O Parque Pedra da Cebola é uma das áreas de lazer mais frequentadas pelos capixabas que gostam de aproveitar a cidade de Vitória para além das praias. Como um recanto tradicional repleto de verde, o espaço tem uma grande infraestrutura com atrativos para todos os públicos e ainda costuma ser palco para eventos e suas mais variadas atrações artísticas.
Neste artigo, você conhece um pouco mais sobre a história do parque, o que encontrar por lá e outras informações essenciais para ter acesso ao lugar.
- Como é o Parque Pedra da Cebola?
- Como aproveitar o Parque Pedra da Cebola?
- Qual é a origem do nome?
- História
- Infraestrutura
- Acesso
- Horários e outras informações
- Outros parques em Vitória
Como é o Parque Pedra da Cebola?
Situado entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia, em Vitória, o Parque Pedra da Cebola é uma área verde com mais de 100 mil m² que proporciona muito espaço para aproveitar momentos em contato com a natureza, renovando as energias e fazendo diversas atividades.
Como aproveitar o Parque Pedra da Cebola?
Em conversa com o MeuLugar, a capixaba Alice Villefort contou que o parque, que é um dos pontos mais visitados da capital, é ponto de encontro para pessoas de todas as idades aproveitarem o lazer em área verde.
Alice Villefort
Moradora de Vitória
“O parque é ótimo para quem tem criança ou curte a natureza para fazer um passeio ao ar livre e é um bom lugar para piquenique aos sábados ou domingos de manhã”.
Que tal conhecer mais sobre o parque, sua história e o que encontrar por lá? Nós te contamos a seguir:
Qual é a origem do nome?
É comum que muitas pessoas se perguntem sobre a origem do nome do parque, mas o curioso mesmo está por trás das características que simbolizam seu próprio batismo.
Esculpida pela própria ação da natureza, uma grande pedra, semelhante à uma cebola, repousa sobre outra rocha chamando atenção em pleno espaço pelo seu comportamento geológico.
História
Cercado por uma vegetação típica de restinga e Mata Atlântica, o Parque Pedra da Cebola foi inaugurado em 1997 em uma área anteriormente ocupada pela mineradora Vale, até 1978, quando era conhecida como Pedreira de Goiabeiras.
Então, a primeira área da cidade a ser recuperada da degradação da antiga jazida é, nos dias atuais, um espaço tradicional da cidade, muito utilizado para quem deseja praticar atividades esportivas ou em contato com a natureza, além de receber eventos de pequeno e médio porte.
Agora, o que nem todos sabem é que o Parque Pedra da Cebola também se chama Parque Municipal Ítalo Batan Régis, em homenagem ao ex-presidente da comunidade do bairro Ilha de Santa Maria, que atuava pelos interesses da população na região.
Infraestrutura
O Parque Pedra da Cebola tem diversos recantos, como o jardim oriental e o mirante no paredão rochoso, que dá vista para parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado no município vizinho da Serra.
Para as crianças, as atrações ficam por conta do playground, da fazendinha, além dos lagos e das trilhas, por onde é possível acompanhar algumas espécies de animais que vivem no local.
Quem frequenta o parque também gosta de aproveitar para fazer piquenique em espaços que rendem bons momentos entre familiares e amigos, além de praticar caminhadas e diversos esportes nos campos.
A infraestrutura do parque também conta com wifi, banheiros e um Centro de Educação Ambiental (CEA).
Acesso
Existem diferentes formas de acesso ao Parque Pedra da Cebola, no bairro Mata da Praia. A Rua João Baptista Celestino, por exemplo, pode ser ideal para quem estiver de carro, já que é onde fica o estacionamento.
Para quem for de ônibus, os pontos mais próximos ao parque podem ser os da Av. Fernando Ferrari, onde fica a entrada na Rua Ana Vieira Mafra, praticamente em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Já pela Av. Anísio Fernandes Coelho, próxima à mesma avenida dos pontos de ônibus, há ainda uma ladeira que leva à outra entrada do parque. Seguindo pela Av. Alziro Zarur, vire à esquerda na Rua Genserico Encarnação e siga até o final.
Horários e outras informações
Entrada: Gratuita
Telefone: (27) 3327-4353
Horário de funcionamento: Diariamente, das 5h às 22h. Fechado para manutenção às segundas-feiras entre 9h e 17h.
Veja no mapa a localização exata do Parque da Pedra da Cebola:
Outros parques em Vitória
Além do Parque Pedra da Cebola, outras diversas áreas verdes reúnem diferentes atrativos para moradores e visitantes:
- Parque Moscoso
- Parque Botânico Vale
- Parque Pianista Manolo Cabral (Chácara Paraíso)
- Parque Municipal da Fazendinha
- Parque Estadual da Fonte Grande
- Parque Municipal Gruta da Onça
- Parque Municipal Horto de Maruípe
- Parque Municipal de Tabuazeiro
- Parque Natural Municipal Von Schilgen
- Parque Barão de Monjardim
- Parque Municipal de Mangue Seco
- Atlântica Parque