Saiba como escolher o tapete ideal para a sua casa

O tapete é um acessório que faz a diferença na decoração. Ele pode ter vários formatos, materiais, cores e dimensões, sendo que cada um deles é mais adequado a um local específico. Saiba como escolher tapete.

Por Redação - 04/06/2024 às 15:00
Atualizado: 25/09/2024 às 13:17
Foto de uma sala com um tapete grande e estampado.

Se você está pensando em dar uma cara nova para sua casa, saber como escolher tapete pode ser uma ótima solução. Seja na sala, seja nos quartos, no banheiro e até na cozinha, é um item que embeleza e cria um clima aconchegante em qualquer ambiente.

Mas com tantas opções de cores, formatos e tecidos, como escolher os mais adequados para sua casa? Veja abaixo algumas dicas e acerte na hora da escolha.

Confira o que você vai ler aqui:

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Quais são os principais tipos de tapete?

Os tapetes são elementos decorativos versáteis que podem adicionar conforto, estilo e personalidade a qualquer ambiente. Existem diversos tipos de tapetes disponíveis, cada um com suas características e aplicações ideais. Veja alguns dos principais:

  • Tapete de fibras naturais: alguns materiais utilizados são algodão, lã e sisal. Têm um estilo rústico, mas podem ser adequados a diferentes estilos de decoração;
  • Tapete de fibras sintéticas: feito com materiais como nylon, poliéster e vinílico. Resistente e com uma ampla diversidade de estampas, cores e tamanhos;
  • Tapete persa: é feito à mão de acordo com a arte da tecelagem oriental. É muito usado na sala de estar ou jantar e tem estampas marcantes;
  • Tapete de couro natural: são peças únicas e duráveis, perfeitas para salas de estar, bibliotecas e home offices;
  • Tapete shaggy: trazem a sensação de aconchego devido aos pelos compridos. No entanto, não é recomendado em locais com grande circulação de pessoas;
  • Tapete tradicional: o tapete tradicional reúne vários materiais. São sempre de pelo baixo e pode ter estampa ou não. Muitas vezes, é produzido com fibras sintéticas;
  • Tapete belga: costumam ser feitos de viscose e podem ter algodão ou poliéster. As estampas são variadas.
Foto de uma sala com um tapete preto com estampa branca.

Como escolher tapete?

As dicas para escolher tapetes começam pelo material. Lã, seda ou sisal? Na hora de escolher o tecido, a estética não deve ser seu único critério. Leve em conta sua rotina, seus hábitos e o cômodo da casa no qual o tapete vai ficar. Tem animal de estimação e crianças em casa? Vale investir em um material que seja durável e fácil de limpar, não apenas bonito.

Se você não quer ter trabalho e despesas com manutenção e limpeza, evite os tapetes de lã. No entanto, há quem não abra mão deles, já que são lindos e confortáveis. Se é o seu caso, evite colocá-lo em lugares de maior circulação de pessoas.

Depois de escolher o material, é hora de decidir a cor do seu tapete. Seja mais neutro ou com cores vivas, liso ou padronizado (geométricos, orientais, florais), ele deve, antes de tudo, combinar com a sua decoração. Uma dica é olhar para os móveis e outros itens da casa, como almofadas e quadros.

Se os seus móveis são coloridos, vale escolher um tapete neutro para criar equilíbrio. Caso sua mobília seja neutra, você pode ousar mais e experimentar modelos com cores mais vivas e até brilho. Vale ainda combinar modelos lisos com padronizados.

Leia também: Como fazer uma sobreposição de tapetes?

O que devo observar na hora de comprar um tapete?

  1. Material de fabricação;
  2. Espessura;
  3. Tamanho;
  4. Manutenção e limpeza;
  5. Disposição no ambiente;
  6. Modelo (quadrado, redondo ou retangular).

Como saber se o tapete é de qualidade?

Para saber se o tapete é de qualidade, atente ao material e ao processo de fabricação. De forma geral, quanto mais denso, melhor. Você pode identificar a densidade apertando o objeto com a mão. Se afundar com facilidade, é mais superficial e tende a ter pouca resistência. Além disso, observe as tramas. Se elas forem apertadas e bem-feitas, o resultado é melhor.

Foto de uma sala com um tapete bege.

Como escolher tapete para sala

O primeiro item a ser considerado para saber como escolher tapete para sala é o tamanho do ambiente que você deseja colocá-lo. Se quiser fazer um investimento, você pode contratar empresas do ramo que vão até a sua casa e fazem tapetes sob medida.

O que muitos especialistas indicam é que ele seja maior que o tamanho do sofá e que os móveis fiquem em cima do tapete, pois assim se delimita e ganha espaço. Além disso, o ideal é formar uma moldura entre os móveis e outros objetos, como cadeiras, poltronas e mesas de centro.

