Centro histórico: conheça os principais pelas cidades brasileiras

Conheça os principais centros históricos do país e saiba o que fazer e como explorar esses verdadeiros museus a céu aberto

Por Redação - 22/09/2025 às 20:37
Atualizado: 23/09/2025 às 08:59
Uma rua de paralelepípedos ladeada por edifícios coloniais coloridos leva a uma igreja histórica com torres sineiras gêmeas no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, Brasil, sob um céu claro e parcialmente nublado.

Qualquer cidade que possui um chamado centro histórico tem o privilégio de oferecer a seus moradores e também a turistas uma espécie de um museu a céu aberto, que abriga a origem da memória daquela região. E no caso do Brasil, estamos falando de lugares que costumam preservar igrejas, praças e casarões que ajudam a entender como cidades se formaram ao longo dos séculos.

Ao visitar um centro histórico, você descobre o que fazer, o que conhecer e compreende melhor, de perto, qual a importância dele para a identidade brasileira.

Por que visitar um centro histórico?

O centro histórico de uma cidade dá forma à ideia de como as regiões se formaram, presenteando-nos na beleza arquitetônica de edifícios, museus, igrejas e praças.

Daí a importância do centro histórico, que nos conta quem já fomos, com preservação, memória e identidade social no espaço.

Na hora de planejar o passeio por esses centros, que tal caminhar sem pressa, visitar acervos, provar a culinária local e buscar roteiros guiados?

Afinal, esses corredores culturais transformam a passagem por um conjunto de prédios antigos em uma experiência completa.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Conheça alguns dos principais centros históricos brasileiros

Ouro Preto (MG)

O Centro Histórico de Ouro Preto é um dos mais emblemáticos do Brasil colonial, a cerca de 100 km de Belo Horizonte.

Suas ladeiras de pedra conduzem a igrejas barrocas, casarões e museus, como o da Inconfidência.

Para explorar o centro histórico, caminhe sem pressa, visite ateliês e prove a culinária mineira.

A atmosfera preservada e o título da UNESCO revelam sua importância na história e na arte colonial.

  • Destaques: Obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde, Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias.
  • Atividades: Caminhadas pelas ladeiras íngremes, visita a parques, museus e ateliês, além da degustação da culinária mineira.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Ouro Preto no mapa abaixo:

Diamantina (MG)

A aproximadamente 290 km de Belo Horizonte, o Centro Histórico de Diamantina preserva o traçado urbano do ciclo dos diamantes, com ruas de pedra e casarios do século XVIII.

Entre as atrações da região, destacam-se a Casa da Glória, o Mercado Velho e mirantes para o Vale do Jequitinhonha.

Para aproveitar a visita, participe de roteiros a pé, converse com artesãos e conheça museus sobre a extração de pedras.

Reconhecida pela UNESCO, a cidade é um registro da história econômica e cultural mineira.

  • Destaques: Arquitetura colonial, Casa de Chica da Silva, Passadiço da Glória, Mercado Velho, cachoeiras, seresta e cultura popular.
  • Atividades: Roteiros a pé, visitas a museus e ateliês, contemplação dos mirantes e a natureza do lugar.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Diamantina no mapa abaixo:

Tiradentes (MG)

O Centro Histórico de Tiradentes está a cerca de 200 km de BH, onde combina preservação e vocação turística.

Por lá, a Igreja Matriz de Santo Antônio, atribuída a Aleijadinho, é o destaque entre casarios e ateliês.

Não deixe de visitar a matriz, o Museu de Sant’Ana e as ruas de pedra com lojas de artesanato.

Para uma experiência completa, caminhe a pé, prove a gastronomia e explore as feiras de produtos típicos – o conjunto transmite a sensação de uma cidade-museu.

  • Destaques: Igreja Matriz de Santo Antônio, Largo das Forras, Museu de Sant’Ana.
  • Atividades: Caminhadas a pé, gastronomia local, feiras de artesanato, passeio de Maria Fumaça.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Tiradentes no mapa abaixo:

Mariana (MG)

Integrando o Circuito do Ouro, da Estrada Real, Mariana reúne a memória chamada de berço da civilização mineira.

O Centro Histórico de Mariana tem referências de caráter religioso e urbano, com praças centrais, a Catedral da Sé e a Igreja de São Francisco de Assis.

Nela, vale conhecer também o Museu da Música e as rotas da mineração, fundamental para entender a formação do estado.

Para mergulhar na história da região, faça visitas guiadas, aproveite a pausa dos cafés em casarões e registre os detalhes arquitetônicos.

  • Destaques: Catedral da Sé, Igreja São Francisco de Assis, Museu de Música, Mina da Passagem.
  • Atividades: Visitas guiadas, Maria Fumaça, cafés em casarões antigos e trilhas para cachoeiras. Para amantes da natureza e esportes radicais, há opções de passeios com trekking e mountain bike.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Mariana no mapa abaixo:

Sabará (MG)

Situada a 19 km da Capital Mineira, Sabará é um dos pontos da Estrada Real que integra a Região Metropolitana de BH.

