Praça do Marco Zero: área histórica de Recife de onde partem os caminhos de Pernambuco

Parte da região histórica do Recife Antigo, a praça é o local de onde se inicia a medição das distâncias das estradas do estado

Por Redação - 08/02/2022 às 18:56
Atualizado: 10/07/2025 às 19:41
Uma praça circular, a Praça do Marco Zero, apresenta um selo decorativo em seu centro, cercada por calçadas geométricas coloridas, edifícios históricos em estilo colonial, palmeiras e um céu azul claro em Recife, Brasil.
  • A Praça Barão do Rio Branco, popularmente conhecida como Praça do Marco Zero, funciona como centro geográfico de Recife desde 1938, marcando o ponto de origem para medição de todas as estradas de Pernambuco.
  • A praça abriga a Rosa dos Ventos de Cícero Dias, obra de arte modernista com 20 metros de diâmetro em quartzo e granito, instalada em 1999 como transformação urbana que integrou arte ao espaço histórico.
  • O entorno da Praça do Marco Zero concentra equipamentos culturais e turísticos como Parque das Esculturas Francisco Brennand, Caixa Cultural Recife, Centro de Artesanato de Pernambuco e Museu Cais do Sertão, consolidando a região como polo cultural do Centro Histórico.
Resumo supervisionado por jornalista.

A Praça do Marco Zero não é apenas o epicentro cultural de Recife, mas também o início de todos os caminhos de Pernambuco. Neste artigo, vamos te contar um pouco do que rola no local e nos arredores dessa região histórica e ao mesmo tempo contemporânea, por ser tão frequentada e amada pelos moradores da cidade.

Navegue pelo conteúdo:

Praça Barão do Rio Branco

Conhecida pelo seu nome popular – Praça do Marco Zero, na verdade, é um apelido – o local se chama Praça Barão do Rio Branco e está localizada no Bairro do Recife, o Centro Histórico da cidade, que também atende por outra alcunha, mais popular: Recife Antigo. 

Além de dar o nome oficial à praça, o Barão do Rio Branco também está representado no local por uma estátua em bronze de 2,80m de altura, feita pelo escultor francês Félix Charpentier.

O nome de Praça do Marco Zero se popularizou por conta da instalação, em 31 de janeiro de 1938, do Marco Zero de Recife, doado à cidade pelo Automóvel Clube de Pernambuco. A placa redonda posicionada na praça simboliza o centro geográfico de onde partem as medições para todas as estradas de Pernambuco.

Placa redonda de bronze fixada no calçamento de pedra da Praça do Marco Zero, marcada KM 0 com coordenadas e inscrição DESTE MARCO PARTEM AS DISTÂNCIAS PARA TODAS AS TERRAS DE PERNAMBUCO. ANO 2000.

Onde fica a Praça do Marco Zero

A Praça Barão do Rio Branco, ou Praça do Marco Zero, está localizada na Av. Alfredo Lisboa, sem número. Está pensando em se mudar para Recife? Então não deixe de conferir as opções de casas para alugar em Recife e apartamentos para alugar em Recife.

Rosa dos Ventos de Cícero Dias

Em 1999, a Praça do Marco Zero passou por uma transformação drástica. A estátua do Barão do Rio Branco e o Marco Zero foram mudados de lugar, um pouco mais para o canto da praça. 

Com isso, além de ser o centro geográfico de Pernambuco, o Marco Zero passou a ser o centro de uma obra de arte do célebre pintor pernambucano Cícero Dias, um dos mais importantes nomes do modernismo brasileiro: a Rosa dos Ventos.

Com 20 metros de diâmetro e formada por pedras de quartzo e granito com pigmentação colorida, a Rosa dos Ventos de Cícero Dias se tornou mais uma das grandes atrações da Praça do Marco Zero.

