70 filtros de busca para te ajudar e achar os imóveis com jardim do jeito que você sempre sonhou. Tudo isso de uma forma muito simples e rápida.