O Centro Histórico de Sabará preserva igrejas e casarões de ornamentos únicos, como a Igreja Nossa Senhora do Ó e Nossa Senhora do Rosário.

Para conhecer a área, inclua o Teatro Municipal, que é um dos mais antigos do país, e as ruas de casas coloniais.

Aproveite para visitar espaços culturais, fotografar interiores e degustar licores e outros produtos com jabuticaba e ora-pró-nobis – especialmente em épocas de seus festivais.

  • Destaques: Capela do Senhor Bom Jesus, Chafariz do Kaquende, Igreja Nossa Senhora do Ó, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Teatro Municipal.
  • Atividades: Visitas a igrejas e espaços culturais, Festival da Jabuticaba – Sabará, Festival do Ora-pro-nóbis – Sabará.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Sabará no mapa abaixo:

Paraty (RJ)

Com charme natural e arquitetônico únicos, o Centro Histórico de Paraty encanta com ruas de pedra inundadas pela maré e casarios coloridos.

Para explorar a região, caminhe pelo calçamento, visite os ateliês e prove as cachaças artesanais – mas não deixe de complementar com passeios de barco pelas praias do entorno!

Tombada pela UNESCO, a cidade de Paraty ilustra bem a importância de preservar um cotidiano urbano singular totalmente integrado à natureza.

  • Destaques: Praças (Bandeira, Santa Rita, Matriz e Rosário), Parque Nacional Serra da Bocaina, Cabeça de Índio, lojas de artesanato, Igreja da Santa Rita, Museu de Arte Sacra de Paraty.
  • Atividades: Feira Literária de Paraty (FLIP), Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, caminhadas, visitas a ateliês, degustação de cachaça artesanal, passeios de barco.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Paraty no mapa abaixo:

Rio de Janeiro (RJ)

O Centro Histórico do Rio reúne memórias desde a chegada da corte portuguesa, com marcos como o Paço Imperial, a Igreja da Candelária e o Theatro Municipal, na Cinelândia.

Para conhecer a região, você pode explorar diferentes roteiros culturais, já que a variedade de opções para passeios é grande.

E o passeio fica melhor com visitas guiadas, conhecendo os acervos das exposições e observando a mistura de estilos arquitetônicos dessa região imersa em história política e cultural brasileira.

  • Destaques: Theatro Municipal, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Arco do Teles, Praça XV de Novembro, Amarelinho da Cinelândia, Largo do Paço.
  • Atividades: Rotas culturais, visitas guiadas, exposições, observação arquitetônica, passeio de bondinho sobre os Arcos da Lapa. A região também abriga diversos blocos do Carnaval de rua do Rio.

Confira a localização exata do Centro Histórico do Rio de Janeiro no mapa abaixo:

Salvador – Pelourinho (BA)

O Centro Histórico de Salvador, mais conhecido pela região do Pelourinho, é o coração cultural da Capital Baiana e uma das cidades mais antigas do Brasil e primeira capital do país.

Cercado por igrejas barrocas, casarões coloridos e uma intensa agenda cultural, vale visitar museus, igrejas e tantos outros pontos valiosos de cultura afro-brasileira.

E ao vivenciar o centro histórico, não deixe de participar de apresentações, provar a culinária baiana e visitar ateliês com dezenas de artigos variados.

  • Destaques: Pelourinho, Elevador Lacerda, Pelourinho, Fundação Casa de Jorge Amado, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Museu Afro-Brasileiro da UFBA, Mercado Modelo, Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab).
  • Atividades: Visitas a museus e ateliês, apresentações culturais, incluindo tradicional Carnaval baiano, degustação da culinária baiana.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Salvador no mapa abaixo:

Recife (PE)

Conhecido como Recife Antigo, o Centro Histórico do Recife, narra a história da cidade desde sua fundação no século XVI ,entre as mais antigas cidades brasileiras.

A região, que começou como um porto para Olinda, foi fortemente influenciada pela ocupação holandesa no século XVII, período de grande desenvolvimento econômico.

Hoje, é um polo de atrações que misturam o antigo e o moderno, como o Marco Zero, a Torre Malakoff e o Paço do Frevo, que celebram a cultura local.

  • Destaques: Marco Zero, Rua do Bom Jesus, Torre Malakoff, Paço do Frevo, Caixa Cultural Recife, Paço Alfândega, Museu do Cais do Sertão.
  • Atividades: Caminhadas pelo cais, visitas a museus temáticos e eventos culturais, como o Carnaval de Recife.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Recife no mapa abaixo:

Olinda (PE)

Na Região Metropolitana de Recife, Olinda revela um centro histórico que oferece ladeiras que descem para o mar.

Entre casarios e igrejas históricas, como a da Sé e o Convento de São Francisco, conheça os ateliês e mirantes da também chamada região de Cidade Alta.

Para mergulhar na cultura local, visite exposições e participe de eventos como o Carnaval, que entrelaçam memória histórica e vida contemporânea.