Parque das Esculturas Francisco Brennand

Um rio largo corre por uma coluna alta e esculpida na margem esquerda da Praça do Marco Zero, com edifícios modernos à direita e um céu azul claro pontilhado de nuvens esparsas no alto.
(Foto: Guga Matos | SeturPE)

De frente para a Praça do Marco Zero, sobre um dique natural que protege um estuário do Rio Capibaribe, foi construído em 2000 o Parque das Esculturas Francisco Brennand, que se tornou uma das maiores atrações turísticas da cidade.

O parque reúne dezenas de obras do artista plástico Francisco Brennand. A mais imponente delas é a Torre de Cristal, de 32 metros de altura, inspirada em uma flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx. 

Para chegar ao Parque das Esculturas, é preciso fazer uma travessia de barco pelo Rio Capibaribe, com partida e retorno pela Praça do Marco Zero.

Endereço: Arrecifes do Porto, S/N, Bairro do Recife (Próximo ao Marco Zero)
Funcionamento: Diariamente, das 7h às 17h
Entrada: Gratuita (Mas é preciso pagar a travessia de barco, que custa R$ 10. O valor cobre a ida e a volta).

Caixa Cultural Recife

Em um prédio de estilo neoclássico datado de 1912 e projetado para ser a sede do Bank of London & South America Limited, funciona hoje a Caixa Cultural Recife. 

Em 1977, o prédio foi adquirido e se tornou sede da Bolsa de Valores de Pernambuco e da Paraíba até 2006, quando foi comprado pela Caixa Econômica Federal. 

E justamente no ano do centenário do prédio, em 2021, foi inaugurada a Caixa Cultural Recife, que conta com galerias de arte, sala multimídia, duas salas para oficinas de arte-educação e um teatro com 96 lugares.

Endereço: Av. Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife
Telefones: (81) 3425-1915 (Informações e Bilheteria)
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h.

Dois prédios históricos ornamentados com torres abobadadas ficam lado a lado na Praça do Marco Zero, com seus coloridos padrões, sob um céu azul. Uma árvore frondosa e um carro branco são visíveis em frente ao prédio amarelo à direita.
Associação Comercial de Pernambuco e Caixa Cultural Recife (Foto: Bruno Lima | MTUR)

Associação Comercial de Pernambuco

Fundada em 1839, a Associação Comercial De Pernambuco funciona, de forma ininterrupta, no belíssimo prédio de arquitetura clássico-eclética localizado de frente para a Praça do Marco Zero e ao lado da Caixa Cultural Recife. 

A construção imponente é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e é pano de fundo, ao lado de seu prédio vizinho, para as fotos mais clássicas que se podem tirar da região, por sua beleza e importância arquitetônica. 

Centro de Artesanato de Pernambuco

Uma pessoa com uma bicicleta está parada na Praça do Marco Zero, perto de uma estátua em um pedestal, com palmeiras e um prédio moderno ao fundo. O prédio tem uma placa colorida de Pernambuco na fachada.

Inaugurado em 2012, o Centro de Artesanato de Pernambuco rapidamente se tornou uma das referências da Praça do Marco Zero, tanto para turistas quanto para os moradores de Recife. 

Localizado em um amplo galpão de 2,5 mil m², o espaço conta corredores amplos, vista privilegiada para o mar e mais de 25 mil peças à venda, feitas à mão por cerca de 1,8 mil artesãos de todos os cantos de Pernambuco.

O centro conta com divisões como sala de estar, quarto, sala de jantar e outros cômodos de uma casa, para que os visitantes possam visualizar como as peças artesanais poderiam ficar em seus lares. E as peças são feitas de matérias-primas das mais diversas, como renda, madeira, metal, cerâmica e vidro, entre outros.

Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n – Bairro do Recife
Telefone: (81) 3183-3450
Funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 19h. Domingos, das 10h às 16h

Museu Cais do Sertão

Uma exposição moderna e bem iluminada do museu de ciências, com postes altos e coloridos e displays interativos, dá as boas-vindas aos visitantes, evocando a energia vibrante da Praça do Marco Zero. A iluminação suave em amarelo e azul realça a atmosfera animada e interativa.

