Decoração boho: como criar um ambiente autêntico e acolhedor em seu novo lar

A decoração boho valoriza peças artesanais e a mistura de cores terrosas e vibrantes, texturas, tapeçarias e elementos naturais. Tudo para criar um estilo boêmio e uma decoração vintage. Entenda como é o estilo boho.

Por Redação - 05/02/2024 às 11:49
Atualizado: 18/09/2024 às 12:12
Foto de uma sala com decoração boho chic. A sala possui um sofá branco com almofadas coloridas e estampadas, uma poltrona rosa, plantas e um quadro com desenho étnico.

Você já ouviu falar na decoração boho? Se você gosta de misturar cores, texturas e estilos diferentes num mesmo ambiente, esse estilo provavelmente vai te conquistar.

Conhecido há tempos na moda, o boho (ou boho chic) é marcado pela diversidade, mas sem perder a harmonia. O segredo é uma mistura equilibrada de peças para deixar o ambiente com uma atmosfera meio hippie, com uma decoração vintage e, ao mesmo tempo, muito elegante.Além disso, esse é um dos principais estilos de decoração, sendo uma alternativa para quem gosta do estilo boêmio e quer criar esse clima na sua casa. Como fazer isso? Vamos explicar melhor a partir de agora.

Confira o que você vai ler por aqui:

Vai visitar um imóvel? Saiba tudo o que avaliar com nossos guias
Vai visitar um imóvel? Saiba tudo o que avaliar com nossos guias Acesse agora

O que é a decoração boho?

A decoração boho é o estilo boêmio contemporâneo. Seu foco é misturar diferentes referências — como o vintage com elementos naturais, orientais e folk, e cores terrosas — para passar a sensação de conexão com a arte e liberdade por meio da versatilidade, da criatividade e do inusitado.

Isso porque o termo decoração boho é derivado de “bohemian chic”, uma tendência relacionada ao estilo de vida cigano e nômade. Então, a ideia é fugir dos padrões culturais tradicionais para criar um design de interiores totalmente diferente e com bastante personalidade.

Devido a essa característica, o boho é um tipo de decoração vintage que reforça o sentimento de pertencimento. Ou seja, o seu lar fica aconchegante para você, já que os objetos contam uma história. Dessa forma, a sua casa fica com uma identidade própria.

Leia também: Como fazer a decoração de um quarto boho?

Foto de um quarto com decoração boho chic. No quarto tem uma cama, peças em palha e plantas.

Quais são os principais elementos que caracterizam a decoração boho?

Os principais elementos que caracterizam a decoração boho são:

  • Estampas: estão presentes em grande número e variedade. Podem estar em tapeçarias, almofadas e diferentes objetos;
  • Cores: marcam presença equilibrando as tonalidades mais vivas com as neutras. Algumas das principais são as cores terrosas, amarelo, cáqui, laranja e verde-oliva;
  • Elementos naturais: os materiais mais usados são madeira e vime. Também são colocadas plantas para decorar o ambiente;
  • Conforto: a decoração boho investe em aconchego. Por isso, é comum usar redes de descanso, mantas de lã e poltronas;
  • Artesanato: as peças feitas à mão trazem uma personalidade especial. Muitas vezes, utiliza-se o macramê, mas também é possível optar por outras técnicas, como crochê, tricô e bordado;
  • Iluminação: recomenda-se ter uma boa luz natural e pontos variados em luminárias, candelabros, lustres, abajures e mais;
  • Textura: a ideia é usar esse elemento para imprimir conforto tátil.

Leia também: 3 dicas de decoração para montar o seu quarto de casal boho

Como decorar estilo boho?

Quer adotar esse estilo cheio de personalidade na sua casa? Confira as nossas dicas e inspire-se.

1. Abuse da madeira

Se tem uma coisa que não pode faltar em um ambiente no estilo boho é a madeira. E muita madeira! Pode ser em móveis, objetos pequenos ou até mesmo no piso.

Esse tipo de material é perfeito para compor ambientes, ao mesmo tempo, despojados e aconchegantes. Para dar uma cara de decoração vintage e rústica, use peças antigas de mobília.

Além disso, vale a pena deixar a madeira com pouco tratamento. A ideia é manter as fibras aparentes para mostrar as imperfeições. Essa é uma forma de valorizar o artesanal.

Foto de uma sala com móveis de madeira seguindo o estilo boho chic.

2. Use peças de artesanato

Para deixar o espaço com um quê do movimento hippie dos anos de 1960 e 1970 — uma das grandes influências do boho — nada melhor que peças de artesanato. Desde capas de almofadas e cobertas de crochê ou patchwork a outros tipos de artigos feitos à mão. São objetos que reforçam a natureza rústica do boho e trazem a sensação de conforto.

Outra dica é abusar dos tapetes e colocá-los em lugares diferentes, como paredes. Peças de brechó e souvenirs garimpados nas suas viagens são muito bem-vindos!

Também é possível fazer objetos artesanais no estilo do it yourself (DIY). Essa é uma forma de economizar, deixar o ambiente com a sua personalidade e ainda ter um bom resultado com o estilo boêmio e vintage da decoração boho.

Foto de um quarto com decoração boho. O quarto tem chapéus de palha na parede, cadeira, plantas e uma cama confortável.

3. Invista em cores vivas

Apesar de ser marcado pela mistura de elementos, o ambiente na decoração boho precisa ser leve. Ao transformar seu espaço, opte por cores vivas e alegres. Estampas étnicas e florais também têm tudo a ver com esse estilo.

Para contrastar com o marrom, bege e ocre dos elementos em madeira, é interessante utilizar as cores primárias — vermelho, amarelo e azul — além do verde, que remete à natureza. Você também pode ousar com o roxo e o azul-escuro.

Foto de um sofá repleto de almofadas coloridas e de diferentes estampas.

4. Escolha peças que contem uma história

Os objetos usados na decoração boho precisam contar uma história. Eles não são escolhidos aleatoriamente, porque é importante trazerem alguma lembrança. Por exemplo, uma poltrona que pareça da casa da vovó, um abajur vitoriano ou uma cristaleira restaurada.

Foto de uma sala com móveis retrô.

5. Coloque plantas

A decoração boho também se utiliza das plantas para reforçar o estilo boêmio por meio dos elementos naturais. Não precisa criar o urban jungle, mas vale a pena ter vasos de plantas, um jardim vertical ou o que você preferir. Nesse cenário, as espécies mais adotadas são os cactos, a costela de adão e as samambaias.

Leia também: Como fazer um jardim vertical em 4 passos

Foto de uma casa repleta de plantas e com um balanço.

Quer fazer uma decoração boho na sua nova casa?

A decoração boho pode ser aplicada em qualquer imóvel, mas nada melhor do que escolher uma casa nova, concorda? Se esse é o seu objetivo, conte com o QuintoAndar.

Em nossa plataforma digital, temos mais de 70 filtros de pesquisa disponíveis para te ajudar a encontrar a casa ou apartamento ideal para você. Então, que tal começar a sua busca? Acesse nosso site ou baixe nosso aplicativo e conte com o QuintoAndar!

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu


© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.


Leia também