Você já parou para pensar em quantas ilhas no Rio de Janeiro estão ao alcance de um passeio de ida e volta? Ou até mesmo para viver de forma permanente?
A verdade é que a Cidade Maravilhosa vai além das praias e mirantes cercados pela vida urbana. Por lá, há diversas opções de ilhas para quem busca se reconectar com a natureza.
Além das famosas, como a Ilha do Governador e a Ilha de Paquetá, há destinos menos conhecidos, mas igualmente interessantes. Afinal, o que realmente interessa são as paisagens naturais com acesso facilitado e estrutura para aproveitar, não é mesmo?
Neste guia, você vai conhecer sete das melhores ilhas do Rio de Janeiro, além de dicas sobre como chegar, o que fazer por lá e por que algumas delas vêm ganhando destaque como alternativa de moradia na capital. Vamos nessa?
Navegue pelo conteúdo:
- Ilhas no Rio de Janeiro
- Ilha do Governador
- Ilha do Fundão
- Ilha de Paquetá
- Ilha Fiscal
- Ilha da Gigóia
- Ilhas Cagarras
- Ilhas Tijucas
- Encontre um novo lar para chamar de seu
- Conclusão
Leia também: Custo de vida no Rio de Janeiro: veja se morar com qualidade na Cidade Maravilhosa cabe no seu bolso
Ilhas no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro tem cerca de 70 ilhas distribuídas entre o litoral oceânico e as baías de Guanabara e de Sepetiba. Aliás, algumas dessas ilhas têm infraestrutura completa com bairros, comércios, escolas e até universidades.
Outras permanecem praticamente intocadas e servem tanto como área de lazer para a população como ponto de estudo para órgãos como a Marinha do Brasil e o Instituto Chico Mendes.
Ilha do Governador

Além de ser a mais conhecida, a Ilha do Governador também é a maior ilha do Rio de Janeiro. Com mais de 40 km² de área e cerca de 200 mil habitantes, ela funciona como um bairro autossuficiente dentro da cidade.
Administrativamente, a ilha é dividida em 15 bairros – cada um com suas particularidades. Além disso, a mobilidade urbana é garantida por ônibus, BRT e até por barcas que fazem a travessia entre Cocotá e a Praça XV.
Ou seja, é possível chegar à Ilha do Governador de várias formas. Se você optar por ir de carro, basta seguir pelas linhas Amarela e Vermelha ou pela Estrada do Galeão.
More na Ilha do Governador
Já pensou em morar na Ilha do Governador? Então que tal procurar um imóvel para comprar no Jardim Guanabara, um dos melhores bairros da região? Clique aqui para navegar em nosso mapa ou veja as opções abaixo:
Ilha do Fundão

A Ilha do Fundão é uma das áreas mais movimentadas do Rio: são cerca de 90 mil pessoas circulando por lá todos os dias. E um dos principais motivos para isso é que um dos bairros mais famosos do local é a Cidade Universitária.
É onde está o principal campus da UFRJ, com mais de 20 unidades acadêmicas, hospitais, centros de pesquisa e até museus.
O acesso é fácil: dá pra chegar de ônibus por vias como a Linha Vermelha e a Linha Amarela, ou ainda pelo Complexo Viário Jorge Amado. Quem estuda ou trabalha ali também conta com ciclovias e algumas linhas exclusivas que conectam a ilha à Zona Norte e ao Centro do Rio.
Ilha de Paquetá

Com acesso exclusivo por barcas que saem da Praça XV, no Centro do Rio, a Ilha de Paquetá é cercada pela natureza. Não circulam carros por lá, o que garante o clima pacato que é ideal para pedalar, caminhar ou remar de caiaque enquanto curte a vista da Baía de Guanabara.
Além das praias e do charme das ruas arborizadas, a ilha tem cerca de 3.600 moradores e conserva símbolos centenários, como a árvore Maria Gorda, plantada em 1627.
Você pode querer saber: O que fazer com crianças no Rio de Janeiro: 18 ideias de lazer com os pequenos
Ilha Fiscal

Um castelo em plena Baía de Guanabara? A Ilha Fiscal chama atenção pelo prédio neogótico que se destaca no visual do Centro do Rio.
A construção foi idealizada por D. Pedro II e já serviu como posto da Guarda Fiscal no século XIX. Hoje, abriga visitas guiadas com acesso pelo Espaço Cultural da Marinha, que pode ser feito de escuna ou micro-ônibus.
Após adquirir os ingressos no Espaço Cultural da Marinha, próximo ao Paço Imperial, na Praça XV, você pode optar entre embarcar pelo micro-ônibus da Marinha, que percorre o trajeto pela ponte na parte continental em cerca de 10 minutos.
No entanto, também é possível acessar o castelinho via escuna, com a própria Marinha.
Ilha da Gigóia

