Você já ouviu falar na decoração boho? Se você gosta de misturar cores, texturas e estilos diferentes num mesmo ambiente, esse estilo provavelmente vai te conquistar.
Conhecido há tempos na moda, o boho (ou boho chic) é marcado pela diversidade, mas sem perder a harmonia. O segredo é uma mistura equilibrada de peças para deixar o ambiente com uma atmosfera meio hippie, com uma decoração vintage e, ao mesmo tempo, muito elegante.Além disso, esse é um dos principais estilos de decoração, sendo uma alternativa para quem gosta do estilo boêmio e quer criar esse clima na sua casa. Como fazer isso? Vamos explicar melhor a partir de agora.
Confira o que você vai ler por aqui:
- O que é a decoração boho?
- Quais são os principais elementos que caracterizam a decoração boho?
- Como decorar estilo boho?
- 1. Abuse da madeira
- 2. Use peças de artesanato
- 3. Invista em cores vivas
- 4. Escolha peças que contem uma história
- 5. Coloque plantas
- Quer fazer uma decoração boho na sua nova casa?
O que é a decoração boho?
A decoração boho é o estilo boêmio contemporâneo. Seu foco é misturar diferentes referências — como o vintage com elementos naturais, orientais e folk, e cores terrosas — para passar a sensação de conexão com a arte e liberdade por meio da versatilidade, da criatividade e do inusitado.
Isso porque o termo decoração boho é derivado de “bohemian chic”, uma tendência relacionada ao estilo de vida cigano e nômade. Então, a ideia é fugir dos padrões culturais tradicionais para criar um design de interiores totalmente diferente e com bastante personalidade.
Devido a essa característica, o boho é um tipo de decoração vintage que reforça o sentimento de pertencimento. Ou seja, o seu lar fica aconchegante para você, já que os objetos contam uma história. Dessa forma, a sua casa fica com uma identidade própria.
Leia também: Como fazer a decoração de um quarto boho?
Quais são os principais elementos que caracterizam a decoração boho?
Os principais elementos que caracterizam a decoração boho são:
- Estampas: estão presentes em grande número e variedade. Podem estar em tapeçarias, almofadas e diferentes objetos;
- Cores: marcam presença equilibrando as tonalidades mais vivas com as neutras. Algumas das principais são as cores terrosas, amarelo, cáqui, laranja e verde-oliva;
- Elementos naturais: os materiais mais usados são madeira e vime. Também são colocadas plantas para decorar o ambiente;
- Conforto: a decoração boho investe em aconchego. Por isso, é comum usar redes de descanso, mantas de lã e poltronas;
- Artesanato: as peças feitas à mão trazem uma personalidade especial. Muitas vezes, utiliza-se o macramê, mas também é possível optar por outras técnicas, como crochê, tricô e bordado;
- Iluminação: recomenda-se ter uma boa luz natural e pontos variados em luminárias, candelabros, lustres, abajures e mais;
- Textura: a ideia é usar esse elemento para imprimir conforto tátil.
Leia também: 3 dicas de decoração para montar o seu quarto de casal boho
Como decorar estilo boho?
Quer adotar esse estilo cheio de personalidade na sua casa? Confira as nossas dicas e inspire-se.
1. Abuse da madeira
Se tem uma coisa que não pode faltar em um ambiente no estilo boho é a madeira. E muita madeira! Pode ser em móveis, objetos pequenos ou até mesmo no piso.
Esse tipo de material é perfeito para compor ambientes, ao mesmo tempo, despojados e aconchegantes. Para dar uma cara de decoração vintage e rústica, use peças antigas de mobília.
Além disso, vale a pena deixar a madeira com pouco tratamento. A ideia é manter as fibras aparentes para mostrar as imperfeições. Essa é uma forma de valorizar o artesanal.
2. Use peças de artesanato
Para deixar o espaço com um quê do movimento hippie dos anos de 1960 e 1970 — uma das grandes influências do boho — nada melhor que peças de artesanato. Desde capas de almofadas e cobertas de crochê ou patchwork a outros tipos de artigos feitos à mão. São objetos que reforçam a natureza rústica do boho e trazem a sensação de conforto.
Outra dica é abusar dos tapetes e colocá-los em lugares diferentes, como paredes. Peças de brechó e souvenirs garimpados nas suas viagens são muito bem-vindos!
Também é possível fazer objetos artesanais no estilo do it yourself (DIY). Essa é uma forma de economizar, deixar o ambiente com a sua personalidade e ainda ter um bom resultado com o estilo boêmio e vintage da decoração boho.
3. Invista em cores vivas
Apesar de ser marcado pela mistura de elementos, o ambiente na decoração boho precisa ser leve. Ao transformar seu espaço, opte por cores vivas e alegres. Estampas étnicas e florais também têm tudo a ver com esse estilo.
Para contrastar com o marrom, bege e ocre dos elementos em madeira, é interessante utilizar as cores primárias — vermelho, amarelo e azul — além do verde, que remete à natureza. Você também pode ousar com o roxo e o azul-escuro.
4. Escolha peças que contem uma história
Os objetos usados na decoração boho precisam contar uma história. Eles não são escolhidos aleatoriamente, porque é importante trazerem alguma lembrança. Por exemplo, uma poltrona que pareça da casa da vovó, um abajur vitoriano ou uma cristaleira restaurada.
5. Coloque plantas
A decoração boho também se utiliza das plantas para reforçar o estilo boêmio por meio dos elementos naturais. Não precisa criar o urban jungle, mas vale a pena ter vasos de plantas, um jardim vertical ou o que você preferir. Nesse cenário, as espécies mais adotadas são os cactos, a costela de adão e as samambaias.
Leia também: Como fazer um jardim vertical em 4 passos
Quer fazer uma decoração boho na sua nova casa?
A decoração boho pode ser aplicada em qualquer imóvel, mas nada melhor do que escolher uma casa nova, concorda? Se esse é o seu objetivo, conte com o QuintoAndar.
Em nossa plataforma digital, temos mais de 70 filtros de pesquisa disponíveis para te ajudar a encontrar a casa ou apartamento ideal para você. Então, que tal começar a sua busca? Acesse nosso site ou baixe nosso aplicativo e conte com o QuintoAndar!