Parque Pedra da Cebola: conheça uma das áreas de lazer mais tradicionais de Vitória

Moradores da Capital Capixaba aproveitam os momentos de lazer ao ar livre em um amplo espaço para levar as crianças para brincar, fazer piqueniques, caminhadas e praticar esportes

Por Redação - 21/02/2023 às 15:30
Atualizado: 30/08/2024 às 14:48
Foto mostra a Pedra da Cebola, uma das principais vistas do Parque Pedra da Cebola

O Parque Pedra da Cebola é uma das áreas de lazer mais frequentadas pelos capixabas que gostam de aproveitar a cidade de Vitória para além das praias. Como um recanto tradicional repleto de verde, o espaço tem uma grande infraestrutura com atrativos para todos os públicos e ainda costuma ser palco para eventos e suas mais variadas atrações artísticas.

Neste artigo, você conhece um pouco mais sobre a história do parque, o que encontrar por lá e outras informações essenciais para ter acesso ao lugar.

Como é o Parque Pedra da Cebola?

Situado entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia, em Vitória, o Parque Pedra da Cebola é uma área verde com mais de 100 mil m² que proporciona muito espaço para aproveitar momentos em contato com a natureza, renovando as energias e fazendo diversas atividades.

Como aproveitar o Parque Pedra da Cebola?

Em conversa com o MeuLugar, a capixaba Alice Villefort contou que o parque, que é um dos pontos mais visitados da capital, é ponto de encontro para pessoas de todas as idades aproveitarem o lazer em área verde.

Alice Villefort

Moradora de Vitória

“O parque é ótimo para quem tem criança ou curte a natureza para fazer um passeio ao ar livre e é um bom lugar para piquenique aos sábados ou domingos de manhã”.

Que tal conhecer mais sobre o parque, sua história e o que encontrar por lá? Nós te contamos a seguir:

Qual é a origem do nome?

É comum que muitas pessoas se perguntem sobre a origem do nome do parque, mas o curioso mesmo está por trás das características que simbolizam seu próprio batismo.

Esculpida pela própria ação da natureza, uma grande pedra, semelhante à uma cebola, repousa sobre outra rocha chamando atenção em pleno espaço pelo seu comportamento geológico.

História

Cercado por uma vegetação típica de restinga e Mata Atlântica, o Parque Pedra da Cebola foi inaugurado em 1997 em uma área anteriormente ocupada pela mineradora Vale, até 1978, quando era conhecida como Pedreira de Goiabeiras.

Então, a primeira área da cidade a ser recuperada da degradação da antiga jazida é, nos dias atuais, um espaço tradicional da cidade, muito utilizado para quem deseja praticar atividades esportivas ou em contato com a natureza, além de receber eventos de pequeno e médio porte.

Agora, o que nem todos sabem é que o Parque Pedra da Cebola também se chama Parque Municipal Ítalo Batan Régis, em homenagem ao ex-presidente da comunidade do bairro Ilha de Santa Maria, que atuava pelos interesses da população na região.

Infraestrutura

O Parque Pedra da Cebola tem diversos recantos, como o jardim oriental e o mirante no paredão rochoso, que dá vista para parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado no município vizinho da Serra.

Para as crianças, as atrações ficam por conta do playground, da fazendinha, além dos lagos e das trilhas, por onde é possível acompanhar algumas espécies de animais que vivem no local.

Quem frequenta o parque também gosta de aproveitar para fazer piquenique em espaços que rendem bons momentos entre familiares e amigos, além de praticar caminhadas e diversos esportes nos campos.

A infraestrutura do parque também conta com wifi, banheiros e um Centro de Educação Ambiental (CEA).

Acesso

Existem diferentes formas de acesso ao Parque Pedra da Cebola, no bairro Mata da Praia. A Rua João Baptista Celestino, por exemplo, pode ser ideal para quem estiver de carro, já que é onde fica o estacionamento.

Para quem for de ônibus, os pontos mais próximos ao parque podem ser os da Av. Fernando Ferrari, onde fica a entrada na Rua Ana Vieira Mafra, praticamente em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Já pela Av. Anísio Fernandes Coelho, próxima à mesma avenida dos pontos de ônibus, há ainda uma ladeira que leva à outra entrada do parque. Seguindo pela Av. Alziro Zarur, vire à esquerda na Rua Genserico Encarnação e siga até o final.

Horários e outras informações

Entrada: Gratuita
Telefone: (27) 3327-4353
Horário de funcionamento: Diariamente, das 5h às 22h. Fechado para manutenção às segundas-feiras entre 9h e 17h.

Veja no mapa a localização exata do Parque da Pedra da Cebola:

Outros parques em Vitória

Além do Parque Pedra da Cebola, outras diversas áreas verdes reúnem diferentes atrativos para moradores e visitantes:

  • Parque Moscoso
  • Parque Botânico Vale
  • Parque Pianista Manolo Cabral (Chácara Paraíso)
  • Parque Municipal da Fazendinha
  • Parque Estadual da Fonte Grande
  • Parque Municipal Gruta da Onça
  • Parque Municipal Horto de Maruípe
  • Parque Municipal de Tabuazeiro
  • Parque Natural Municipal Von Schilgen
  • Parque Barão de Monjardim
  • Parque Municipal de Mangue Seco
  • Atlântica Parque


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.


Leia também