Também é importante levar em consideração a decoração da sua casa e o tamanho da sua sala na hora de escolher o seu tapete. Os tons escuros refletem a impressão de que o ambiente é menor, por isso, invista neles caso o ambiente seja amplo e moderno. 

Já os coloridos combinam com uma decoração mais neutra para destoar na composição. As cores neutras — como bege, branco e cinza — fazem o trio perfeito para qualquer tipo de sala de estar e podem ajudar a deixar o ambiente mais colorido, mas sem poluição visual. 

Em relação aos formatos, existem diversas opções para sala para você escolher: quadrados, ovais, redondos ou retangulares. Os mais clássicos e convencionais são os modelos quadrados ou retangulares. Já para salas mais modernas, apostar em tapetes redondos pode ser uma boa ideia para mostrar dinamismo e personalidade através de itens curvos.

Foto de uma sala com tapete preto e branco.

Como escolher tapete para quarto

As dicas para escolher tapetes para quarto começam pelo tamanho. O ideal é que exista uma sobra de 70 cm a 1 metro das bordas da cama. Ou seja, ele deve ser posicionado na metade do móvel para que você acorde e coloque os pés sobre ele.

Ainda vale a pena pensar no aconchego, no isolamento acústico e na proteção do chão contra riscos. Assim, considere onde ele será colocado no quarto.

Por exemplo, se o objetivo é ficar perto do seu home office, use um modelo redondo para que a cadeira fique em cima. Do lado da cama, prefira um retangular para ter uma área maior para pisar no momento de se levantar.

Quanto à decoração, considere o estilo do quarto e as suas preferências. Você pode, inclusive, usar mais de uma peça, mas elas devem “conversar” entre si. Outra dica é cuidar com as cores, que interferem na beleza do ambiente.

Se o cômodo tiver muitos itens com textura e estampas, prefira um tapete neutro. Já nos ambientes sóbrios, pode investir nos coloridos, apenas cuide com o excesso de tonalidades. Nos quartos infantis, os coloridos são bem-vindos.

Foto de um quarto com um tapete neutro.

Como escolher tapete para cozinha

Para saber como escolher tapete para cozinha, é preciso pensar na funcionalidade. Afinal, além de ser decorativo, ele pode trazer segurança. Nesse cenário, as passadeiras são os modelos mais adequados. Elas podem ficar na frente da pia e evitar que o chão fique molhado.

As passadeiras são ideais para cozinhas americanas, mas se o seu ambiente é mais amplo, pode investir em um tapete maior. A cor pode variar bastante, mas os coloridos ajudam a atrair a atenção.

Foto de uma cozinha com tapete passadeira.

Como escolher tapete para banheiro

O melhor tapete para banheiro é aquele que não atrapalha a circulação. Além disso, ele deve ter a textura e o formato certo para evitar problemas. Uma dica é seguir o tamanho da bancada. Você também pode ter vários pequenos e distribuí-los pelo banheiro.

Já o material deve ser durável, já que o banheiro é um ambiente úmido. Os de poliéster têm a vantagem de secarem rapidamente, mas os de algodão são mais suaves para o toque. Enquanto isso, os emborrachados são boas alternativas para fazer uma limpeza fácil.

Você também pode usar a toalha de piso como tapete. Ela harmoniza bem com o ambiente. De toda forma, considere usar um modelo antiderrapante para ter mais segurança.

Leia também: Banheiros modernos: saiba como planejar e montar com dicas fáceis

Foto de um banheiro com tapete pequeno.

Manutenção e cuidados com tapetes

A manutenção e os cuidados com tapetes passam por uma limpeza semanal com aspirador. Ainda é indicado fazer um rodízio de posicionamento uma vez ao mês. Veja mais dicas:

  • Nos locais de amassamento, use uma escova com cerdas macias no sentido oposto aos fios e um aspirador de sucção;
  • Verifique se o tapete tem proteção anti-UV para evitar desbotamento;
  • Limpe as manhas com rapidez usando água morna, vinagre branco e sabão em pó neutro. Faça movimentos leves com pano branco e esponja macia;
  • Retire as gorduras com talco seco. Então, aspire, use a água morna com vinagre e sabão e espere secar. Em seguida, use um pano umedecido em benzina e espere secar;
  • Leve o tapete a uma lavanderia especializada, quando precisar lavá-lo e nunca use vassouras de cerdas duras e produtos com cloro.

Um novo tapete para um novo lar 

Além de agregar no visual do ambiente, os tapetes devem ser funcionais para o dia a dia. Por isso, antes de comprar apenas pela beleza, considere nossas dicas e escolha aquele que se encaixe, perfeitamente, com o que precisa.

Se você estiver buscando um novo lugar para decorar com seu novo tapete, aproveite os mais de 70 filtros do QuintoAndar para encontrar o seu lar ideal. Por lá, você consegue visualizar imagens em 360°, além de fotos e vídeos profissionais. Assim, já dá para imaginar como vai ficar o seu tapete!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.


Leia também