A ilha tem pelo menos 3.000 habitantes e diversos estabelecimentos comerciais, tudo em um complexo lagunar cercado por manguezais, com muita vegetação e morros, que além de formarem uma paisagem exuberante, proporcionam um roteiro alternativo para desfrutar momentos de tranquilidade.
Agora, embora pareça, a ilha não é tão pacata assim, já que nela o clima é propício para alugar equipamentos e praticar atividades aquáticas e esportivas, como caiaque, stand-up paddle, water bike, jet-ski, wakeboard e flyboard.
Entretanto, aqui vai um detalhe importante: como não é possível acessar a Ilha da Gigóia por carro, o acesso é feito por um esquema de balsas que realizam a travessia continental com passagens entre R$ 2 e R$ 5 reais.
O píer principal fica na Avenida Armando Lombardi, próximo ao número 350, ao lado do Shopping Barra Point e da estação Jardim Oceânico do metrô.
More a poucos minutos da Ilha da Gigóia
Que tal estar a poucos minutos de um dos principais recantos da Zona Oeste do Rio de Janeiro? Encontre um imóvel no Jardim Oceânico e tenha a Ilha da Gigóia como uma opção de lazer próxima para os fins de semana.
Clique aqui para navegar em nosso mapa e ver imóveis para alugar ou veja abaixo algumas opções para comprar na região:
Ilhas Cagarras

As Ilhas Cagarras formam um arquipélago de preservação ambiental localizado a cerca de 5 km da orla de Ipanema, em pleno Oceano Atlântico. Estão entre os cartões-postais mais fotografados do Rio de Janeiro e integram o Monumento Natural das Ilhas Cagarras, uma Unidade de Conservação administrada pelo ICMBio.
O arquipélago é composto por seis ilhas e ilhotas e é um destino popular entre quem busca passeios de barco com snorkeling, mergulho autônomo ou apenas contemplação da paisagem.
Agora, o acesso às Ilhas Cagarras é feito exclusivamente por passeios náuticos autorizados que partem da Marina da Glória, Urca ou da orla da Zona Sul. Para atividades como mergulho e escalada, é preciso solicitar permissão prévia ao ICMBio.
Leia também: Região serrana do Rio de Janeiro: conheça 7 destinos imperdíveis
Ilhas Tijucas

As Ilhas Tijucas estão localizadas entre as praias da Barra da Tijuca e de São Conrado, a quase 2 km do Canal de Joatinga, no Quebra-Mar; a 5 km da Baía da Guanabara; e a cerca de 7 a 9 km Oeste do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA).
Apesar de serem menos conhecidas que as Cagarras, as Ilhas Tijucas oferecem uma boa alternativa para passeios rápidos, cercados por natureza e silêncio, mesmo tão perto da cidade.
Para visitar as Ilhas Tijucas, é preciso contratar passeios náuticos particulares que saem do Quebra-Mar, na Barra da Tijuca. Os valores variam de acordo com o tipo de embarcação e tempo de travessia, mas o trajeto é rápido e pode ser feito de barco, caiaque ou prancha.
More perto das Ilhas Tijucas
Se interessou pela localização e quer viver perto de uma das principais opções de ecoturismo da capital do estado? Então clique aqui para acessar os imóveis disponíveis para alugar na Barra da Tijuca.
Encontre um novo lar para chamar de seu
Agora que você já descobriu algumas das melhores ilhas no Rio de Janeiro para visitar e até morar, que tal encontrar um cantinho especial para chamar de seu?
No QuintoAndar, você navega por centenas de opções de imóveis para alugar ou comprar em diferentes regiões da cidade. É só usar a busca inteligente para filtrar por localização, preço, tipo de imóvel e muito mais.
Além disso, dá para visualizar tudo no mapa, agendar visitas online e fazer tour virtual, direto do celular ou computador. É praticidade de verdade, com zero burocracia e suporte em todas as etapas da sua mudança.
Acesse agora o site ou o app do QuintoAndar e encontre seu novo imóvel no Rio de Janeiro!
Conclusão
O Rio de Janeiro vai muito além das praias famosas. Afinal, a capital do estado também abriga ilhas surpreendentes. Seja para fazer um passeio diferente ou repensar sua rotina em um novo bairro, as ilhas cariocas mostram que a Cidade Maravilhosa tem muito a oferecer.
Carregando comentários...