Localizado em uma região de antigos armazéns do Porto do Recife, mais precisamente no Armazém 10, muito próximo da Praça do Marco Zero, o Museu Cais do Sertão conta com exposições temporárias e permanentes, que sempre trazem com referências à cultura do Sertão Nordestino, em especial ao grande homenageado do espaço: o músico Luiz Gonzaga.

Com uma arquitetura inovadora, o espaço busca oferecer aos seus visitantes uma experiência interativa e sensorial, numa imersão à cultura sertaneja do Nordeste em pleno litoral. E também oferece diversos tipos de cursos, aulas e palestras. 

Endereço: Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n – Bairro do Recife
Telefone: (81) 3182-8268
Funcionamento: Quinta e sexta, das 10h às 16h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h

Gostou de conhecer mais sobre a Praça do Marco Zero em Recife? Então aproveite também para ver opções de casas à venda e apartamentos à venda em Recife e encontre seu lar ideal na cidade.

Este artigo foi útil?
  Média: 0

Dúvidas mais comuns

A Praça do Marco Zero, oficialmente chamada Praça Barão do Rio Branco, é o epicentro cultural e histórico de Recife, localizado no Bairro do Recife (Recife Antigo). O local marca o ponto de origem de todas as medições de distância das estradas de Pernambuco, sendo um dos pontos turísticos mais importantes da capital pernambucana e palco de diversas comemorações e manifestações culturais.

A Praça do Marco Zero está localizada na Avenida Alfredo Lisboa, sem número, no Bairro do Recife, que é o Centro Histórico da cidade, também conhecido como Recife Antigo. O local é facilmente acessível e próximo a diversos pontos turísticos e culturais da região.

O Marco Zero foi instalado em 31 de janeiro de 1938, doado à cidade pelo Automóvel Clube de Pernambuco. A placa redonda posicionada na praça simboliza o centro geográfico de onde partem as medições para todas as estradas de Pernambuco. Em 1999, a praça passou por uma transformação drástica, quando o Marco Zero foi reposicionado e passou a ser o centro da Rosa dos Ventos, uma obra de arte do pintor Cícero Dias.

A Praça do Marco Zero oferece diversas atrações turísticas, incluindo a Rosa dos Ventos de Cícero Dias (obra de arte com 20 metros de diâmetro), o Parque das Esculturas Francisco Brennand (com a Torre de Cristal de 32 metros), a Caixa Cultural Recife (com galerias de arte e teatro), o Centro de Artesanato de Pernambuco (com mais de 25 mil peças artesanais), o Museu Cais do Sertão e a Associação Comercial de Pernambuco (prédio histórico tombado pelo IPHAN).

O Parque das Esculturas Francisco Brennand foi construído em 2000 sobre um dique natural que protege um estuário do Rio Capibaribe. O parque reúne dezenas de obras do artista plástico Francisco Brennand, sendo a mais imponente a Torre de Cristal, com 32 metros de altura, inspirada em uma flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx. O acesso ao parque é feito por travessia de barco pelo Rio Capibaribe, com partida e retorno pela Praça do Marco Zero, com entrada gratuita e travessia de barco custando R$ 10.

A Praça do Marco Zero conta a história do nascimento de Recife e possui forte referência cultural, sendo palco de diversas comemorações e manifestações do estado, como o Carnaval. O local abriga a estátua do Barão do Rio Branco (2,80m de altura, feita pelo escultor francês Félix Charpentier) e representa o ponto de origem de todas as medições de distância das estradas de Pernambuco, consolidando sua importância como epicentro histórico e cultural da capital pernambucana.

A Caixa Cultural Recife funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. O Centro de Artesanato de Pernambuco abre de segunda a sábado, das 9h às 19h, e domingos das 10h às 16h. O Museu Cais do Sertão funciona quinta e sexta, das 10h às 16h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. O Parque das Esculturas Francisco Brennand funciona diariamente, das 7h às 17h.


© 2026 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Encontre um lar para
chamar de seu