Muitas pessoas têm o sonho de comprar casa com piscina para se divertir com a família nos dias quentes. Porém, além de investir dinheiro para comprar ou instalar, você também vai precisar dedicar um tempo para manter e limpar a sua piscina para que todos possam usá-la em segurança. 

Afinal, a água que você enche a sua piscina pode ser usada por um bom tempo sem a necessidade de troca – e até mesmo as águas mais sujas podem ser recuperadas com o tratamento adequado.

Mas, o ideal é que você mantenha uma limpeza constante, pois o contato com água de piscina mal cuidada pode trazer riscos à saúde como dermatites, conjuntivite, inflamação no ouvido e, ainda, infecções por bactérias como micoses e muito mais. 

Por isso, separamos neste artigo,  seis dicas de como limpar piscina em poucos passos para você fazer em casa. Então, tire um dia de folga para realizar a higienização com calma e sem correria. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Aprenda o passo a passo de como fazer uma piscina em casa 

Materiais necessários para limpar piscina

Para iniciar a limpeza na sua piscina você vai precisar de alguns materiais essenciais. Veja a lista a seguir: 

  • Estojo de medição de pH, cloro e alcalinidade; 
  • Peneira “cata folhas”; 
  • Escova macia; 
  • Vassoura;
  • Aspirador de piscina; 
  • Mangueira.

Junte tudo que precisa e siga para a lista de produtos necessários para aprender a como limpar piscina, como na imagem abaixo:

Foto que ilustra matéria sobre como limpar piscina mostra os itens necessários para fazer a limpeza da piscina, como a mangueira, a escova macia e a peneira que estão em cima da borda de uma piscina.
Separe todos os itens para aprender a como limpar sua piscina

Produtos necessários para limpar piscina

Veja a seguir quais os produtos você vai precisar para fazer uma boa limpeza da sua piscina!

1) Floculante ou clarificante

O floculante (ou clarificante) é muito utilizado para solidificar as sujeiras maiores no fundo da piscina, você pode dispensar o uso caso a piscina não esteja com sujeiras tão profundas.

2) Cloro, sal ou bromo

Depois, é necessário desinfectar a piscina das impurezas não visíveis a olho nu. Para isso, você pode optar por algum dos seguintes produtos:

• Cloro
• Sal de limpeza por eletrólise
• Bromo

Qualquer um dos três será útil para a higienização da piscina, então escolha o que preferir ou o que achar mais facilmente próximo à sua casa.

3) Produtos antialgas

Logo depois, devem ser usados os produtos antialgas, para justamente prevenir a formação de algas na água da sua piscina, evitando a mudança de coloração, como o aspecto verde que muitas piscinas sujas ficam.

4) Redutor de pH e barrilha (elevador de pH)

Então, você vai precisar dos testadores ou tiras de teste de pH para verificar se o pH da água está entre 7 e 7,4, considerado o intervalo ideal.

Passo a passo de como limpar piscina

Agora que você já sabe tudo que vai precisar para aprender a como limpar a sua piscina, vamos ao passo a passo: 

1. Limpe a área externa

É comum o acúmulo de sujeira em torno da piscina e, até mesmo, encher de folhas carregadas pelo vento. Por isso, antes de tudo, você deve limpar a área externa da sua piscina. Comece varrendo as folhas para longe da água e, se achar necessário, passe um pano com água e desinfetante, como mostra a imagem abaixo:

Foto que ilustra matéria sobre como limpar piscina mostra um homem segurando uma vassoura e fazendo a limpeza externa e interna de uma piscina.
Limpar a área externa da piscina ajudará a fazer uma higienização completa do local

Nesse caso, atente-se ao revestimento e os produtos que podem ser usados para a limpeza externa da área da piscina.

2. Higienize o filtro

O segundo passo é limpar os filtros, também conhecido como coadeira ou skimmer. O skimmer é um dispositivo que fica na lateral da piscina e que recolhe a sujeira da superfície da água, como folhas e insetos, você pode observar como é o skimmer na imagem a seguir:

Foto que ilustra matéria sobre como limpar piscina mostra o skimmer de uma piscina, também conhecido como coadeira.
Esvaziar o skimmer é um dos passos de como limpar piscina em casa

Feito isso, desligue o sistema de filtragem e feche os registros por questão de segurança antes de começar a limpeza da água.

