Um ambiente lúdico, que estimula as descobertas e proporciona o desenvolvimento da autonomia, assim é o quarto montessoriano, que combina uma metodologia de ensino com decoração.
O estilo montessoriano foi criado pela educadora italiana Maria Montessori, no começo do século XX. No início, o objetivo da metodologia era facilitar o aprendizado de crianças com alguma deficiência intelectual.
Contudo, conforme os estudos sobre essa técnica foram avançando, os educadores perceberam que o estilo montessoriano poderia beneficiar todas as crianças.
Por isso, o método montessoriano tem sido cada vez mais aplicado por educadores e pais. Continue lendo este texto para entender melhor sobre essa metodologia e para descobrir como decorar um quarto montessoriano para crianças.
Navegue pelo conteúdo:
- O que é um quarto montessoriano?
- Dica de especialista
- Quais são os benefícios do estilo montessoriano?
- Qual é a melhor idade para montar um quarto montessoriano?
- Como fazer um quarto montessoriano?
- 1. Escolha os móveis apropriados
- 2. Deixe os brinquedos em um local de fácil acesso
- 3. Coloque um ou mais tapetes no quarto
- 4. Utilize elementos que estimulam a criatividade
- Dica de especialista
- 5. Invista na segurança
- Sua casa nova com quarto montessoriano
O que é um quarto montessoriano?
Um quarto montessoriano é um ambiente que tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança e ajudar os pequenos a praticarem um senso de autonomia.
Por isso, para decorar um cômodo de acordo com o método montessoriano, é preciso levar em consideração a ergonomia da criança. Isso porque os móveis e objetos precisam ficar em um local de fácil acesso.
Sendo assim, em um quarto montessoriano, a própria criança deve ser capaz de alcançar os brinquedos, livros e roupas, ou qualquer outro objeto, por conta própria.
Além disso, é importante que esse ambiente apresente alguns estímulos, como quadros coloridos, fotos dos familiares, paredes com desenhos e objetos divertidos para estimular a criatividade da criança.
Dica de especialista
Thais Akar
Arquiteta no Akar Arquitetura
“O quarto montessoriano é um quarto feito para estimular ao máximo o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente nos primeiros anos de vida. É levado em consideração principalmente a altura da criança, em que os objetos e móveis estão de fácil acesso, para que ela possa usufruir de todo o ambiente, criando uma primeira autonomia e segurança para suas atividades no quarto.”
Quais são os benefícios do estilo montessoriano?
Um quarto montado com o método montessoriano contribui para que a criança desenvolva a autonomia. Isso porque ela não vai precisar que um adulto alcance os objetos que ela quer pegar.
Além disso, um quarto montessoriano ajuda a estimular a curiosidade e os sentidos da criança, já que ela vai poder explorar o ambiente de várias maneiras — auxiliando no aprendizado e na criatividade.
Leia também: 7 ideias de decoração de quarto infantil para se inspirar
Qual é a melhor idade para montar um quarto montessoriano?
É possível montar um quarto montessoriano para crianças de todas as idades, até mesmo para bebês.
Contudo, para que esse ambiente seja sempre atrativo e estimulante, é necessário adequá-lo de acordo com o crescimento da criança.
Como fazer um quarto montessoriano?
A decoração para quarto montessoriano é lúdica e respeita a ergonomia da criança. Se você quer estimular a autonomia e a criatividade dos seus filhos, confira a seguir cinco dicas de como criar esse ambiente na sua casa:
1. Escolha os móveis apropriados
A primeira etapa na decoração de quarto montessoriano é a escolha dos móveis do ambiente, que precisam respeitar o tamanho da criança.
Por isso, no estilo montessoriano, é comum escolher móveis baixos, sem quinas ou acabamentos pontiagudos.
Nesse estilo, também é comum substituir os berços e as camas tradicionais por camas baixas, ou até mesmo apenas por um colchão no chão, o que pode ficar muito bem em um quarto montessoriano simples.
Essa substituição é feita para que a criança consiga sair da cama sem precisar da ajuda de um adulto. Contudo, se o seu filho for muito pequeno, pode ser necessário colocar uma barra de proteção na cama durante à noite para evitar quedas.
No caso dos armários, o ideal é que eles também sigam o estilo montessoriano. Sendo assim, a criança deve ser capaz de abri-los e pegar as roupas e sapatos que desejar.
Alguns pais ainda decidem substituir o guarda-roupa por uma arara, para facilitar ainda mais o acesso da criança às suas roupas.
2. Deixe os brinquedos em um local de fácil acesso
Como um dos objetivos do quarto montessoriano é promover a autonomia da criança, o ideal é que os brinquedos, livros e demais objetos fiquem guardados em um local no qual o seu filho possa pegá-los sozinho.
Sendo assim, separe uma parte do quarto para guardar esses objetos ou instale nichos e prateleiras em uma altura que fique fácil para a criança pegar as peças guardadas ali.
3. Coloque um ou mais tapetes no quarto
Os tapetes também fazem parte do estilo de decoração montessoriano. Isso porque essas peças ajudam a estimular o sentido de tato nas crianças, já que os pequenos vão poder sentir diferentes texturas enquanto se locomovem pelo quarto.
Além disso, os tapetes também podem ajudar a amortecer eventuais quedas. Caso o seu filho tenha alguma alergia ou problema respiratório, opte por tapetes feitos com tecidos antialérgicos ou de borracha.
4. Utilize elementos que estimulam a criatividade
Para promover o desenvolvimento da criança também é importante escolher elementos que estimulem a criatividade.
Sendo assim, aposte em quadros, brinquedos e objetos de decoração coloridos. Outro elemento muito usado nesse estilo são as fotos de familiares. Dessa forma, desde pequeno o seu filho vai aprender a reconhecer os parentes.
Instalar um espelho no quarto montessoriano também pode ser uma boa forma de fazer com que a criança desenvolva os seus sentidos.
Além disso, para estimular ainda mais a criatividade do seu filho, você pode instalar lousas no quarto para que a criança desenhe.
Dica de especialista
Uma dica é colocar cores nos detalhes, para que haja estímulos – mas não exagerados – além de itens organizadores, para que a criança aprenda desde cedo a virtude e disciplina da organização.
Thais Akar, Arquiteta no Akar Arquitetura
5. Invista na segurança
Pensar na segurança é fundamental na hora de planejar um quarto montessoriano. Dessa forma, é possível garantir que o seu filho vai desenvolver a autonomia e a criatividade sem correr nenhum risco.
Algumas das principais dicas que você pode seguir para garantir um quarto montessoriano seguro são:
- Colocar protetores nas tomadas ou deixá-las escondidas atrás dos móveis;
- Colocar protetores em móveis com quinas;
- Colocar grades ao lado da cama para evitar que a criança caia enquanto dorme;
- Instalar redes de proteção nas janelas;
- Colocar alguma barreira na porta do quarto para impedir que a criança saia desse cômodo sozinha.
Sua casa nova com quarto montessoriano
Se você quer fazer um quarto montessoriano para o seu filho, mas ainda não encontrou a casa perfeita para isso, conte com a ajuda do QuintoAndar para encontrar um novo lar.
Aqui você encontra uma grande variedade de casas e apartamentos disponíveis — para venda ou locação — em várias cidades brasileiras. Com os mais de 70 filtros de busca, você pode encontrar o imóvel perfeito para fazer um quarto acessível e estimulante para seus filhos!