O espetáculo do pôr do sol no Rio de Janeiro nunca se repete, mesmo que você veja o sol mergulhando no Atlântico todos os dias. Afinal, quando o céu começa a se pintar de laranja, violeta e dourado, a Cidade Maravilhosa entrega sua melhor rotina. E estar no lugar certo faz toda a diferença!
Mas escolher o ponto ideal exige um pouco de curiosidade: algumas praias miram o mar oeste e garantem o espetáculo, outros mirantes elevam a visão para além dos prédios e algumas ilhas oferecem calma e exclusividade.
E se você mora na capital ou está visitando por poucos dias, vale a pena descobrir 10 lugares incríveis para ver o pôr do sol no Rio de Janeiro com dicas de acesso e uma pitada de inspiração para tornar esse momento ainda mais especial.
Quer saber para onde ir? Então convide os amigos, prepare a câmera ou celular e se prepare para viver o fim de tarde que a cidade oferece. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- Onde ver o pôr do sol no Rio de Janeiro?
- 1. Pão de Açúcar
- 2. Arpoador
- 3. Praia de Ipanema
- 4. Vista Chinesa
- 5. Ilha de Paquetá
- 6. Mureta da Urca
- 7. Barra da Tijuca
- 8. Lagoa Rodrigo de Freitas
- 9. Forte de Copacabana
- 10. Praia de Grumari
- Encontre seu novo lar no Rio de Janeiro
Leia também: Conheça 15 praias do Rio de Janeiro e veja perto de qual delas você gostaria de morar
Onde ver o pôr do sol no Rio de Janeiro?
Antes de mergulhar na lista, vale entender um pouco como escolher o cenário ideal. Para acertar o momento, leve em conta três variáveis:
1. Direção da vista
Como o sol se põe no oeste, locais na Zona Sul ou Zona Oeste que se abrem para o Atlântico proporcionam algumas das melhores vistas da cidade. Já locais com montanhas ou mirantes ajudam a ter uma vista voltada para o mar ou acima da linha dos prédios.
2. Acesso e comodidade
Alguns pontos são centrais e fáceis de chegar, outros exigem travessia de barco, subida ou trilha. Avalie seu tempo, energia e companhia.
3. Experiência pessoal
Prefere multidão animada ou lugar tranquilo? Quer fotografar ou relaxar? Está com criança ou pet? Esses fatores influenciam sua escolha. E entre as principais opções, estão:
1. Pão de Açúcar
Suba no bondinho, deixe a cidade gradualmente lá embaixo e, aos poucos, a vista vai se abrir para 360°. No alto do Pão de Açúcar, o sol parece tomar seu próprio tempo para ir embora.
A vantagem? Você ganha altitude, vista panorâmica e um momento quase mágico de contemplação. Porém, chegar cedo faz diferença. Então evite horários de pico para ver o sol com calma.
Reserve 2 horas para o passeio, incluindo subida, tempo para foto e descida. Além disso, se puder, leve algo para beber. Outra dica é se programar para chegar cerca de 40 minutos antes do pôr do sol.
- Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro – RJ
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
2. Arpoador
O Arpoador também é um dos lugares mais visitados para contemplar o pôr do sol no Rio de Janeiro. Aliás, o espaço guarda status de clássico entre os moradores e visitantes que buscam o espetáculo visual.
Isso porque a pedra se projeta entre as praias de Ipanema e Copacabana, e nos dias certos o sol parece cair direto no mar, tocando o Morro Dois Irmãos ao fundo.
Chegue alguns minutos antes para encontrar lugar entre as pedras e aprecie o ritual de aplausos quando o último feixe de luz desaparecer. Essa vibração coletiva torna o momento ainda mais especial.
Se você for com a intenção de tirar foto, busque uma posição que enquadre o morro e o mar. Agora, se quiser apenas relaxar, sente‐se no calçadão, peça uma bebida e viva a cena.
- Endereço: Rua Francisco Otaviano – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
3. Praia de Ipanema
A Praia de Ipanema oferece uma orla larga com ciclovia e barracas de praia que fazem do fim de tarde um convite ao repouso.
Por isso, escolha um quiosque e aproveite para assistir o céu mudar de cor. Se estiver com amigos ou família, aproveite para caminhar à beira-mar, degustar um lanche leve ou simplesmente observar o vai-e-vem das gaivotas.
Aos domingos, a faixa de orla é fechada para carros até o fim da tarde, o que torna o passeio ainda mais descontraído.
- Endereço: Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
4. Vista Chinesa
Essa sugestão foge do habitual para quem quer contemplar o pôr do sol no Rio de Janeiro com mais sossego. Afinal, a Vista Chinesa oferece um mirante numa trilha leve dentro da mata atlântica, acima da cidade, permitindo contemplar a vista da Zona Sul.
O espaço é silencioso e permite observar o sol trocar o dia pela noite quase como se estivesse fora da cidade, mas a poucos minutos de carro de tudo. Assim, é ideal para quem quer fugir da multidão e ainda viver uma cena inesquecível.
