Investir em uma decoração de quarto vintage é uma ótima opção para trazer estilo e delicadeza para o seu cantinho de descanso.
Afinal, o estilo vintage traz muita personalidade para qualquer espaço, principalmente para o quarto, onde você pode decorar do seu jeito e reviver as melhores épocas da sua vida ou dos seus pais e avós.
Independentemente da sua época, preparamos este artigo para te ajudar a fazer uma decoração de quarto vintage. Veja a seguir e inspire-se!
Navegue pelo conteúdo:
- O que é o estilo vintage na decoração?
- Qual é a diferença entre vintage e retrô?
- 8 passos para fazer a decoração de quarto vintage
- 1. Transforme a parede do quarto vintage
- 2. Aposte em armários vintages
- 3. Acrescente poltronas
- 4. Invista em uma cabeceira para a sua cama
- 5. Tapetes antigos são bem-vindos
- 6. Adicione acessórios decorativos
- 7. Ilumine o ambiente com abajures e lustres
- 8. Use cortinas
- Encontre o seu imóvel ideal e acorde todos os dias no quarto dos seus sonhos!
O que é o estilo vintage na decoração?
O vintage é um estilo de decoração que remete ao conforto e aconchego, já que se relaciona com épocas passadas valorizando, assim, laços e memórias afetivas. É uma estética delicada e romântica que traz muita personalidade.
A proposta desse tipo de decoração é deixar o ambiente o mais confortável possível, trazendo a sensação de estar em casa para qualquer um que entre no ambiente.
Qual é a diferença entre vintage e retrô?
Antes de falarmos de decoração, você sabe a diferença entre vintage e retrô? O vintage remete a algo antigo, como aquela decoração acolhedora da casa dos nossos avós.
É um estilo que busca inspiração nas raízes familiares, por isso, tem elementos passados de pais para filhos. Já o retrô é um estilo que procura reviver o vintage.
Ele se inspira no vintage e adiciona uma pegada mais moderna, como se fosse uma releitura daqueles elementos antigos.
Móveis vintages costumam ser mais caros por necessitar de todo um processo de curadoria especial para durar ao longo dos anos. Os elementos de decoração são comprados em antiquários ou repassados como herança familiar.
Já o retrô pode ser atual, mas feito de forma a aparentar ser o mais antigo possível.
Júlia Lins
Arquiteta na Júlia Lins Arquitetura
Uma dica muito boa para uma decoração vintage, e não retrô, é a mistura de elementos vintage com contemporâneo. Assim, seu espaço ganha vida e cores, evitando ficar com cara de velho.
8 passos para fazer a decoração de quarto vintage
A arquiteta Júlia Lins dá a dica de misturar peças contemporâneas e antigas, para ter um quarto no estilo vintage. Além disso, ela aponta: “Use e abuse das cores, de móveis antigos de madeira — que podem ser garimpados em antiquários — e papel de parede. Assim, o ambiente fica um charme e com um super aconchego!”.
Veja, a seguir, um passo a passo de como decorar seu quarto!
1. Transforme a parede do quarto vintage
A decoração nas paredes de um quarto vintage é imprescindível. Uma das formas mais clássicas é usar papéis de parede florais, como o da foto acima, ou arabescos.
Para o ambiente não ter um peso visual muito grande, principalmente se for um quarto pequeno, opte por essa opção em apenas uma das paredes.
Caso você não queira usar esse tipo de material, pinte de cores pastel, como rosa seco, bege ou azul claro.
2. Aposte em armários vintages
A mobília é o que mais compõe o ambiente e, assim, é o que dá o tom na decoração do quarto — definindo se será vintage ou não.
Por isso, escolha por armários vintages e combine com escrivaninhas, mesa de cabeceira e, caso o tamanho do quarto permita, poltronas ou um recamier.
Para não deixar o ambiente com aspecto de velho, ou ultrapassado, procure usar a mobília em cores neutras ou a madeira no tom original, como na imagem acima. Detalhes coloridos na porta dos armários e puxadores podem trazer focos de luz.
3. Acrescente poltronas
Algo básico e necessário ao estilo vintage, que você não pode esquecer, são as poltronas, assim como a da foto acima.
O ideal é que você coloque uma poltrona chique e confortável para que o ambiente se torne aconchegante, criando um cantinho de leitura, uma nova opção para assistir TV ou apenas para descansar.
Para isso, você pode conversar com familiares mais velhos ou buscar por um modelo bem conservado em antiquários.
Leia também: 10 dicas de como montar uma biblioteca em casa
4. Invista em uma cabeceira para a sua cama
Camas vintage costumam ser altas e conter uma cabeceira bem trabalhada para chamar atenção.
Você pode fazer isso de diferentes maneiras. Um dos modelos mais característicos é o de dossel.
Caso não caiba no seu quarto, ou não seja muito do seu estilo, você pode procurar por outras, como a cabeceira capitonê, que é acolchoada e geralmente tem formato arredondado e romântico, como a da imagem acima.
Além da cabeceira, não esqueça de caprichar na roupa de cama, utilizando muitos travesseiros, almofadas, saia de cama e um edredom bem aconchegante.
5. Tapetes antigos são bem-vindos
Peças de tapeçaria ajudam a compor o estilo vintage, além de trazer um ar de conforto.
Peças feitas em pelinho cumprem bem o papel e não pesam visualmente na decoração. Caso você opte por usar um tapete estampado, como na foto acima, combine as cores usadas no resto da decoração e, se possível, opte por paredes lisas.
6. Adicione acessórios decorativos
É nessa etapa que as memórias vêm à tona. Junte todas as suas lembranças e fotografias com amigos e familiares. As imagens em preto e branco e sépia dão um charme a mais para a decoração.
Você pode colocar as fotografias em pequenos quadros, presos na parede, junto de espelhos e quadros antigos, fazendo uma composição.
Adicionar ramos de flores para dar vida ao quarto e harmonizar o ambiente também pode ser uma opção para dar um toque especial ao espaço. Você pode colocar as flores em pequenas garrafas de vidro, por exemplo.
Leia também: 7 flores para dentro de casas para cultivar e decorar seu lar
7. Ilumine o ambiente com abajures e lustres
Abajures são elementos importantíssimos e que acrescentam personalidade ao quarto. Procure por formatos delicados e marcantes, sempre bem enfeitados em tons dourados e cores claras.
Para ter um clima aconchegante e intimista, opte por lâmpadas amareladas neles, como mostra a imagem acima.
Já os lustres devem remeter aos formatos antigos. Assim, aposte em um modelo com cristais ou por estruturas pendentes de ferro, com diferentes spots de luz.
8. Use cortinas
Por último, mas não menos importante, as cortinas devem conversar com todo o resto do quarto. O padrão no estilo vintage são as cores claras, como branco e bege, assim como a da imagem acima.
Para um toque mais romântico, você pode apostar em modelos com rendas discretas, geralmente presentes na barra ou como uma segunda camada.
Encontre o seu imóvel ideal e acorde todos os dias no quarto dos seus sonhos!
Agora que você já sabe como fazer a decoração de quarto vintage, é hora de encontrar o seu lugar ideal para morar. E o QuintoAndar pode te ajudar nessa missão! Aqui, você encontra as melhores casas e apartamentos, para alugar ou comprar, para montar o seu quarto vintage.
Com os mais de 70 filtros de pesquisa, você consegue pesquisar o seu imóvel ideal em mais de 75 cidades brasileiras. E, por meio das fotos tiradas por nossos fotógrafos profissionais, você já pode conhecer melhor o ambiente e começar a planejar sua decoração vintage!