3. Retire as sujeiras da superfície da água

Depois, é a hora de tirar aquelas sujeirinhas que ficam boiando na água como folhas, flores e insetos. Use a peneira “cata folhas” com haste longa para retirar todos esses resíduos e evite afundar muito o cabo da peneira para não deixar cair a sujeira novamente, como mostra a foto a seguir:

Foto que ilustra matéria sobre como limpar piscina mostra uma pessoas segurando uma peneira em uma piscina
Faça movimentos em direção à retirada da sujeira da piscina com a peneira

4. Faça o tratamento da água

Sua água está muito suja? Ou com a coloração meio esverdeada? Então, essa é a hora de tratá-la. Utilize o estojo de medição e meça os níveis de pH, alcalinidade, cálcio e cloro residual. A média ideal de cada um desses índices é 7,2 para o pH, 100 ppm de alcalinidade, 350 ppm de cálcio e 1,2 ppm de cloro residual. 

Foto que ilustra matéria sobre como limpar piscina mostra os itens do estojo de medição de PH
O estojo de medição irá auxiliar a manter o pH da sua piscina equilibrado.

Depois disso, coloque os produtos químicos na água para corrigir os valores. Você vai precisar de cloro, floculante e algicida. Para saber a quantidade certa, compare os valores medidos e siga as recomendações nas embalagens dos produtos.

5. Limpe o revestimento da piscina

Após aplicar o cloro, o floculante e o algicida, é importante esfregar o revestimento e o chão da piscina para retirar as algas (se tiver) – utilize uma esponja curva e macia para ajudar na limpeza. Depois de esfregar toda a piscina, como mostra a imagem abaixo, ligue o filtro e aguarde por, pelo menos, seis horas para que os produtos possam agir e eliminar toda a sujeira. 

Foto que ilustra matéria sobre como limpar piscina mostra um homem lavando a parte interna da piscina com uma vassoura.
Utilize botas para fazer a limpeza interna e evite escorregões e quedas

6. Faça a aspiração

O aspirador da piscina é muito parecido com um aspirador de pó, como mostra a foto abaixo, porém ele tem um mecanismo que devolve a água aspirada, já sem resíduos, para a piscina. Ao usá-lo, você deve manter o registro de aspiração aberto e o de retorno também.

Foto que ilustra matéria sobre como limpar piscina mostra um homem ligando o aspirador de pó de uma piscina.
O aspirador de piscina é um dos itens que garante a limpeza completa

Esse é o processo que pode ser mais demorado, pois deve ser feito devagar e com jeito. Evite colocar muita força ou fazer rápido, pois pode acabar espalhando a sujeira ao invés de sugá-la.

Cuidados para manter sua piscina limpa por mais tempo

De maneira geral, se você mantiver a água limpa, sua piscina estará sempre pronta para ser usada e será um local de lazer mais seguro para sua família se divertir. Separamos algumas dicas extras para manter sua piscina limpa por mais tempo, veja a seguir: 

  • Varra com frequência o entorno da piscina para evitar o acúmulo de sujeiras e folhas; 
  • Invista em uma lona para cobrir a água, principalmente no inverno, em que a piscina não é usada; 
  • Mantenha a água com os parâmetros controlados;
  • Tenha um filtro móvel para ajudar na limpeza e tratamento da água. 

Mantenha sua piscina sempre limpa para curtir em família

Seguindo o passo a passo de como limpar a piscina em casa, você vai manter esse espaço de lazer sempre pronto para uso e com segurança. Se o que ainda falta é encontrar o lar dos seus sonhos, com piscina e tudo que você merece, conte com o QuintoAndar

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Aproveite para ver nossas fotos – que são tiradas por profissionais – e fazer um tour virtual por cada cômodo. Assim, você já consegue identificar se no imóvel escolhido tem a piscina que você sempre quis.

© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.