Porém, é importante se atentar ao acesso: só é possível chegar ao mirante de carro ou transporte particular, uma vez que ele está dentro do parque. Leve água, repelente e chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência para aproveitar.
- Endereço: Estr. da Vista Chinesa, S/N – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro – RJ
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
Continue a leitura: Mirantes no Rio de Janeiro: saiba onde apreciar as melhores vistas da Cidade Maravilhosa
5. Ilha de Paquetá
A Ilha de Paquetá entrega um pôr do sol diferente, leve e fora do ritmo da cidade. Isso acontece porque, depois da travessia pela Baía de Guanabara, a ilha parece se suspender no fim da tarde enquanto você se acomoda na orla.
Sem buzinas, sem grandes prédios ao redor e apenas céu: essa cena cria um momento de tranquilidade e desapego ideal para viver com a família, fazer um piquenique a dois ou simplesmente desacelerar.
Lembre-se de verificar os horários da barca para chegar com antecedência. Além disso, vale esticar a visita para aproveitar um jantar em um dos restaurantes da orla antes de voltar para a cidade.
- Endereço: Paquetá, Rio de Janeiro – RJ
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
6. Mureta da Urca
A Mureta da Urca oferece uma vista relaxada e tranquila. Sentado na mureta, você acompanha o sol se pôr, o reflexo na Baía de Guanabara e o bondinho subindo no morro ao lado.
Justamente por isso, esse é um dos lugares preferidos de quem mora na cidade e gosta de estar em contato com a natureza. Além disso, vale levar um lanche e se sentar no chão de paralelepípedo para acompanhar o espetáculo.
- Endereço: Mureta da Urca – Urca, Rio de Janeiro – RJ
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
7. Barra da Tijuca
A Barra da Tijuca também é um dos lugares preferidos de moradores e visitantes que estão em busca de um show à parte. Afinal, o quebra-mar tem longas faixas de areia, mar aberto e menos obstáculos visuais. Por isso, é fácil capturar aquele momento em que o sol mergulha no Atlântico.
Depois do pôr do sol, a Barra oferece boa infraestrutura de restaurantes e bares à beira-mar para prolongar o momento.
- Endereço: Orla da Praia da Barra da Tijuca – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
Que tal morar em uma das regiões mais nobres do Rio de Janeiro?
Se você está em busca de um lar na cidade, clique aqui para visualizar o mapa com todas as ofertas disponíveis na Barra da Tijuca e planeje sua mudança para uma das principais capitais do país.
8. Lagoa Rodrigo de Freitas
O espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas duplica o espetáculo: ao ver o sol indo embora, o reflexo cria o ambiente perfeito para quem quer água calma, pedalinho, corrida leve ou apenas sentar em um banco para observar o fim de tarde.
A ambientação entre prédios, morros e água cria um pôr do sol diferente, ou seja, menos “praia” e mais contemplativo. O interessante é ir com tempo para dar uma volta na ciclovia ou caminhar na beira da lagoa.
- Endereço: Lagoa, Rio de Janeiro – RJ
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
9. Forte de Copacabana
O Forte de Copacabana fica em um ponto elevado à beira da praia de Copacabana. Por isso, é possível ver o pôr do sol acompanhar o mar, o calçadão e a própria cidade ao redor.
Nesse sentido, o cenário agrada tanto quem gosta de movimentação quanto quem quer contemplação. Depois do espetáculo, vale descer para caminhar na areia ou tomar algo nos quiosques ao redor.
- Endereço: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
10. Praia de Grumari
Por fim, a Praia de Grumari também tem uma bela vista para o pôr do sol no Rio de Janeiro. Com uma energia de natureza quase intocada e um farol no fim da areia, o local transforma o momento em uma experiência quase particular.
Apesar de ficar um pouco mais longe da capital, o cenário compensa. Porém, lembre-se de levar água, lanches e de usar protetor solar.
- Endereço: Estrada de Grumari – Grumari, Rio de Janeiro – RJ
- Veja a localização exata no mapa abaixo:
Leia também: Pôr do sol mais bonito do Brasil: 15 lugares onde o entardecer é mais belo em nosso país
Encontre seu novo lar no Rio de Janeiro
Agora que você já sabe onde ver o pôr do sol no Rio de Janeiro, que tal viver a poucos minutos de um desses cenários? No QuintoAndar, você encontra imóveis em diversas regiões da capital para comprar ou alugar com a segurança e transparência da maior plataforma de moradia da América Latina.
Além disso, você ainda conta com o poder da inteligência artificial do QuintoAndar para aumentar as chances de encontrar o imóvel ideal. É só escrever ou falar o que procura que nossa IA busca além dos filtros e informações dos anúncios.
Agora, ela consegue identificar detalhes nas fotos dos imóveis para encontrar resultados sob medida para você. Veja como a ferramenta funciona:
O primeiro passo para viver bem no Rio de Janeiro começa no QuintoAndar. Então clique aqui para conferir as ofertas disponíveis para alugar na cidade ou veja algumas opções selecionadas abaixo:
Carregando comentários...