  • Destaques: Mansão Olinda, Praça João Alfredo, casarios coloridos, Igreja do Carmo, Igreja da Sé, Convento de São Francisco.
  • Atividades: Explorar ladeiras, visitar ateliês e mirantes, participar de eventos culturais.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Olinda no mapa abaixo:

São Paulo (SP)

O Centro Histórico de São Paulo concentra marcos desde o Pátio do Colégio até a Catedral da Sé, passando pelo Theatro Municipal e prédios da Belle Époque.

Para explorar, você pode aproveitar diferentes roteiros a pé, passando por exposições e estabelecimentos comerciais históricos.

Em alguns trechos, é possível apreciar a recente revitalização, que revela espaços de memória viva renovados com usos contemporâneos.

  • Destaques: Pátio do Colégio, Catedral da Sé, Theatro Municipal, edifícios da Belle Époque, Edifício Itália, Edifício Altino Arantes (Farol Santander), Edifício Altino Arantes (Farol Santander).
  • Atividades: Roteiros a pé, visitas a exposições, paradas em cafeterias e estabelecimentos históricos.

Confira a localização exata do Centro Histórico de São Paulo no mapa abaixo:

Santos (SP)

Situado a aproximadamente 80 km de São Paulo, o Centro Histórico de Santos narra a era do café, com edifícios como a Bolsa Oficial do Café, atual Museu do Café.

Para mergulhar na história, aproveite os passeios guiados sobre a logística portuária e a arquitetura comercial, que também incluam transportes públicos da cidade.

Não deixe de conhecer também o Mercado do Peixe e armazéns antigos nas regiões próximas.

  • Destaques: Bolsa Oficial do Café (Museu do Café), Catedral de Santos, Teatro Coliseu, Theatro Guarany, Casa do Trem Bélico, Mosteiro de São Bento.
  • Atividades: Passear de bonde turístico pela Praça Mauá, admirar a arquitetura portuária e de edifícios históricos.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Santos no mapa abaixo:

Florianópolis (SC)

O Centro Histórico de Florianópolis tem na Praça XV de Novembro, com suas figueiras centenárias, seu principal ponto de convergência.

Para conhecer a área, visite a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Sousa e os museus regionais, que revelam a formação urbana da Ilha da Magia.

A experiência no centro histórico inclui caminhar pela Rua Vidal Ramos, explorar exposições e aproveitar os cafés locais – região que combina história e efervescência cultural.

  • Destaques: Catedral Metropolitana de Florianópolis, Palácio Cruz e Sousa, Memorial ao Miramar, Praça XV de Novembro, Largo da Alfândega, Mercado Público de Florianópolis.
  • Atividades: Caminhar pela Rua Vidal Ramos, visitar exposições no Palácio Cruz e Sousa e aproveitar cafés históricos ao redor da praça principal.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Florianópolis no mapa abaixo:

Curitiba (PR)

O Centro Histórico de Curitiba é animado pela Igreja da Ordem, casarões restaurados e pelo famoso Largo da Ordem, sede de uma tradicional feira de artesanato.

Um roteiro pelo centro histórico deve incluir esses marcos culturais e pequenos museus, aproveitando o ponto de encontro onde o passado e o presente dialogam constantemente.

Para vivenciar o local, visite a feira aos domingos, saboreie a gastronomia em ambientes históricos e simplesmente caminhe pelas ruas e praças da região da capital.

  • Destaques: Igreja da Ordem, Largo da Ordem, Museu Paranaense, Memorial de Curitiba, Paço da Liberdade, Solar do Barão.
  • Atividades: Visitar a feira de artesanato aos domingos, explorar museus de arte sacra e degustar comidas típicas em casarões restaurados.

Confira a localização exata do Centro Histórico de Curitiba no mapa abaixo:

Porto Alegre (RS)

O Centro Histórico de Porto Alegre é o núcleo da vida política e cultural do estado, abrigando marcos como o Theatro São Pedro e o movimentado Mercado Público Central.

Para explorar sua herança, visite esses edifícios emblemáticos, museus e participe de programas culturais que agitam a agenda da cidade.

A melhor forma de aproveitar o centro histórico é através de caminhadas despretensiosas pelas suas praças, observando como a história fica em evidência no cotidiano da cidade.

  • Destaques: Mercado Público Central, Theatro São Pedro, Praça da Alfândega, Catedral Metropolitana, Chalé da Praça XV, Museu Júlio de Castilhos.
  • Atividades

Confira a localização exata do Centro Histórico de Porto Alegre no mapa abaixo:

More perto de lugares históricos e culturais com o QuintoAndar

Já imaginou viver a poucos passos de monumentos centenários, praças e centros culturais efervescentes? O centro histórico de qualquer cidade é um tesouro cultural esperando para ser explorado. E com o QuintoAndar, você pode encontrar um novo lar para morar perto de todas essas atrações.

Nossa plataforma te ajuda a visualizar essa possibilidade, apresentando imóveis para compra e aluguel com localização privilegiada nessa região tão especial. Você ainda pode usar nossos mais de 70 filtros de pesquisa para otimizar a busca e encontrar um novo imóvel de onde estiver, tudo de forma online!

Este artigo foi útil?
  Média: 0


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Encontre um lar para
chamar de seu